Comodidade, facilidade e rapidez são alguns dos atrativos de uma loja de conveniência instalada em postos de combustíveis.
As pesquisas apontam que os consumidores chegam até a loja, principalmente, por algum desses motivos:
- É conveniente, pois está no posto ou passando naquela região;
- Os supermercados e restaurantes próximos estão fechados;
- Facilidade e rapidez nas compras.
Portanto, quem pretende abrir uma loja de conveniência deve estar atento a demanda desse mercado. Mas também conhecer quais são os passos para abrir esse negócio. Confira a seguir.
Passo 1: Loja própria ou franquia
A opção pode ser começar uma loja do zero. Neste caso, o segredo está em fazer um plano de negócios. Assim cada etapa deve estar bem detalhada, a fim de se evitar falhas ao longo da implantação.
Outra opção é a franquia. Sua vantagem está que o plano de negócios, marketing, modelo de loja já está pronto.
Agora cabe analisar os prós e contras de cada uma dessas opções e ver qual a melhor e quanto você poderá investir.
Passo 2: Planejamento financeiro
Escolhido o modelo de loja – própria ou franquia – é hora de avaliar todo o planejamento financeiro. Da instalação com construção, aquisição de produtos e equipamentos, contratação de pessoal e até o início das operações é preciso saber quanto será investido.
Como todo negócio, no início não espere um retorno rápido, por isso faça uma reserva de pelo menos três meses e também para imprevistos.
Passo 3: Aspectos legais
A documentação e autorização de funcionamento deve seguir as normas da prefeitura da cidade e do estado onde a loja de conveniência será aberta. E outro aspecto legal que também envolve a segurança é a inspeção da loja pelo Corpo de Bombeiros e Anvisa.
Passo 4: Fornecedores e funcionários
Nesta etapa, selecione os funcionários que trabalharão na loja. A escolha pode ser feita por você ou uma empresa de recrutamento e seleção.
E ainda nesse ponto, faça contato com fornecedores dos produtos que serão vendidos, como bebidas, alimentos congelados, produtos de higiene e limpeza. Assim terá a certeza de ter tudo na loja antes da abertura.
Passo 5: Organização da loja
O projeto de organização da loja o ajudará a ocupar melhor o espaço que deve ser prático e confortável para os clientes. Nesta hora vale a pena contar com um projeto arquitetônico.
Verifique onde ficarão as prateleiras e localização das mercadorias por setores. Alguns fornecedores podem querer um local de maior destaque.
Por isso, é aqui que entra a sinalização. O visual do espaço, além de orientar o cliente sobre onde estão os produtos também servem como estímulo para a compra daqueles itens não planejados.
Aproveite, esta etapa para treinar a equipe que ficará responsável pelo funcionamento da loja e deverá encantar os clientes.
Passo 6: Automação da loja
Para administrar e conhecer os reais resultados da loja, adquira um sistema de gestão. Desta forma será possível verificar as áreas de finanças, compras, pessoal, estoque e até o perfil do cliente.
Passo 7: Ação de marketing
Após cumprir todas as etapas necessárias para a abertura da loja é hora de divulgar o dia e hora da inauguração.
Divulgue no posto de combustíveis onde estão instalados. Para isso, coloque placas indicativas e entregue material impresso aos clientes.
- Faça uma ação promocional com uma emissora de rádio.
- Crie e promova publicações em redes sociais, inclusive de parceiros e fornecedores da loja.
- Aproveite para conhecer mais do seu público-alvo – jovens, caminhoneiros, motoristas de aplicativos e faça estratégias voltada para eles.
Então, se o seu projeto é abrir uma loja de conveniência esperamos que essas orientações tenham ajudado. Aproveite se inscreva em nossa newsletter e continue por dentro de todos os conteúdos em nosso blog.
Tags:loja de conveniência, posto de combustível