FOI DECRETADO: Postos precisam destacar origem dos combustíveis para consumidores

FOI DECRETADO: Postos precisam destacar origem dos combustíveis para consumidores

FOI DECRETADO: Postos precisam destacar origem dos combustíveis para consumidores

Com o fim da obrigatoriedade de fidelidade à bandeira em postos, é preciso criar mecanismos para garantir o direito à informação dos consumidores. Por isso, visando transparência a quem circula por postos de combustíveis, foi publicado no Diário Oficial da União um novo decreto. Agora revendedores varejistas precisam identificar de forma clara e destacada a origem dos combustíveis comercializado no local.

O decreto criado desobriga que postos bandeirados não precisem vender, necessariamente, combustíveis do distribuidor do qual se utiliza a marca. Portanto, ele é válido para revendedores que comercializam combustíveis de marcar diferentes daquela exibida na fachada do negócio.

Como vai funcionar para o posto?

Agora, além da lei que obriga os postos a detalharem o preço dos combustíveis de forma clara ao consumidor, todas as bombas vão precisar conter o CNPJ e também o nome fantasia do fornecedor. Assim, fica claro ao cliente que passa pelo local a origem dos combustíveis que está sendo adquirido.

Mesmo com esses dados destacados na bomba, vale fazer um treinamento extra com a equipe do seu posto. Por exemplo, ao efetuar um abastecimento em uma bomba da qual não faz parte o combustível da distribuidora destacada, informe ao consumidor a origem. É importante para garantir que a informação está sendo passada e não gerar desconforto futuro com o seu cliente.

Além da informação na bomba, esses postos também vão precisar adequar o seu painel de preços. Nele é preciso estar de forma clara o valor do combustível do fornecedor e também do distribuidor oficial.

precificação combustíveis

Medida já em vigor

Para postos que já trabalham dessa maneira, atenção! A medida já está em vigor e é necessário que os estabelecimentos se adequem.

A medida também garante que nenhuma brecha fique aberta no decreto de flexibilização da tutela à bandeira. Além de, como objetivo da nova lei, aumente a competição no setor de postos de combustíveis.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos postos de combustíveis? Então não se esqueça de nos acompanhar em nossas redes sociais: Instagram e Facebook.

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM