4 dicas para definir o regime tributário do seu posto de gasolina

4 dicas para definir o regime tributário do seu posto de gasolina

4 dicas para definir o regime tributário do seu posto de gasolina

Todo posto de combustíveis precisa pagar impostos – é obrigação legal, e não tem jeito de escapar. Entretanto, com o devido planejamento tributário a sua empresa pode pagar uma quantidade reduzida de impostos. Neste texto, você receberá 4 dicas de como definir o regime tributário de sua empresa. Confira a seguir!

Tome conhecimento dos modelos tributários

Ao realizar os trâmites tributários e legais para operar, o posto de gasolina tem direito a escolher um de três regimes de tributação: lucro real, lucro presumido e Simples Nacional. Cada um destes regimes pode ser útil para diferentes contextos e momentos de seu posto de combustíveis. Por isso, não há uma regra geral. Contudo, saber sobre os padrões ajuda a decidir. Veja as características dos modelos:

Lucro Real

A empresa contribui com Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) de acordo com o valor do lucro no período contábil. Ou seja, quanto mais se lucra, mais se paga imposto.

Lucro presumido

A alíquota de IRPJ é fixada de acordo com o cálculo do último período contábil. Não importa quanto a empresa lucra no presente, a quantidade a se pagar de tributos não muda.

Simples Nacional

Se o seu posto de combustíveis gera uma receita bruta anual de até R$ 4,8 milhões, você pode se enquadrar no Simples Nacional. Para postos de combustível (área de serviços), a alíquota dos impostos é fixa e varia de 6% a 33%, conforme o faturamento anual.

Planeje seu faturamento anual

Embora não seja possível prever com perfeição todas as variáveis, já que estamos sujeitos a ocasionalidades, com um bom planejamento financeiro é necessário projetar com alguma precisão quanto o seu posto de combustível irá lucrar nos próximos meses. Assim fica mais fácil acertar na escolha do regime tributário. Por isso, não deixe de acompanhar as finanças da sua empresa com rigor.

Mais lucro, prefira o presumido. Menos lucro, prefira o real

Se nas projeções de lucro do seu posto a expectativa for de mais faturamento, prefira o lucro presumido. A lógica é: com alíquota fixada, o seu posto poderá pagar todos os tributos e ter um excedente maior de rendimento após a contribuição. Caso optar pelo lucro real, pagará mais impostos.

Caso as projeções da empresa apontem para lucro reduzido, opte pelo lucro real. Assim, o seu posto paga apenas pelo que lucrar. Se você escolher o lucro presumido, o faturamento pode não chegar à quantidade estimada pela alíquota, e você ainda terá de pagar uma alta quantidade de impostos.

Preferir o simples nacional é uma questão de praticidade, pois ele permite o pagamento de vários impostos em uma guia única. Contudo, em alguns casos, podem-se pagar ainda menos impostos com o lucro real. Por isso, pense com cuidado.

Utilize um aplicativo de gestão

Com um aplicativo de gestão, você acompanha cada centavo que entra e sai no seu posto de combustível, além de monitorar fatores tributários e administrativos. Assim, você consegue economizar e ter mais lucros!

Acesse nosso site e cadastre-se para saber mais sobre nossa solução!

Tags:, , , , , , , , ,

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM

    Quer saber mais?
    Solicite um contato