jonathan

Jonathan Rocha

Administrador de Empresas pela PUC Minas, pós graduado em Gestão de Pessoas e Liderança (FIPMOC) e em Controladoria e Finanças (IEC/PUC). Consultor de treinamentos da BR Distribuidora e da ALE Combustíveis, uma das 4 maiores distribuidoras do país.

O que eu vi no 17º Congresso do MINASPETRO

Feira riquíssima e palestras valiosas que indicam os rumos da revenda Brasileira.


Nos dias 10 e 11 de agosto de 2023 aconteceu no Expominas em BH/MG o 17º Congresso dos Revendedores de Combustíveis do Sudeste do Brasil, organizado pelo MINASPETRO, sindicato patronal dos revendedores mineiros.

Foram 51 Expositores, 5 palestras no palco principal, Painel com os CEO das 4 maiores distribuidoras de combustíveis do Brasil (ALE, IPIRANGA, VIBRA E RAÍZEN), eventos para gerentes e mais de 10 horas de conteúdo técnico relevante na Estação do Conhecimento. Além de um show de humor com Marco Luque e show com Michel Teló e outros cantores.

Tive a oportunidade de participar como palestrante no espaço do conhecimento e levei minha equipe para podermos cobrir todo evento, e trazer essas novidades para os revendedores de todo Brasil que não tiveram a oportunidade de acompanhar este evento.


PALESTRAS MAIS RELEVANTES:


RICK CHESTER
O evento começou com o pé direito. Rick Chester energizou a audiência compartilhando sua história de vida. Durante sua participação, enfatizou a importância, especialmente para postos de combustíveis, em contratar frentistas que também sejam bons vendedores e que gostem de vender.

RICARDO AMORIM
Um dos maiores nomes quando o assunto é economia no Brasil, trouxe dados que indicam que o mercado estará aquecido nos próximos anos e que o Brasil retomará o crescimento devido a projeção de queda da inflação, que levará a uma retomada do consumo.

JOÃO BRANCO
Tema super relevante para melhor entendimento do cliente. Abordou como as empresas devem compreender e atender as demandas do seu público. Disse durante sua apresentação que “Clientes contam tudo. Às vezes com palavras.”

TALLIS GOMES
Tallis enfatizou a importância de se formar equipes. Abordou temas voltados para recrutamento, identificação de talentos, bem como a criação de estratégias para reter profissionais na empresa. Uma das técnicas apresentadas foi a utilização de “padrinhos” que seriam responsáveis por integrar novos funcionários na empresa. Se o funcionário permanecer na empresa por um ano, o “padrinho” receberia uma gratificação (folga, por exemplo).


Painel de CEO:


Os diretores das 4 maiores distribuidoras de combustíveis do país iniciaram sua participação falando dos veículos elétricos e como entendem que isso impactará o mercado num futuro próximo.

O representante da Shell afirmou que a transição energética é uma realidade e que o mercado está preparado para fornecer combustíveis mais sustentáveis. Também ressaltou que não acredita na extinção de combustíveis fósseis e que o ‘combustível’ dos veículos elétricos será mais um produto no portfólio dos postos. Observou ainda que, devido ao tamanho do Brasil, as mudanças serão gradualmente implementadas devido a restrições econômicas e demográficas. Recordou que apenas 0,1% da frota nacional é composta por veículos elétricos, mas que a proporção deve ser de 5% até 2030.

O representante da IPIRANGA manifestou preocupação sobre os malefícios do metanol, usado de maneira indevida, e como os combustíveis sustentáveis podem ajudar nesta questão. Expressou ainda otimismo em relação à reforma tributária e enfatizou o lançamento do combustível aditivado IPIMAX.

O representante da VIBRA reforçou as ideias previamente apresentadas, e enfatizou a importância de se fidelizar clientes nos postos. Também disse que os postos estarão prontos para oferecerem a energia que os consumidores desejam consumir. Ao final, fez um apelo à sua própria base de revendedores ao fazer uma relação da importância do estado de Minas Gerais em relação à frota, malha viária e relevância econômica, com a baixa venda de combustíveis aditivados. Citou um caso de um revendedor que tinha uma venda de aditivada alta que, ao ser questionado o motivo de conseguir tal feito, respondeu: “vendo porque ofereço”.

O representante da ALE tratou a competição justa e como isso é benéfico ao mercado. Enfatizou o lançamento da linha de combustíveis de transição energética da ALE: ENERGY.


EVENTO PARA GERENTES:


O MINASPETRO já havia se revolucionado ao criar um evento específico para gerentes nos seus congressos regionais em 2022 (eventos menores e feitos em cidades do interior do estado). E em 2023 levou esse evento para seu Congresso estadual.

Entre os especialistas que treinaram times neste dia, destacamos a presença de RODRIGO PIMENTEL (BOPE).


ESTAÇÃO DO CONHECIMENTO:


Trazendo um conceito da EXPOPOSTOS em 2021, o MINASPETRO trouxe a estação do conhecimento. Um espaço para se apresentar e discutir temas mais técnicos, voltados para o dia a dia da revenda de combustíveis.

O Jurídico do sindicato teve participação importante neste evento, assim como os também colunistas do WEBPOSTO Roberto James – ErreJota e Carlos Bispo do Seu Posto de Gasolina.

Eu também fui palestrante desse espaço representando a empresa que sou CEO, Soluções Rocha, que é parceira do MINASPETRO nos assuntos relacionados a Saúde e Segurança do Trabalho, tratando sobre as recentes fiscalizações do Ministério do Trabalho em Minas Gerais.


JONATHAN ROCHA:


“O posto é um comércio varejista com obrigações de indústria.”


Durante minha participação, que teve uma participação elevada do público devido a importância do tema, pudemos falar sobre os 37 itens constantes nas recentes fiscalizações do Ministério do Trabalho em Postos de Combustíveis.

Destaquei os pontos mais críticos observados que foram:

  • Elétrica

  • Mecânica

  • Instalações

Também orientei quanto a forma de correção desses e de outros pontos.

Houve interação com o público onde pudemos responder dúvidas daqueles que se manifestaram.

O tema FISCALIZAÇÃO é tão importante, que também fui convidado a gravar um PODCAST para o MINASPETRO dentro da própria feira, que deve ir ao ar em breve.


FEIRA:

Dos 51 estandes presentes no Congresso, destaquei alguns para trazê-los em vídeo para que possam conhecer melhor. São Eles:



Em matéria de equipamentos, a feira esteve bastante aquecida, principalmente por conta da obrigatoriedade de implantação dos medidores eletrônicos a partir do mês de setembro para os postos que possuem viabilidade de instalação nos seus tanques.

O encerramento do 17º Congresso do MINASPETRO foi com show de Michel Teló, que animou todo público com um coquetel de encerramento.

Muito conteúdo relevante e uma feira com grandes oportunidades. Que venha o próximo em 2025!