fbpx

Qual a importância e como fazer a gestão ambiental em postos de gasolina?

Qual a importância e como fazer a gestão ambiental em postos de gasolina?

Qual a importância e como fazer a gestão ambiental em postos de gasolina?

A gestão ambiental é um recurso que permite às empresas adequarem-se à realidade enfrentada pelo meio ambiente na atualidade. Neste contexto, esta gestão auxilia as corporações a identificar os principais riscos ambientais associados às suas atividades.

A partir disso, é possível estabelecer um plano que ajude a prevenir os riscos reconhecidos, bem como a tomar ações rápidas para evitar maiores danos caso ocorra algum acidente. Além disso, a gestão ambiental também visa à adequação da empresa às normas e leis vigentes para o seu setor.

A importância de fazer a gestão ambiental em postos de gasolina

Os postos de gasolina e outros combustíveis são alguns dos negócios com maior potencial de dano ao meio ambiente. Isso porque os petrolatos comercializados têm alto poder de contaminação e interferência na natureza. Como agravante, não se degradam, o que complica bastante a gestão de crises.

Por isso, existem algumas leis que regulam o impacto desta atividade ao meio ambiente. Por exemplo, a Lei 9.605/ 1998, popularmente conhecida por lei dos crimes ambientais, e a Lei dos Recursos Hídricos (nº 9.433/ 1997) que determina regras para postos que fazem uso de poços artesianos. Além destas há também a Resolução 273/ 2000 do CONAMA, que determina as diretrizes do licenciamento ambiental para este segmento de negócios, bem como planos de prevenção e controle da poluição gerada.

Assim, a importância da gestão ambiental em postos de gasolina se destaca em dois escopos principais. O primeiro é a prevenção propriamente dita de danos ao meio ambiente. A segunda é adequar a empresa para esta acate às normas, evitando o recebimento de multas e sanções que podem ser bastante onerosas.

Principais riscos evitados e como fazer a gestão ambiental em postos de gasolina

Como você com certeza já sabe, os postos de gasolina recebem rigorosa fiscalização em decorrência do alto potencial destrutivo de suas atividades para o meio ambiente. Mas você sabe quais são exatamente os maiores riscos ambientais envolvidos neste negócio, e como lidar com eles? Veja a seguir:

  • Risco de derramamento de combustível;
  • Risco de incêndio e explosão
  • Risco de danos à saúde humana e da fauna local

Primeiramente, cabe destacar os problemas do derramamento dos combustíveis. Estes são formulados com substâncias tóxicas, contaminantes e não biodegradáveis que podem contaminar e inutilizar o solo. Além disso, em caso de derramamento, os produtos podem alcançar lençóis freáticos, contaminando a água e tornando-a imprópria para o consumo humano e animal, o que pode prejudicar comunidades e ecossistemas inteiros. Por isso, um importante fator é cuidar adequadamente do armazenamento dos produtos.

Além disso, não é novidade de os combustíveis são inflamáveis. Assim, um dos maiores riscos que são alvo da gestão ambiental nos postos de gasolina é o de explosão e incêndio, visto que é muito difícil controlar estas chamas.

Por fim, mesmo que não ocorra derramamento ou ignição dos produtos, os combustíveis são altamente voláteis e seus gases (além do contato com a pele) representam riscos para humanos e animais. Além de consequências imediatas, o contato prolongado com estas substâncias pode levar ao surgimento de várias doenças.

Para prevenir estes problemas, é imprescindível adequar-se às normas. Além disso, fornecer adequado treinamento para a equipe é também indispensável. Com estes dois passos, é possível fazer a gestão ambiental do posto sem maiores dificuldades.

Gostou deste conteúdo e quer conhecer mais recursos para melhorar a gestão no seu posto de gasolina? Então cadastre-se na nossa newsletter!

Tags:, , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM