Quais os maiores desafios encontrados na administração de um posto de combustível?

Quais os maiores desafios encontrados na administração de um posto de combustível?

Quais os maiores desafios encontrados na administração de um posto de combustível?

A gestão e administração de um negócio, nunca foram tarefas fáceis. No caso dos postos de combustíveis são tantos detalhes a ser trabalhados que muito acabam passando despercebido, como o investimento em inovação para manter a competitividade, por exemplo.

O fato de ser um trabalho, na maioria dos casos, 24 horas por dia, todos os dias da semana, praticamente duplica a quantidade de desafios para os gestores e donos desses negócios. Lidar com funcionários, com clientes a todo instante, atentar-se ao estoque de combustível, à loja de conveniência, entre tantas outras tarefas, acabam sendo morosas em muitos casos.

Além disso, o padrão de atendimento, os preços tabelados e os serviços oferecidos geralmente são os mesmos em todas as empresas do ramo, o que dificulta a diferenciação entre os postos e, consequentemente, uma gestão eficaz para gerar bons resultados.

As questões ambientais também permeiam a administração dos postos, o que é uma questão bastante delicada para a reputação e funcionamento do negócio. A segurança do trabalho, patrimonial, a logística, entre tantos outros detalhes são importantes.

Veja nesse post os principais desafios que um posto de combustível enfrenta atualmente:

Padronização de processos

Montar a padronização dos principais processos de qualquer empresa é fundamental para o seu bom funcionamento, principalmente quando a mesma deve lidar com o atendimento ao cliente. No caso dos postos de gasolina, essa tarefa é crucial e muitas vezes difícil de ser implementada devido à correria do cotidiano.

Usando como exemplo o atendimento ao cliente, é preciso padronizar como este será feito desde a primeira abordagem. Defina com os frentistas como iniciar o atendimento, como fazer o abastecimento corretamente, como fazer a cobrança da conta, além de determinar o oferecimento de demais serviços disponíveis no posto. Com isso, é possível manter um padrão no processo de atendimento, de modo que não haja divergências e posteriores reclamações quanto a isso, garantindo a satisfação do cliente.

Gestão ambiental

Cuidar da gestão ambiental é uma tarefa complexa e muito importante para qualquer posto. Por ser considerado um serviço e um local altamente poluente, os donos e gestores de postos devem reduzir ao máximo os riscos ao meio ambiente dessa atividade.

Para isso, é necessário conhecer a fundo e se adequar à legislação vigente, fazer a destinação adequada de embalagens, resíduos gerados, volumes resultantes de troca de óleo de veículos e água de lavagem dos veículos, entre outros procedimentos. Além disso, é preciso impedir vazamentos dos tanques de combustível e elaborar planos de contingência para possíveis situações de perigo.

Segurança do trabalho

Além de ser um local perigoso para o meio ambiente, o mesmo também é para seus funcionários, uma vez que lidam com material altamente inflamável o tempo inteiro. Por isso, é preciso que o gestor foque na educação e utilização de seus funcionários quanto aos equipamentos de proteção individual (EPIs) e utilização de equipamentos de proteção coletiva (EPCs), além da capacitação do pessoal para a segurança do trabalho. Além disso, é preciso pagar adicional de periculosidade e insalubridade.

Manter a equipe motivada

Outro grande desafio, que impacta diretamente no atendimento e na fidelização de clientes, é o de motivar e capacitar sua equipe. A qualidade do atendimento influencia na reputação do posto, por isso é preciso que a equipe esteja motivada a atender bem os seus clientes. Para isso, invista em bonificações, reconhecimentos públicos, reajuste salarial com frequência, condições mais flexíveis de trabalho, entre outras vantagens para o funcionário e sua família.

Está em busca de um sistema gerencial para o seu posto de gasolina? Acesse nosso site, cadastre-se e conheça mais sobre nossos serviços: www.qualityautomacao.com.

Tags:, , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM

    Quer saber mais?
    Solicite um contato