Tudo sobre o GNC: O novo combustível do mercado

Não adianta! Os altos preços do etanol e da gasolina tem preocupado os motoristas. Portanto, quem depende dos automóveis para ganhar dinheiro, acabam recorrendo ao GNV (Gás Natural Veicular) para tentar baratear os custos. Infelizmente, em abril deste ano, a Petrobrás anunciou um aumento de 39% neste modelo de combustível. Com os altos preços nas bombas, surge uma nova solução no mercado, o biogás. Também conhecido como GNC (Gás Natural Comprimido), o combustível rende mais e é mais barato que os outros.
Vamos aprender um pouco mais sobre essa novidade? Continue a leitura e entenda as principais características do GNC e como ele pode, afinal, ser lucrativo para o seu negócio.
GNC x GNV – Qual a diferença?
Conhecido também como “gás verde” o GNC é extraído de matérias orgânicas, compostagens, bagaços cana de açúcar e de aterros sanitários, por exemplo. O modelo de combustível é mais seguro que seu “adversário” o GNV. Por ser mais leve que o ar, em caso de vazamento, ele se dissipa com mais rapidez. Fator este que diminui os riscos de explosão e incêndio.
Já o GNV é composto basicamente de metano, ou seja, um combustível de origem fóssil e extraído diretamente das jazidas de petróleo. Ele pode ser comprimido até 200 vezes o seu volume original para ser transferido para os cilindros de armazenamentos.
Quais os benefícios do GNC?
Para começar é indiscutível o preço do biogás comparado aos demais combustíveis. Só para se ter uma ideia, se compararmos os valores dele com o do seu concorrente direto, o GNV, a economia pode chegar a R$50 a cada 30km rodados.
Ele também consegue percorrer um maior trajeto por tanque. Por exemplo, a cada cilindro de oito metros cúbicos instalado, é possível percorrer 120 quilômetros. Já o gás verde faz 150 quilômetros com o mesmo cilindro cheio.
Além disso não é preciso instalar nenhum tipo de equipamento diferenciado para utilização do combustível. O kit gás utilizado pelo GNV pode ser reaproveitado no abastecimento do biogás.
Outro ponto importante é já citado é a segurança. Enquanto o álcool se inflama a 200ºC e a gasolina a 300ºC, o GNC precisa ser sujeitado a uma temperatura superior a 620ºC para entrar em combustão.
Tendência de mercado
O novo combustível já deslanchou no mercado, mas são poucos os estabelecimentos que fazem os abastecimentos por biogás. Caso o seu posto possua estrutura de armazenamento de GNV é hora de se mexer!
Procure os seus representantes e veja a possibilidade de adequação do combustível no seu negócio. Aproveite e saia na frente da concorrência!
Aplicativos que fazem a diferença
E se você é consumidor e tem dificuldades em achar postos na sua região que trabalhem com abastecimento a gás, saiba que existem ferramentas no mercado que podem te auxiliar na procura.
Um deles é o GNV Brasil, que fez um mapeamento completo de todos os estados brasileiros que possuem postos com abastecimento a gás no mercado. Já o GassPass, além de te mostrar os postos também te mostra os preços praticados nas bombas.
E aí, interessado neste novo modelo de combustível? Não se esqueça de conversar com seus representantes para se adaptar a novidade do mercado. Para ficar por dentro de todas as novidades do mercado, nos siga no Instagram e Facebook.