Vendendo mais: O que não pode faltar na sua Loja de Conveniência?

Vendendo mais: O que não pode faltar na sua Loja de Conveniência?

Vendendo mais: O que não pode faltar na sua Loja de Conveniência?

A loja de conveniência pode ser o grande trunfo do seu negócio! Deixando o espaço atrativo, você consegue tornar o negócio um ponto de encontro entre amigos, espaço procurado para happy hour e até um point na sua região.

E sendo esse espaço assim tão movimento, você tem noção dos produtos mais vendidos, os que não podem faltar e aqueles que vão ser um diferencial na sua loja?

Bora descobrir eles juntos? Então continue a leitura : )

Conheça o seu público

Se um possível cliente entrar em sua loja e não encontra o que procura, a chance de ele criar uma primeira má impressão é grande. Por isso, o primeiro passo é ter um mix de produtos variados. Mas como fazer isso?

Faça uma pesquisa na região dos itens mais vendidos nesse tipo de estabelecimento. Oferecendo o que o seu público busca, as chances de fidelizar a clientela e aumentar o seu ticket médio são enormes. Portanto, fique atendo a esses 3 pontos abaixo:

1 – Conheça as necessidades do seu público

Faça uma análise do público que passa pela sua loja e do entorno dela. Por exemplo, ela fica perto de uma escola/faculdade? Então invista em produtos e promoções focadas nesse público, como lanches, refrigerantes e doces. Fica perto de bares movimentados ou empresas? Foque então em bebidas, happy-hour, etc.

Entender as necessidades de quem passa pelo seu negócio é o primeiro passo para o sucesso da sua conveniência.

2 – Faça um levantamento dos produtos mais vendidos na sua loja/região

É importante saber o que mais os consumidores compram em sua loja e região. Assim, fica mais fácil fazer um planejamento de estoque desses produtos e também entender onde investir na variedade dos itens mais consumidos.

3 – Estude a sua concorrência

Esse é um ponto super importante na sua estratégia! Visite lojas concorrentes, analise a disposição dos produtos, o que é comercializado e o que você acredita ser o mais vendido. Com esse mapeamento tenha a certeza de que você já está um passo a frente da concorrência.

Escolhendo os produtos certos

Agora que você já sabe em quais produtos investir, é chegada a hora das compras. Mas lembre-se: estoque cheio não significa retorno maior nas vendas. Cuidado com excessos!

Outra super dica é investir em produtos complementares. Por exemplo: se a sua loja fica em uma BR com grande movimentação, invista em produtos de limpeza pessoal. Kits de higiene em tamanho viagem como, por exemplo, shampoo, condicionar e sabonete para banho, além de pasta de dente, escova e fio dental para higiene bucal.

Não se esqueça também de investir em produtos diferenciados. Uma ótima pedida de produto para sua loja é focar no público infantil, que sempre passa por lá com os pais ou responsáveis. Balas, chocolates, sorvetes, biscoitos, etc, são uma ótima opção! Principalmente aqueles mais diferentes ou importados, que não são encontrados com muita facilidade em mercados. Esses são considerados produtos de impulso, a margem de lucro deles é enorme e pode chegar a 300%, portanto uma ótima pedida para a sua loja.

Depois de um mix de produtos variados, chegou a hora de distribuir esses produtos de forma certeira pela sua loja para encantar a clientela.

Encantando a clientela

Primeiramente aposte em um bom atendimento! Ele é essencial para que o consumidor sinta conforto e bem-estar dentro da loja. Faça treinamentos com sua equipe e invista sempre em capacitação. Um cliente satisfeito gera a certeza da fidelização e também da indicação do seu negócio.

E por que não apostar em combos de vendas? Aquela promoção especial de bebida e salgado, por exemplo, sempre faz sucesso! Isso aumenta (e muito) as vendas da sua loja.  Outra estratégia usada em diversos estabelecimentos é apresentar ao cliente produtos que ele não pretendia comprar na hora, mas possa despertar interesse. Uma boa forma de fazer isso é ter os produtos mais consumidos dentro da loja e, no caminho até eles, colocar outros que também possam atrair a atenção.

