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Renato Silveira

Empreendedor e Sócio Fundador da Brasil Postos. Consultor, professor e estrategista de marketing digital. Desenvolve ferramentas que melhoram os processos de capacitação e gestão de estações de abastecimento e lojas de conveniência.

Quais as tendências e perspectivas para o mercado de combustíveis em 2023?

O negócio de posto de combustíveis está ficando cada vez mais complexo, basta comparar com dez anos atrás a quantidade de oferta de produtos, serviços e meios de pagamento que o posto tinha comparado com o que ele tem hoje. E como todo o mercado competitivo de negócios naturalmente haverão inovações que estão sendo trazidas por todos os agentes dessa cadeia e é na digitalização e na transformação digital que deve estar o foco do revendedor.

O mercado está cada vez mais competitivo e o consumidor está cada vez mais exigente e quem não se adequar a essa mudança vai ficar para trás. Do meu ponto de vistas as principais estratégias digitais para 2023 são:


Precificação Dinâmica:


A precificação dinâmica é uma ferramenta tecnológica que usa dados para otimizar a precificação dos produtos a partir de análises de mercado.Um dos principais resultados da ferramenta é o aumento da competitividade e com isso a redução do custo para o cliente final. Com a precificação dinâmica, o posto consegue investir no treinamento da equipe, melhorar a qualidade do atendimento e oferecer conveniência para o consumidor. Além de aumentar o faturamento do negócio, a precificação dinâmica permite o uso de dados para a tomada de decisão, o que é fundamental para o crescimento do negócio.


Utilização de Inteligência Artificial para a tomada de decisão:


A inteligência artificial está cada vez mais presente na revenda de combustíveis e está mudando a forma como os gestores tomam decisões. A inteligência artificial pode analisar as tendências de venda e dizer ao vendedor qual é o melhor momento para fazer um pedido de combustível fazendo uma análise de cenários sobre quais os impactos vão ser gerados em função daquela decisão.


Simplificação da Compra de Combustíveis:


Descomplicando o processo de compra de combustíveis, o dono do posto pode usar a ferramenta de cotação para comprar o produto sem precisar gastar tempo com o processo. Além disso, a ferramenta de cotação também oferece a liberação de crédito pré-aprovado com antecipação de recebíveis e permite ao revendedor acompanhar a entrega do combustível em tempo real com o recurso de geolocalização, o que torna o processo mais eficiente.


Segurança nas transações financeiras:


Também é super importante pensar na segurança financeira e ter certeza de que, de fato, você receberá esse recurso. Se você tem uma máquina de venda automática que aceita PIX, você espera que o comprovante saia na hora. Da mesma forma que se o cliente pagar por um QR Code estático em seu PDV integrado à automação de sua bomba ou integrado ao seu ponto de venda, você espera ter uma resposta.

Espero ter ajudado os revendedores a compreenderem um pouco mais sobre os desafios que estão sendo impostos pelas novas tecnologias e pela mudança dos hábitos dos consumidores. Estude, pesquise e busque parceiros tecnológicos que estejam alinhados com a sua estratégia e planejamento. O importante é ter consciência da necessidade em trazer mais tecnologia para seus negócios pois do contrário correm o risco de ficar fora do radar dos consumidores.

Escrito por Renato da Silveira - CEO da Brasil Postos