7 passos para abrir uma loja de conveniência de sucesso

7 passos para abrir uma loja de conveniência de sucesso

7 passos para abrir uma loja de conveniência de sucesso

Comodidade, facilidade e rapidez são alguns dos atrativos de uma loja de conveniência instalada em postos de combustíveis.

As pesquisas apontam que os consumidores chegam até a loja, principalmente, por algum desses motivos:

  • É conveniente, pois está no posto ou passando naquela região;
  • Os supermercados e restaurantes próximos estão fechados;
  • Facilidade e rapidez nas compras.

Portanto, quem pretende abrir uma loja de conveniência deve estar atento a demanda desse mercado. Mas também conhecer quais são os passos para abrir esse negócio. Confira a seguir.

Passo 1: Loja própria ou franquia

A opção pode ser começar uma loja do zero. Neste caso, o segredo está em fazer um plano de negócios. Assim cada etapa deve estar bem detalhada, a fim de se evitar falhas ao longo da implantação.

Outra opção é a franquia. Sua vantagem está que o plano de negócios, marketing, modelo de loja já está pronto.

Agora cabe analisar os prós e contras de cada uma dessas opções e ver qual a melhor e quanto você poderá investir.

Passo 2: Planejamento financeiro

Escolhido o modelo de loja – própria ou franquia – é hora de avaliar todo o planejamento financeiro. Da instalação com construção, aquisição de produtos e equipamentos, contratação de pessoal e até o início das operações é preciso saber quanto será investido.

Como todo negócio, no início não espere um retorno rápido, por isso faça uma reserva de pelo menos três meses e também para imprevistos.

Passo 3: Aspectos legais

A documentação e autorização de funcionamento deve seguir as normas da prefeitura da cidade e do estado onde a loja de conveniência será aberta. E outro aspecto legal que também envolve a segurança é a inspeção da loja pelo Corpo de Bombeiros e Anvisa.

Passo 4: Fornecedores e funcionários

Nesta etapa, selecione os funcionários que trabalharão na loja. A escolha pode ser feita por você ou uma empresa de recrutamento e seleção.

E ainda nesse ponto, faça contato com fornecedores dos produtos que serão vendidos, como bebidas, alimentos congelados, produtos de higiene e limpeza. Assim terá a certeza de ter tudo na loja antes da abertura.

Passo 5: Organização da loja

O projeto de organização da loja o ajudará a ocupar melhor o espaço que deve ser prático e confortável para os clientes. Nesta hora vale a pena contar com um projeto arquitetônico.

Verifique onde ficarão as prateleiras e localização das mercadorias por setores. Alguns fornecedores podem querer um local de maior destaque.

Por isso, é aqui que entra a sinalização. O visual do espaço, além de orientar o cliente sobre onde estão os produtos também servem como estímulo para a compra daqueles itens não planejados.

Aproveite, esta etapa para treinar a equipe que ficará responsável pelo funcionamento da loja e deverá encantar os clientes.

Passo 6: Automação da loja

Para administrar e conhecer os reais resultados da loja, adquira um sistema de gestão. Desta forma será possível verificar as áreas de finanças, compras, pessoal, estoque e até o perfil do cliente.

Passo 7: Ação de marketing

Após cumprir todas as etapas necessárias para a abertura da loja é hora de divulgar o dia e hora da inauguração.

Divulgue no posto de combustíveis onde estão instalados. Para isso, coloque placas indicativas e entregue material impresso aos clientes.

  • Faça uma ação promocional com uma emissora de rádio.
  • Crie e promova publicações em redes sociais, inclusive de parceiros e fornecedores da loja.
  • Aproveite para conhecer mais do seu público-alvo – jovens, caminhoneiros, motoristas de aplicativos e faça estratégias voltada para eles.

Então, se o seu projeto é abrir uma loja de conveniência esperamos que essas orientações tenham ajudado. Aproveite se inscreva em nossa newsletter e continue por dentro de todos os conteúdos em nosso blog.

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  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
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  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

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  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM