carlos

Carlos Bispo

Carlos Bispo é empreendedor digital e mentor de empresários da revenda de combustíveis, sendo um dos principais especialistas e consultores sobre gestão do ramo.

Oportunidade para colocar seu posto de combustível na rota do crescimento exponencial

Por que meu posto de combustível não gera lucros? O que mantém meu posto de combustível estagnado? Enfim, como virar a chave e me orgulhar da rentabilidade proporcionada por esse negócio?

Acredito que sejam essas perguntas de milhares de empresários da revenda, e que, neste artigo, vou tentar apresentar algumas “Regras de Ouro Para Reverter a Estagnação” e passar para o grupo de postos com lucros exponenciais.


A Realidade Financeira dos Postos de Combustíveis no Brasil


Cerca de 70% dos Postos de Combustíveis não conseguem gerar resultados satisfatórios e ainda podem estar com prejuízos sucessivos, com nível de escassez aumentado a cada dia.

Mas cuidado para olhar e se conformar com esse resultado alcançado, se contentar e achar que isso poderá se repetir em 2023.

Um dos motivos para essa realidade pode estar relacionado ao não acompanhamento das tendências da gestão, mantendo um modelo de negócio que chamo de “gestão tradicional”.

Já ouviu a frase? “O que te trouxe até aqui, não é o que fará você alcançar o próximo nível”.

Portanto, aquele posto que não buscar se inovar e se profissionalizar, vai continuar no ciclo da sobrevivência empresarial e com seus resultados estagnados, que serão cada vez mais corroídos através do tempo.


O que Leva um Posto de Combustível a Escassez de Lucros?


Grande parte dos donos de postos se preocupam apenas com a cura dos efeitos, sendo que o mais indicado é conter as causas. Essas são as respostas de anos de atuação no segmento e que agora quero compartilhar com você.

Não adianta investir um caminhão de dinheiro no posto, se o mesmo não possuir os processos de gestão bem mapeados e bem definidos para cada etapa deste novo momento.

Por mais que seja possível o empresário buscar recursos externos ou até mesmo de outros negócios, ainda sim isso, não vai transformar um posto em ser rentável ou ter um crescimento exponencial.

Nesta situação, o empresário da revenda está procurando apenas resolver o efeito, tendo depois de alguns meses que repetir essa ação de colocar mais capital para manter a continuidade do negócio.

O lucro não pode ser comprado, por mais dinheiro que o dono do posto possa ter em seu patrimônio próprio, o lucro deve ser construído mês a mês de maneira perene e consistente.

Portanto, antes de colocar qualquer centavo é obrigatório, pelo bem do negócio, saber o que o levou para essa necessidade de colocar um novo capital.

Se você ainda está no modelo tradicional, onde se entende que a prioridade está em apenas comprar e vender combustível e conseguir a qualquer custo, manter um caixa para continuar trabalhando, essa pode ser a razão que impede seu posto de crescer exponencialmente, ou seja, multiplicar os resultados sucessivamente.

A seguir vou citar 3 regras de ouro para Donos de Postos que buscam ter os melhores resultados ou até mesmo multiplicar os resultados e assim colocar o posto na rota do crescimento exponencial.


Regra de Ouro 1: Estratégia de Vendas Suportada Pelas Próximas Duas Regras


Se perguntar para dez donos de postos qual o principal elemento para um posto de combustível conseguir mais lucros, muito provavelmente oito responderão que é necessário vender mais.

Essa também seria sua resposta? Enfim, qual seria sua resposta? Pode comentar ao final deste artigo.

Bom, costumo dizer e faço uma analogia com o processo de construção de uma casa, não se pode começar pelo telhado. Alguns processos antecedem a esse evento e muitas vezes não gera emoção, alegria ou entusiasmo.

Enfim, na revenda ou em qualquer empresa, não se pode pensar nos efeitos das vendas, galonagem maior ou aumento de clientes. É necessário estar preparado para isso.

Isso é planejamento! As engrenagens devem girar ao mesmo tempo, alinhadas e se ajudando.

Anota essa: Antes de pensar em aumentar vendas e clientes, seu posto deve estar preparado com a mentalidade empresarial correta e também estar fortalecido financeiramente, com uma boa gestão financeira, o que nos remete a próxima regra.


Regra de Ouro 2: Mentalidade Empresarial Correta Para o Revendedor


Poderia escrever um livro a respeito desse tema, porém vou resumir em alguns dos principais elementos que podem se considerar um pensamento correto quanto a mentalidade ideal para o empresário da revenda.

O primeiro elemento é ter clareza sobre a situação real do posto ou até mesmo do potencial apresentado pelo posto.

Não adianta querer dobrar as vendas do posto, aumentar crédito ou conseguir mais clientes, se essas ações não tiverem sido suportadas por uma base de sustentação. E isso é o que chamo percepção e clareza de negócio.

O dono do posto não pode se considerar um revendedor, esquece! Hoje o dono deve pensar e agir como um empresário e se possível, com uma gota de empreendedor.

Precisa ir além do pensamento de apenas colocar combustível e esperar o cliente vir no posto e não saber como irá pagar o combustível amanhã.

O segmento da revenda não aceita amadorismo, hoje tem que ser profissional na gestão e ser empresário, com o elemento chave: disciplina.

Realmente o posto gira uma movimentação razoável no posto e isso faz com que grande parte dos empresários não tenham a disciplina correta e comprometam as finanças do posto.

Será que você conhece quem já não fez isso? Se você não fez é sinal que existe grande chance de você estar entre os 30% dos donos de postos com os resultados esperados. Pode acreditar!

Ou seja, se você der atenção a essas atitudes, com certeza irá melhorar a percepção de resultados no seu posto.


Regra de Ouro 3: Gestão Financeira Profissional


Não adianta vender, aumentar as vendas, vender muito a prazo e isso ocorrer em um único mês.

Não adianta arriscar vender muito, sabendo que aumentará a necessidade de capital de giro e o revendedor não estar ciente e não ter condições de manter esse ciclo e vendas aliado com o ciclo financeiro.

Não adianta baixar preços e fazer volumes recordes na sua operação e ao final do mês não ter o lucro ideal e ainda estar endividado pela necessidade do capital de giro.

É isso que muitos donos de postos não entendem. Acham que apenas vender é o que vai fazer o posto crescer exponencialmente, mas isoladamente isso não funciona.

Não basta ver os preços dos concorrentes e igualar os preços, não adianta abrir crédito e vender elevados volumes a prazo na expectativa de estar multiplicando assim os resultados.

O empresário da revenda deve pensar sim em incrementar vendas, conseguir novos clientes, porém deve ter e buscar a mentalidade empresarial adequada, mentalidade essa que irá fortalecer o desenvolvimento do posto e fará seu posto crescer e não apenas funcionar.

E não se pode esquecer que, a regra de ouro principal é a da Gestão Financeira. O empresário deve ter clareza da situação financeira para criar qualquer estratégia de vendas.

Deve saber sobre todas as condições que qualquer promoção ou campanha pode impactar no capital de giro.

E o mais importante é ter disciplina financeira para não retirar valor que possa prejudicar o equilíbrio financeiro da operação.

Acredite, tentei ser o mais objetivo possível, porém em apenas um artigo, talvez não seja suficiente para definitivamente você conseguir multiplicar os resultados ou até mesmo reverter prejuízos.

Mas posso garantir para você que, se você conseguir consolidar essas regras de ouro na sua gestão e mudar mentalidade empresarial na sua operação, será possível perceber um grande avanço e colocar seu posto na rota do crescimento exponencial.

Acredito na sua gestão e sei que você é capaz.

Até breve!