Saiba tudo sobre o Pix, o novo meio de pagamentos do Banco Central

Saiba tudo sobre o Pix, o novo meio de pagamentos do Banco Central

Saiba tudo sobre o Pix, o novo meio de pagamentos do Banco Central

A partir de novembro, os brasileiros terão um novo meio para fazer pagamentos. É o Pix.

Criado pelo Banco Central, o Pix é o sistema de pagamentos instantâneos que promete realizar transações bancárias em até 10 segundos. E mais: 24 horas por dia, 7 dias por semana, mesmo nos feriados.

A proposta do BC é oferecer um meio de pagamento mais seguro, competitivo e rápido para pessoas físicas e jurídicas. Desta forma, as transações bancárias, como pagamentos e transferências serão realizadas em tempo real.

Confira neste artigo as principais informações sobre o Pix.

Primeira etapa

Para ter acesso ao Pix, a pessoa física ou jurídica precisa ter uma conta corrente, poupança ou conta de pagamento.

O cadastro para acesso será feito diretamente nas instituições financeiras que vão contatar os seus clientes pelo internet banking e o aplicativo. O correntista também pode procurar o banco. Ao fazer esse novo cadastro, o cliente usará uma Chave Pix para se identificar.

Logo depois dessa etapa, todos esses dados do novo cadastro do cliente serão enviados pelo banco para o BC finalizar o processo em seu sistema. Tudo pronto para começar a usar o Pix.

O que é Chave Pix?

Bem como usamos login para entrar em várias contas, a Chave Pix tem essa função. Ela será a forma de identificação do usuário.

Ao fazer o cadastro, o cliente informa a sua chave que pode ser a identidade, o CPF, e-mail, número de celular e até mesmo um número gerado pelo sistema.

É essa chave que vai permitir, por exemplo, as transferências de dinheiro para a conta de outra pessoa pelo Pix, digitando apenas o celular ou o CPF dela.

Cada pessoa física pode ter até cinco chaves, ou seja, uma chave para cada conta. O mesmo vale para contas de pessoa jurídica, que tem o direito a até 20 Chaves Pix.

Como usar o Pix?

Há três formas de usar o Pix para fazer transferências ou pagamentos de contas:

  1. Chaves Pix: com a chave cadastrada é possível fazer e receber transferências no novo sistema.
  2. QR Code: Ao escanear com a câmera do celular, o código de barras direciona o usuário automaticamente à página usada para a transação financeira.  No caso do Pix, já traz os dados necessários para a realização do pagamento.
  3. NFC (Near Field Communication): pagamentos poderão ser feitos por meio de tecnologias que permitam a troca de informações por aproximação.

Mas lembre-se: para fazer uma transferência ou pagamento será preciso acessar o aplicativo do seu banco e selecionar a opção Pix – como acontece hoje para fazer um TED.

Vamos usar um exemplo: Juliana vai transferir R$ 500,00 para Carolina. Juliana entra no aplicativo do seu banco, seleciona a opção Pix, informa o tipo de chave que a Carolina usa – pode ser o número de telefone celular – e informa. Com tudo certo, o valor é enviado para a conta na qual a chave de Carolina foi cadastrada, em até 10 segundos.

De acordo com o Banco Central não será precisa informar a agência, CPF e outros dados como acontece hoje quando fazemos um TED.

E com o Pix agendado, também será possível fazer a programação de pagamentos futuros.

Quanto custa fazer uma transferência via Pix?

As transferências entre pessoas físicas são gratuitas. E os clientes não precisarão mais pagar as tarifas de TED ou DOC ao fazer pagamentos a estabelecimentos.

Já a pessoa jurídica estará sujeito às taxas ao receber os pagamentos. No entanto, o Banco Central afirma que as tarifas devem ser bem menores do que as cobradas hoje.

Da mesma forma, as transferências entre pessoas jurídicas também serão tarifadas. O valor cobrado será definido pelas instituições financeiras.

Em quanto tempo recebo a transferência ou pagamento?

De acordo com o Banco Central, 50% de todas as transações – transferências, pagamentos – devem acontecer em até seis segundos; e 99% em até dez segundos.

O BC também fará a fiscalização do cumprimento desse prazo por parte das instituições financeiras.

Tem limite de valor para as transações?

Não há um limite de valor definido pelo BC. Cada instituição financeira pode definir um teto, como é praticado atualmente em outros tipos de transferência.

Segundo o Banco Central esse limite tem o objetivo de dar mais segurança nas operações e evitar fraudes ou qualquer prejuízo financeiro.

Agora que você já conhece mais sobre o Pix, fique atento a chamada do banco para fazer o seu novo cadastro. A previsão é que a partir de outubro, todos os correntistas sejam avisados.

Se essas informações foram úteis para você, compartilhe com outras pessoas e, claro, sua equipe de trabalho. Assim, todos já ficarão atentos e conhecendo mais dessa novidade.

Se quiser saber mais das novidades do setor de combustíveis, continue lendo o nosso blog e nos acompanhe nas redes sociais: Instagram e Facebook

Tags:,

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM