fbpx

Saiba quais as normas e medidas de segurança essenciais para um posto de gasolina

Saiba quais as normas e medidas de segurança essenciais para um posto de gasolina

Saiba quais as normas e medidas de segurança essenciais para um posto de gasolina

Sabemos que os postos de gasolina apresentam muitas situações de perigo, por isso, várias medidas são necessárias a fim de manter a segurança de todos. Nesse contexto entra a Segurança do Trabalho, que apresenta uma série de normas e medidas que devem ser cumpridas para garantir a segurança de todos.

Os frentistas, principalmente, devem obedecer isso à risca, pois dentre todos os envolvidos na dinâmica dos postos, são aqueles que mais têm contato com a gasolina. Os riscos estão ligados ao manuseio da substância e ao seu armazenamento, dentre outros aspectos que abordaremos aqui.

Veja mais sobre essas medidas e como devem ser colocadas em prática.

A segurança para com os funcionários

Primeiro, devemos ressaltar a importância do uso de EPI (equipamento de proteção individual), que são estipulados por normas de segurança do trabalho e garantem preservação do funcionário e da sua integridade física. O não uso desse equipamento, que protege principalmente o frentista, pode acarretar em demissão por justa causa.

É preciso também que o frentista receba os adicionais de insalubridade e de periculosidade, devido às suas condições de trabalho e manuseio de materiais inflamáveis e com alto risco de explosão. Os cálculos são feitos a partir dos valores do salário base desse funcionário.

Aos colaboradores que operam diretamente as bombas de gasolina, é concedido o direito de aposentadoria após 25 anos de serviço na área. Há também normas em relação ao treinamento e constante capacitação de pessoal para as atividades desempenhadas nos postos de combustível, a fim de aumentar a segurança e preparação para situações de risco.

Medidas para a segurança do posto

O principal documento que regulamenta a segurança em postos é a NR20, nela constam as atitudes e procedimentos que podem garantir maior segurança de todos que passem pelo posto, as quais são implementadas e realizadas pelos gestores e funcionários do local.

Para os funcionários, como já mencionamos, devem usar o EPI, devem também ter a disposição kits de primeiros socorros. É necessário que peçam aos clientes para não fumarem perto das bombas, saber essas orientações faz parte do treinamento dos colaboradores.

As normas abrangem o manuseio e monitoramento das bombas de gasolina, proteção dos tanques de combustível para evitar contato ou colisão com os carros, estocagem dos produtos químicos em suas embalagens originais, limpeza de gasolina ou óleo que tenham sido derramados, descarte correto do lixo, entre outros.

Os equipamentos elétricos também devem ser monitorados, de preferência a cada 3 anos por um profissional, além de ser guardado em local isolado e com o máximo de proteção.

Sobre a segurança em relação à violência, há medidas para ajudar a combater assaltos, como câmeras de vigilância e um sistema de alarme. Se possível um sistema que possibilite chamar a polícia de forma discreta durante essas situações.

Por último, os estacionamentos devem ser longes das bombas e é preciso que haja saídas fáceis para os veículos em caso de emergências.

São práticas necessárias a fim de manter as normas e medidas de segurança em dia, para que todos transitem no local sem correr riscos.

Gostou de nosso conteúdo? Cadastre-se e acesse o nosso site para mais informações sobre esse e outros temas.

Tags:, , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM