Saiba quais os pilares essenciais para uma boa gestão dos postos de combustíveis

Saiba quais os pilares essenciais para uma boa gestão dos postos de combustíveis

Saiba quais os pilares essenciais para uma boa gestão dos postos de combustíveis

O posto de combustível é uma empresa como qualquer outra nos mais diversos setores da economia e existem os pilares essenciais para fazer uma boa gestão. Portanto, é essencial para o giro da cadeia produtiva e por funcionar em horários ampliados, precisa tomar diversos cuidados com a segurança e organização.

Saiba quais são os pilares essenciais para uma boa gestão dos postos de combustíveis, de modo que o seu negócio se mantenha ativo e continue prestando este serviço que é tão importante. 

Quais são os pilares essenciais?

Planejamento

Vamos considerar a boa gestão do posto de combustível como uma casa. O planejamento é a fundação.

Só há gestão eficiente e focada em resultados quando se planeja o caminho diariamente. Esse planejamento refere-se a famosa trindade das empresas: missão, valores e objetivos.

Os três fundamentos devem estar muito claros para você entender quais são os passos a serem dados. Eles serão os seus guias de produção, contabilidade e até mesmo gestão de pessoas.

Quando são definidos, a sua equipe sabe exatamente o que deve buscar para aprimorar o serviço e crescer junto com a empresa. Portanto, se isso não existe, não há como garantir o sucesso de um negócio.

Nesse momento, o gerente do estabelecimento vai definir estratégias, de modo a prever oscilações no mercado e na própria estrutura organizacional. Antecipando esses movimentos, é possível criar soluções rápidas e eficazes quando problemas se apresentam.

Gestão de pessoas

Quem faz a empresa, na verdade, são os seus colaboradores. Se há algo errado com um deles, acredite, toda a organização irá sentir o impacto.

Dessa maneira, é essencial o treinamento constante do funcionário e a valorização do mesmo. Você precisa lapida-lo, moldá-lo e, por fim, encaixá-lo na função que mais se destaca com as suas habilidades e competências.

Aliás, algo que deve ficar muito claro é que, se houver uma falha estrutural, a culpa será sua. É você quem escolhe os seus colaboradores, então, é a sua função fazer com que eles se desenvolvam antes que o estabelecimento venha a ter problemas.

Indicadores de processos

Você planejou e traçou um mapa perfeito de atuação e posicionamento no mercado. Agora é a hora de partir para a ação.

Os indicadores de processos são um conjunto de ferramentas que medem, quantificam e qualificam todas as ações realizadas dentro de uma empresa. Cada setor conta com o seu conjunto específico, e você deve conhecer todos para compreender o que está dando certo ou não.

Nós os chamamos de telhado da boa gestão porque é o cuidado constante do administrador que protege um negócio de sucesso. É isso que vai evitar que as tempestades no mercado o derrubem.

Por meio da análise constante, é possível garantir que os processos estão redondos e ocorrem sem falhas, garantindo o máximo proveito dos recursos disponíveis para o posto de combustível.

Esses são os três pilares essenciais que estruturam uma boa gestão para o seu negócio. É essencial conhecê-los e colocar em prática o mais rápido possível.

Existem alguns sistemas de gestão específicos para esse nicho de mercado que podem ajudá-lo nesse processo.

A Quality Automação uma empresa especialista em desenvolvimento de sistemas de gestão para postos de combustíveis, e queremos ser parceiros no seu crescimento. Acesse o nosso site para tirar todas as suas dúvidas e se cadastrar na nossa plataforma.

Tags:, ,

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM