7 passos para abrir uma loja de conveniência de sucesso

7 passos para abrir uma loja de conveniência de sucesso

7 passos para abrir uma loja de conveniência de sucesso

Ter uma loja de conveniência de sucesso é possível e pode ser um grande trunfo no seu negócio! Mas tomar um grande passo como este pode gerar dúvidas. Dentre elas de fornecedores, de se ter uma loja franqueada ou não e até mesmo de como organizar e criar estratégias para atrair a clientela.

Ter um negócio de sucesso é possível e alguns passos vão te levar rumo a este objetivo. Neste artigo separamos dicas para fazer desse sonho realidade.

Boa leitura!

Atrativos de uma Conveniência

Comodidade, facilidade e rapidez são alguns dos atrativos de uma loja de conveniência instalada em postos de combustíveis.

As pesquisas apontam que os consumidores chegam até a loja, principalmente, por algum desses motivos:

  • É conveniente, pois está no posto ou passando naquela região;
  • Os supermercados e restaurantes próximos estão fechados;
  • Facilidade e rapidez nas compras.

Portanto, quem pretende abrir uma loja de conveniência deve estar atento a demanda desse mercado e, claro, as demandas da sua região. Pegue papel e caneta e confira abaixo o passo a passo que você deve seguir.

conveniência de sucesso

Passo 1: Loja própria ou franquia

Essa é uma dúvida para você?

A primeira opção pode ser começar uma loja do zero, o que pode te dar um trabalho extra. Neste caso, o segredo está em fazer um plano de negócios. Assim cada etapa deve estar bem detalhada, a fim de se evitar falhas ao longo da implantação. O ponto positivo desta opção é que você pode montar a sua loja de conveniência do seu jeito, sem precisar se atrelar as exigências da franqueada.

A outra opção é a franquia. Sua vantagem está que o plano de negócios, marketing, modelo de loja já está pronto. A dor de cabeça então será muito menor!

Agora cabe analisar os prós e contras de cada uma dessas opções e ver qual delas se encaixa melhor em sua realidade e quanto você está disposto a investir.

Passo 2: Planejamento financeiro

Escolhido o modelo de loja – própria ou franquiada – é hora de avaliar todo o planejamento financeiro. Da instalação com construção, aquisição de produtos e equipamentos, contratação de pessoal e até o início das operações é preciso saber quanto será investido.

Como todo negócio, no início não espere um retorno rápido, por isso faça uma reserva de pelo menos três meses de gastos aproximados e também para imprevistos que podem aparecer.

Passo 3: Aspectos legais

A documentação e autorização de funcionamento deve seguir as normas da prefeitura da cidade e do Estado onde a loja de conveniência será aberta. Portanto, não se esqueça de dar um pulo na repartição pública da sua região e ver o que é necessário ser feito.

Ah! Outro aspecto legal que também envolve a segurança é a inspeção da loja pelo Corpo de Bombeiros e pela Anvisa. Veja estes alvarás antes mesmo da abertura da loja.

Passo 4: Organização da loja

Chegou a hora de escolher a disposição de objetos dentro da sua Conveniência.

O projeto de organização da loja o ajudará a ocupar melhor o espaço que deve ser prático e confortável para os clientes. Nesta hora vale a pena contar com um projeto arquitetônico, ele vai te ajudar a aproveitar da melhor forma possível o espaço disponível.

Verifique onde ficarão as prateleiras e localização das mercadorias por setores. Afinal, alguns fornecedores podem querer um local de maior destaque. Por isso, é aqui que entra a sinalização. O visual do espaço, além de orientar o cliente sobre onde estão os produtos também servem como estímulo para a compra daqueles itens não planejados.

Aproveite esta etapa para treinar a equipe que ficará responsável pelo funcionamento da loja e os mostre como encantar os clientes.

Passo 5: Fornecedores e funcionários

Com a loja pronta é chegada a hora de contratar a equipe responsável e também contactar os fornecedores.

Nesta etapa, selecione os funcionários que trabalharão na loja. Você pode fazer as entrevistas pessoalmente ou contratar uma empresa de recrutamento e seleção.

Você já definiu o estilo da sua Conveniência? Por exemplo, ela vai vender apenas alimentos de consumo rápido e bebidas ou também vai comercializar produtos de higiene e limpeza?

Postos na cidade tem diferentes características de postos de rodovia. Por isso, uma boa ideia aqui é estudar o seu entorno. Pense no que a clientela que passa pelo seu estabelecimento pode precisar.

Pensado nisso, faça contato com fornecedores dos produtos que serão vendidos na sua loja. Como por exemplo, bebidas, sorvetes, alimentos de consumo rápido, produtos de higiene pessoal, etc. Assim você terá a certeza de ter tudo na sua loja antes mesmo da abertura.

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Passo 6: Automação da loja

E claro, para administrar e conhecer os reais resultados da loja é necessário um sistema de gestão. Desta forma é possível ficar de olho nas áreas de finanças, compras, pessoal, estoque e até de perfil do cliente.

E para fazer do seu atendimento mais ágil, conte com um PDV próprio na sua conveniência. Soluções como o webPosto são uma excelente pedida para um controle geral da sua loja de forma prática e sem complicações.

Para otimizar a sua loja, nós desenvolvemos um sistema simples e intuitivo, onde é possível emitir cupons fiscais em poucos cliques, favoritar os principais produtos para facilitar o acesso, fazer controle de comanda ou mesas e conferir o seu estoque através da leitura de código de barras com o celular.

É a praticidade que o seu negócio precisa!

Passo 7: Ações de Marketing

Loja pronta e agora é hora de pensar na inauguração do seu negócio! O primeiro passo é definir o dia e a hora do evento. Uma dica bem simples e de grande impacto é instalar nas dependências do posto uma faixa com os dados da inauguração. Assim, quem passar pelo local, ficará ciente da novidade.

Se achar interessante, produza material impresso para panfletagem e não se esqueça de criar uma rede social para a loja! Ela será uma fonte importante de contato entre você e o seu público.

E aí, preparado para abrir a sua loja de conveniência? Aproveite para nos seguir em nossas redes sociais e não perder nenhuma novidade:Facebook e Instagram.

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  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM