Posto de Combustível: 4 erros na abertura que não se pode cometer

Posto de Combustível: 4 erros na abertura que não se pode cometer

Posto de Combustível: 4 erros na abertura que não se pode cometer

A abertura de um posto de combustível não é uma tarefa simples, além dos custos em questão, você precisa estar ciente das responsabilidades e obrigações que você terá com este negócio. É importante que você avalie os pontos positivos e negativos.

Além disso, você precisa pesquisar os principais erros que não se deve cometer na abertura do seu estabelecimento!

Por isso, confira quatro erros que separamos que precisam de atenção durante a abertura de um posto de combustível.

1. Não calcular os custos

Esse é o primeiro erro que você precisa evitar. Parece óbvio, mas não é! Portanto, calcular os custos envolve considerar todo o gasto com o investimento, desde a aquisição do ponto comercial.

O cálculo é baseado na forma que o imóvel é adquirido – alugado ou comprado – até a contratação de funcionários. Por isso, é preciso muita atenção.

Não se esqueça de ficar atento as licenças necessárias para o funcionamento do posto de combustível. Além das comuns como o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e as exigidas pela prefeitura, também serão necessárias licenças específicas pela atividade do posto. Elas são exigidas pelo Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) e pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Por fim, não se esqueça do laudo de liberação emitido pelo órgão de trânsito, de estanqueidade dos tanques, dentre outros.

2. Escolher um local inapropriado

Consideramos o local como parte do custo, mas precisamos escolher um bom lugar para o posto de combustível. O que isso significa? Para uma boa escolha do local, devem ser observados alguns fatores:

  • Fácil acesso e não prejudicial ao fluxo do trânsito;
  • Boa iluminação tanto durante o dia como durante a noite;
  • Boa segurança (não apenas com câmeras de segurança, mas na localidade em si);
  • Infraestrutura do local (bem como esgoto, telefone, internet).

Garantindo tudo isso, você terá um ponto apropriado para o negócio. Portanto, caso ele não possua tais condições, é melhor procurar outro ponto. Afinal, a segurança do seu time e clientes precisa vir em primeiro lugar! Além de contar com uma infraestrutura adequada para o atendimento, o que fará que o posto seja cada vez mais frequentado.

GUIA ESSENCIAL - COMO ABRIR POSTO DE COMBUSTÍVEL

3. Não considerar as parcerias com cuidado

Essa parte é muito importante, pois aqui está um poder de escolha entre ser um posto de combustível bandeirado ou bandeira branca. O que isso quer dizer?

Em um posto bandeirado, o combustível será exclusivo de uma distribuidora específica, como BR, Shell, Ipiranga, entre outros. Ou seja: escolher uma distribuidora pode ajudar a cobrir parte dos custos e, em troca, todos os insumos e o combustível terão que ser apenas dessa distribuidora.

Já no caso da bandeira branca, o posto em questão não terá parceria com nenhuma distribuidora, então ele está livre para comprar o combustível e os insumos onde conseguir as melhores condições.

Ambos os casos oferecem vantagens e desvantagens. Portanto, para fazer a melhor decisão, você deve ponderar bem cada uma delas em comparação às condições do seu negócio.

4. Não treinar a equipe

Tão importante quanto todas as outras etapas, o treinamento da equipe tem um grande impacto no sucesso do negócio. Ainda mais o posto vendendo produtos e serviços, logo, queremos que o atendimento seja o melhor possível.

Cative o cliente! Afinal, o seu produto, como os combustíveis, é encontrado em outros lugares. Portanto, é o atendimento que o seu posto vai oferecer para esse cliente que vai fazê-lo voltar!

SAIBA MAIS:
Quais os documentos necessários na hora de abrir um posto de combustível? 

Pensando em abrir uma franquia de posto de combustível? Confira 5 dicas de sucesso!

5 serviços extras para oferecer em seu posto de combustível!

5 coisas que você precisa saber antes de abrir um posto de combustível

Bônus! Não contar com um sistema de gestão

Ele é peça fundamental no seu negócio! Implementar um sistema é um grande investimento. Afinal, sua equipe vai usá-lo no dia-a-dia. Por isso, é importante contar uma solução que vai otimizar a rotina do seu posto e trazer agilidade para a sua pista.

Procure alternativas de tecnologia em nuvem. Ou seja, uma ferramenta que garante que você possa acessar informações de qualquer lugar, a qualquer momento. Além disso, é importante contar com uma ferramenta segura, onde você garante que seus dados estarão protegidos.

Conheça o webPosto

O webPosto é a ferramenta mais completa do mercado. Acesse informações do seu negócio em tempo real de onde estiver. Tudo isso em um sistema COMPLETO e que vai otimizar a rotina da sua equipe. No webPosto você tem tudo isso!

  • Economia de tempo
  • Controle de estoque
  • Gestão financeira assertiva
  • Informações precisas e seguras
  • E muito mais!

Quer conhecer melhor o webPosto e fazer uma consultoria gratuita com um de nossos especialistas? Então clique aqui e agende um bate-papo sem compromisso : )

Fonte: Minaspetro Blog

Tags:, ,

Comentários (2)

  • Avatar

    Luis almeida

    |

    Otima sujeitão

    Reply

    • Avatar

      quality

      |

      Olá Luis, obrigada por seu comentário!
      Você pode acompanhar nosso blog e se cadastrar em nossa base para receber novos artigos semanalmente.
      Até mais.

      Reply

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM