fbpx

Gasolina comum x aditivada: qual a diferença entre as duas?

Gasolina comum x aditivada: qual a diferença entre as duas?

Gasolina comum x aditivada: qual a diferença entre as duas?

Há mais de uma possibilidade de tipo de gasolina disponível nos postos de combustível, o que pode gerar algumas dúvidas na hora de abastecer.

Portanto, neste artigo, iremos explicar de maneira bem simples quais são as principais diferenças entre gasolina comum e aditivada, vale a pena a leitura!

Diferença da Gasolina comum x aditivada

A gasolina comum

A gasolina comum tem sua origem da destilação do petróleo e é um dos produtos brutos desse processo.

Ela não possui corante e contém em sua fórmula o acréscimo de 25% de etanol, que é um biocombustível produzido da cana-de-açúcar e até da mandioca.

Por não possuir aditivos, a gasolina comum comercializada em diversos postos de gasolina é bem parecida uma com a outra, apesar dos seus preços variarem um pouco.

Justamente por conta dessa simplicidade da fórmula, ela não protege ou não gera nenhum tipo de processo de limpeza no tanque.

Os resíduos oriundos do processo de combustão, que acontece quando o veículo está em movimento, podem se acumular e causar problemas para o motorista. Como por exemplo o entupimento das válvulas ou o comprometimento do desempenho delas.

Se você possui um carro e usa a gasolina comum na maioria das vezes que abastece, é importante levar o veículo para uma avaliação! Para que uma limpeza ou a troca de alguma peça seja feita por conta desse acúmulo de resíduos.

A gasolina aditivada

A gasolina aditivada possui um custo mais alto que a gasolina comum, e por esse motivo muitas vezes não é a mais usada pelos motoristas.

O termo “aditivada” em seu nome significa que esse combustível contém aditivos detergentes, que funcionam como uma verdadeira limpeza dentro do tanque do veículo. Mais especificamente nos injetores e bombas.

Por isso, diferente do que muitos acreditam, a gasolina aditivada não tem a finalidade de aumentar a potência do motor.

Há um tipo de gasolina que desempenha esse papel, que é a gasolina premium.

Por realizar essa limpeza, a longo prazo, a gasolina aditivada oferece mais vantagens no seu uso. Por exemplo, essa gasolina também possui na sua fórmula antioxidantes que conseguem atrasar o processo de envelhecimento do combustível.

Quando o combustível fica muito tempo parado no tanque do veículo, ele pode causar alguns problemas, mas se a gasolina nesse tanque for aditivada, esse problema não vai existir.

A gasolina aditivada também diminui consideravelmente a quantidade de carbono do motor, o que faz com que a quantidade de gás carbônico emitida para a esfera terrestre seja menor.

Por isso, alternar o uso desses dois tipos de gasolina é uma boa opção, por conta do preço e também pelos benefícios do uso da gasolina aditivada.

Gostou das nossas dicas sobre a diferença da gasolina comum x aditivada? Faça agora mesmo o cadastro em nosso site e continue lendo nossos conteúdos com informações relevantes sobre o universo dos postos de combustível e lojas de conveniências!

Tags:, , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM