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Jonathan Rocha

Administrador de Empresas pela PUC Minas, pós graduado em Gestão de Pessoas e Liderança (FIPMOC) e em Controladoria e Finanças (IEC/PUC). Consultor de treinamentos da BR Distribuidora e da ALE Combustíveis, uma das 4 maiores distribuidoras do país.

Qualquer empresa pode alugar lojas no meu posto?

O que vale nessas horas é somente o valor do aluguel?


Grandes nomes do mercado como Carlos Bispo, do canal Seu Posto de Gasolina por exemplo, sempre falam sobre rentabilizar cada metro quadrado do posto. Ou seja, aproveitar cada espaço para gerar algum tipo de receita.

Mas qualquer empresa pode alugar um espaço comercial no posto? Vamos avaliar ponto a ponto.


1 - Segurança


É importante lembrar que seu posto de combustíveis possui áreas classificadas, que possuem risco de incêndio ou explosão. Portanto, a atividade desse novo parceiro deve ser compatível e não majorar os riscos no ambiente.

Além disso, esse parceiro deve estar ciente desses riscos e ser colaborativo nas ações que os minimizem ou eliminem. Isso inclui atenção ao projeto elétrico, as instalações, e ao acesso de pessoas próximo à pista de abastecimento.


2 - Negócios que se somam


Você conhece seu público? Por meio de sistemas que conseguem dar uma melhor visão do seu negócio e da sua clientela, poderá apurar qual a frequência, perfil de consumo e, aliados a um programa de fidelidade que capture informações sobre os perfis dos clientes (alinhados ao LGPD, claro), poderá saber o sexo, idade e outras características valiosas.

Conhecendo seu cliente, poderá buscar parceiros que somem esforços na sua retenção e na ampliação do seu consumo no posto. Ou até mesmo atrair um público que deseja atender, criando atrações para um segmento específico.

Particularmente, entendo que os negócios no seu ponto comercial devem atender a princípios que o mercado utiliza atualmente, tais como:

Tudo num só lugar: O cliente quer a praticidade de encontrar várias soluções no mesmo ambiente.

Atendimento: Não importa se aquele negócio é terceirizado. Se está no seu ambiente de negócios, as imagens se misturam. Logo, o padrão de atendimento do parceiro deve ser alinhado ao que seu cliente já está acostumado a receber (desde que seja positivo, claro. Se não for, precisa urgentemente reavaliar seu padrão de atendimento e capacitar sua equipe).

Gerador de fluxo: O posto é um enorme gerador de fluxo. Mas também é interessante que as lojas escolhidas não somente aproveitem o fluxo do posto, mas também gerem demanda para os serviços que o posto oferece. Como uma espécie de negociação ganha-ganha.

Para diversos negócios, como barbearia, farmácia, boutique de carnes, banco, restaurante, conveniência, academia, mini market, entre diversos outros, o posto torna-se um local muito interessante, pois possui:

  • Local privilegiado;

  • Estacionamento

  • Mercado de proximidade (em diversos casos de postos urbanos);

  • Fluxo de clientes.

O posto deve aprender a explorar melhor essas oportunidades não só pelo aluguel, mas por tudo que pode agregar de benefícios ao cliente, gerando valor e estabelecendo parcerias com aqueles que passam a fazer parte do seu negócio.

As oportunidades são muitas e entendo que a necessidade das empresas de estarem próximas aos clientes favorece o ambiente para valorização desses pontos. As decisões devem ser estratégicas, com base em informações sobre seu mercado e sobre seus clientes.

Muita atenção aos dados que consegue coletar por meio do seu sistema, pois será a partir deles que tomará melhores decisões, inclusive, sobre quais parceiros deseja ter no seu negócio de forma a estar alinhado ao seu planejamento estratégico.