mara

Mara Lúcia

CEO grupo Revenda Contábil, Consultora contábil e tributária especialista no segmento Revenda de Combustíveis.

CPF Rico, CNPJ pobre!

Você sabe o que é o SIMBA, Sistema de Investigação de Movimentações Bancárias?


A tecnologia veio com o passar dos anos se mostrando como uma ferramenta de investigação em uma época em que o dinheiro de papel está quase que sendo extinto. Hoje em dia as maiores operações financeiras no mundo são realizadas via transações eletrônicas. A previsão é que em 2025 o mundo tenha um aumento em 80% nas transações financeiras de cunho eletrônico.

Por certo, tais transações são altamente verificáveis, ou seja, seu CPF ou CNPJ podem ser facilmente auditáveis por intervenção dos órgãos de governo, mostrando sua realidade financeira de forma muito eficaz e verdadeira. Esta realidade bate à porta de todo o mundo e não é exclusividade dos brasileiros como veremos a seguir.

De certa forma, algumas empresas já ligaram seus sistemas de alerta no que diz respeito à distribuição de lucros e principalmente sobre a questão de se evitar a mistura entre operações de cunho pessoal e operações de cunho comercial nas empresas. Muitas das vezes ao se checar a situação econômica de algumas empresas, se nota uma desigualdade entre o patrimônio pessoal da empresa em relação aos sócios.

Claro que vários fatores podem permitir esta defasagem entre as relações de existência das empresas e a vida econômica dos sócios. Um bom exemplo, seria a criação de empresas novas cujo capital dos sócios já era elevado na época de suas criações. Mas a questão investigada pelo SIMBA é diferente, em um primeiro momento, ela busca por informações que demonstrem atividades de evasão fiscal e lavagem de dinheiro pelo Ministério Público Federal.

Ato contínuo, tais informações são tão fidedignas que o Ministério Público Federal criou um convênio com a Receita Federal e as Receitas Estaduais no Brasil, a fim de mapear e melhorar a eficácia desta varredura sobre a circulação de dinheiro no país. Todo este vasto acervo de informações não é disponibilizado de forma irrestrita e depende de autorização da justiça para a ocorrência da quebra de sigilo bancário e de informações financeiras de eventuais investigados.

Dentre as várias atividades do SIMBA podemos citar algumas que são essenciais a segurança jurídica de operações financeiras em nosso país, dentre elas citamos:

a) É uma plataforma utilizada por autoridades e órgãos de investigação em alguns países para rastrear e analisar transações financeiras suspeitas;

b) Esse sistema auxilia na investigação de atividades ilegais, como lavagem de dinheiro, corrupção e financiamento do terrorismo;

c) Permite que as autoridades acessem informações sobre movimentações financeiras, contas bancárias e transações, facilitando a detecção de padrões incomuns ou suspeitos que possam indicar atividades criminosas;

d) É uma ferramenta importante no combate à criminalidade financeira e na aplicação da lei;

e) No Brasil é utilizado também para cruzamento de dados e transações financeiras pelo COAF - Conselho de Controle de Atividades Financeiras. Trata-se de um órgão governamental ou uma unidade de inteligência financeira presente em vários países, incluindo o Brasil. O principal objetivo do COAF é combater atividades ilegais relacionadas a lavagem de dinheiro, corrupção, financiamento do terrorismo e outros crimes financeiros.


Diante dessas informações vale a reflexão em forma de alerta, vez que com a utilização da IA - Inteligência Artificial, vários órgãos de controle no Brasil estão cruzando dados para verificação da vida financeira de todos os brasileiros. Ter noção de que nossa realidade pode ser exposta e sermos convidados a mostrar a lisura de nossas operações financeiras, será em um futuro breve uma realidade bem palpável.

Assim, fica o registro de que uma boa consultoria contábil e financeira devem permear a vida de todos os brasileiros, principalmente das empresas cujo capital alimenta a existência física de seus associados. Acreditar que esta realidade está distante e deixar de ser elisivo para correr o risco de permanecer no descontrole e vítima, muitas vezes fatais, da aplicação da lei relativa às obrigações de cunho fiscal. Pode ser considerado um amadorismo empresarial frente à nova realidade tecnológica que se apresenta.

Por fim, ter um CPF saudável passa por uma série de percepções do universo em que ele está ligado diretamente e muito provavelmente enquanto você lê este texto, sua vida financeira está sendo acumulada para atos de cunho fiscal futuro. A realidade bate à porta e o futuro pertence a todos aqueles que constroem um presente positivo.