Divisão certeira

Divida a disposição das mercadorias de acordo com a sua frequência de compra: produtos de primeira necessidade, de impulso e de emergência. Em muitas lojas de conveniência, as bebidas correspondem a um terço das vendas totais do estabelecimento. Por isso, invista em geladeiras em pontos estratégicos e que chamem a atenção do público.

Outra super dica é investir em produtos sazonais e em datas comemorativas. Compre produtos que remetam a Páscoa e Natal, por exemplo, em seus períodos do ano. Aí na sua região o frio é grande no inverno? Invista em bebidas quentes, caldos, etc. nessa época. Assim como picolés, sorvetes e bebidas geladas diferenciadas para o verão. Oferece sucos na sua conveniência? Aposte nas frutas da estação para fazer misturas variadas. Campanhas que sempre fazem sucesso!

SAIBA MAIS:

Melhores práticas para atrair mais clientes para a sua loja de conveniência

7 passos para abrir uma loja de conveniência de sucesso

Quais as vantagens que uma loja de conveniência traz para o seu posto?

O que não pode faltar na minha Conveniência?

Não importa a sazonalidade ou o gosto do público da sua região, alguns produtos são indispensáveis em qualquer loja e vendem em qualquer época do ano. Fique de olho e reponha sempre em sua loja:

  • Bebidas (alcoólicas e não alcoólicas): Água, refrigerantes, sucos, cervejas, vinhos, vodca, uísque, etc. São vendas certas e representam boa parte do lucro da loja!
  • Cigarros: Foque em diferentes marcas, para todos os públicos e bolsos e em aromas diferentes, como por exemplo, aqueles de menta ou canela.
  • Doces: balas, chocolates, chicletes, sorvetes, picolés, etc., ajudam muito a aumentar o ticket médio da sua conveniência. Vendas sempre certeiras e feitas, normalmente, por impulso de quem passa pelo local.
  • Salgadinhos e biscoitos: é normal pararem na conveniência procurando algo para comer, por isso ofereça salgados, salgadinhos e biscoitos na sua loja. Tendo espaço, uma ótima pedida são lanches congelados e pipoca, que possam ser feitos no microondas da sua conveniência.
  • Produtos de higiene: dentre tantos produtos que fazem sucesso nesse tipo de estabelecimentos, foque naqueles em versão viagem como, por exemplo, escovas, pastas e enxaguantes bucais. As camisinhas e absorventes também tem grande saída.
  • Hora do Churrasco: outra excelente pedida é não deixar faltar carvão e gelo na sua loja. Eles sempre faltam em festas de família e de amigos e estando perto, a sua loja vai ser a primeira procura dos consumidores.
  • Sazonais: por último, não se esqueça das datas comemorativas. Se não quiser investir nesses produtos, o que acha de fazer parcerias com produtores locais? Além de fomentar o comércio da região e ajudar microempreendedores, você não desembolsa com a compra de ovos de páscoa e panetones, por exemplo.

Invista em um bom sistema de gestão

Para administrar e conhecer os reais resultados da loja é preciso contar com um sistema de gestão completo. Desta forma é possível verificar as áreas de finanças, compras, estoque e até o perfil do cliente.

Portanto, para fazer do seu atendimento mais ágil, conte com um PDV próprio na sua conveniência. Para otimizar a sua loja, o webPosto desenvolveu um sistema simples e intuitivo, onde é possível emitir cupons fiscais em poucos cliques, favoritar os principais produtos para facilitar o acesso, fazer controle de comanda ou mesas e conferir o seu estoque através da leitura de código de barras com o celular. É a praticidade que o seu negócio precisa!

Com todas essas dicas acima é certeza de que o ticket médio da sua conveniência vai aumentar! Quer saber mais sobre esses e outros assuntos? Então não se esqueça de nos acompanhar em nossas páginas no Facebook e Instagram. E para conhecer de perto como o webPosto pode ser um diferencial no seu negócio entre em contato com um de nossos especialistas e saiba mais!

Tags:, ,

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM