Endomarketing para postos de combustíveis: Você sabe como funciona?

Endomarketing para postos de combustíveis: Você sabe como funciona?

Endomarketing para postos de combustíveis: Você sabe como funciona?

Um colaborador feliz é um colaborador que produz mais. As empresas entenderam este fenômeno e investem cada vez mais no bem-estar do funcionário. Essa máxima vale para todo tipo de trabalho, inclusive em um posto de gasolina. Logo, partindo desse princípio, como fazer com que os frentistas trabalhem motivados e proporcionem melhores resultados? O segredo está no endomarketing, isto é, estratégias e ações de marketing institucional.

A origem do problema

Uma das maiores preocupações de um gestor de posto de combustível está relacionada com a taxa de turnover, assim chamado o índice de rotatividade dentro da empresa. Essa taxa média de saída de funcionários normalmente está associada a fatores maléficos para o ambiente de trabalho do posto, como a falta de motivação dos funcionários, desavenças internas ou propriamente relatos de insatisfação com a gestão.

Obviamente, estes não são os únicos fatores. Existem também as demissões voluntárias, ou mesmo o mercado aquecido pode elevar esta taxa. Mas o fato é que um alto índice de demissões, rescisões e contratações geram prejuízos para os cofres de um posto de combustível. É aí que entra em ação o endomarketing, uma estratégia que fará com que os frentistas se sintam parte integrante do seu negócio.

Os segredos do endomarketing

Endomarketing basicamente é o conjunto de ações e estratégias de marketing destinadas a melhorar o relacionamento interno e bem-estar dos colaboradores de uma empresa. Aplicada no ambiente de trabalho do posto de combustível, a gestão consegue reduzir a taxa de turnover, melhorar o atendimento aos clientes e gerar satisfação ao colaborador em fazer parte da sua empresa.

Comunicação interna

Uma das principais estratégias de endomarketing é a criação de canais de comunicação interna. Se geridos da maneira correta, estes espaços podem estimular os colaboradores a fazer elogios, reclamações e sugestões de melhorias, além de receber informações pertinentes.

As redes sociais são a principal ferramenta desta iniciativa: com acesso simples e prático, esses canais farão com que seus colaboradores sempre estejam munidos de informações e apliquem este conhecimento no próprio trabalho, como no atendimento ao cliente, por exemplo.

Invista em benefícios

Ações especiais também são parte da estratégia de endomarketing. Palestras motivacionais ou treinamentos de trabalho são capazes de engajar os frentistas, além de fazê-los se sentirem importantes de verdade para a empresa. Incentivos e benefícios também devem ser usados para manter os funcionários satisfeitos e motivados, como vale-cultura ou ações colaborativas.

Ao realizar essas ações da maneira adequada, há um efeito dominó que contribui para o crescimento da empresa: os funcionários se motivam, o atendimento ao cliente melhora, as vendas aumentam, a comunicação interna fica alinhada e os gastos trabalhistas diminuem.

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  • Nebelto Carlos

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