O segredo para reduzir os custos no seu posto de combustível

O segredo para reduzir os custos no seu posto de combustível

O segredo para reduzir os custos no seu posto de combustível

A boa saúde financeira de uma empresa passa não apenas pelo aumento das vendas, mas diminuição das despesas. Reduzir os custos no seu posto de combustível pode trazer resultados expressivos para o fluxo de caixa. Para isso, é preciso tomar uma série de atitudes que contribuam nesse sentido.

Para que seu posto possa ter um diferencial competitivo em relação à concorrência, há uma série de fatores, dos mais simples até tomadas de decisão complexas, que influem diretamente nos indicadores financeiros. Sobre estes segredos que a Quality Automação trata nesse artigo, possibilitando que você possa reduzir os custos no seu posto de combustível.

A tecnologia é sempre uma aliada

As maiores redes de postos, há anos, encontraram a principal forma de diminuir os gastos interno – que incluem funcionários, estoque, fornecedores e muitas outras características. Estamos falando da tecnologia: ela deve ser uma aliada em todos os processos que vão da gestão empresarial até a automação de rotinas.

O principal segredo nesse sentido é quais ferramentas tecnológicas diminuem os custos: as que possuem funcionalidades sob medida para o seu posto. Esqueça o velho entendimento de que investir na tecnologia será um custo. Pelo contrário: sistemas gerenciais e de automação facilitam a vida dos clientes, aumentam a produtividade dos funcionários e permitem mensurar melhor quais os principais custos da empresa.

Gestão de estoque e atenção aos produtos

Um posto de combustível tem nas bombas sua principal fonte de receita. Mas, o que muitos talvez não compreendam é que os altos custos da empresa podem estar na falta de uma efetiva gestão de estoque e atenção aos produtos da conveniência. Muitos itens possuem prazo de validade e podem ‘emperrar’ nas vendas.

Para isso, é preciso ter um controle minucioso de todos os produtos: daqueles que têm curto período para serem vendidos antes de vencer o prazo ou que não estão saindo com frequência. Analisar os indicadores comerciais, planejar a compra de estoque e investir novamente na tecnologia podem reduzir muitos custos.

Encontre o melhor regime tributário

Empresas de muitos setores – principalmente do ramo de combustíveis – podem pagar onerosos impostos. Tudo isso pela falta da escolha do regime tributário mais adequado. Esse é um segredo que pode fazer toda a diferença, principalmente em postos de combustíveis que estejam começando.

Há três formas de tributação: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido. A dica é encontrar o contador de sua confiança que identifique qual é o melhor regime tributário da sua empresa, desonerando gastos que não precisariam sair do caixa do seu negócio.

Planejamento: todo custo importa

Uma simples caneta para o escritório pode impactar radicalmente nos gastos do seu posto de combustível. E não é exagero: todo custo importa, pois são eles que dão a dimensão de quais são os processos mais onerosos para o seu negócio. O planejamento e consequente redução das saídas do empreendimento devem ser registrados.

Uma caneta, somada a um produto vencido e o consumo de um item da conveniência não registrado vão se acumulando. No final das contas, eles impactam diretamente no lucro adquirido pela bomba e a empresa não saberá identificar de onde veio a conta que não fecha. Planejamento financeiro e controle de gastos são indispensáveis para reduzir custos.

Quer saber como é possível utilizar a tecnologia para reduzir custos? Cadastre-se e acesse nosso site, encontrando as soluções sob medida para o seu caso.

Tags:, , , , , , ,

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM

    Quer saber mais?
    Solicite um contato