Saiba por que você deve monitorar os tanques de combustível do seu posto

Saiba por que você deve monitorar os tanques de combustível do seu posto

Saiba por que você deve monitorar os tanques de combustível do seu posto

Empresas que buscam se destacar no atual mercado competitivo moderno precisam dar excelência as suas rotinas produtivas. Nos postos de combustível não é diferente: adotar práticas assertivas que melhorem a gestão e sejam sustentáveis se tornou indispensável – como monitorar os tanques de combustível do seu posto.

Muitos ainda não adotam essa ferramenta – o que os coloca posicionados abaixo da concorrência – por acreditarem que o processo é dispensável e pouco funcional. Pelo contrário: é necessário e pode ser feito de forma automatizada. Nesse artigo, entenda por que monitorar os tanques de combustível do seu posto e as vantagens dessa ação.

Controle e operação do produto

O principal produto de um posto do gênero é o combustível, certo? Então, o primeiro ponto a ser analisado é eficiência operacional e controle desse insumo. Em outras palavras, diminui-se a perda de combustível dentro da própria empresa, entende-se quais bombas estão falhando, erradica perdas por falta de operacionalização e se identifica vazamentos no reservatório.

Através de sistemas de automação, ambientais e específicos neste caso, que automatizam e centralizam as informações, aliados a outras tecnologias, fica mais fácil e transparente entender como está a operação do seu tanque de combustível. Diminui-se custos, otimiza-se o estoque e permite soluções pontuais, impedindo que você tenha problemas ainda maiores ao longo do tempo.

O fator ambiental e a legislação

Além do controle e operação do produto, outro ponto que é extremamente importante para você adotar o monitoramento dos tanques de combustível: o fator ambiental. É indispensável que seu posto passe uma imagem de alguém preocupado com o meio ambiente, pois os combustíveis estão entre os principais problemas de contaminação de nascentes e solo no país.

Mais do que isso: há legislações estaduais que obrigam os postos a terem um monitoramento dos tanques de forma periódica. Quando o nível do estoque é menor do que o padrão de abastecimento, identifica-se prontamente o problema e evita, tanto a nível ambiental, quanto na legislação, que seu posto sofra com consequências.

Benefícios fiscais e tributários

É importante retomar que um bom monitoramento impede não apenas perdas, mas também que haja discrepância nas informações, como o volume no tanque em relação a saída das bombas. Consequentemente, isso afeta de forma direta seu sistema tributário, o que deixa mais clara e transparente suas operações.

E como adotar?

Atualmente há uma série de recursos tecnológicos, integrados aos sistemas gerenciais e de automação que citamos anteriormente, que fazem esse trabalho de forma contundente e assertiva. Um recurso específico conhecido como Medidor Volumétrico de Combustíveis (MVC) é o modelo adotado, principalmente em estados que exigem o controle do tanque.

Esse tipo de equipamento dá em tempo real, as informações, alarmes e notificações sobre as mais variadas situações dentro do seu tanque de combustível: volume atual e diário a serem comparados, vazamentos e, em alguns casos, estado de conservação e segurança do reservatório.

Isso porque há integrado o Sistema de Medição e Monitoramento Ambiental, que traz os dados citados anteriormente, dispondo de sensores que medem riscos ambientais. Assim, ao possuir os três sistemas (automação, medidor volumétrico e ambiental), tudo ficará mais fácil de ser gerenciado, evitando perdas, vazamentos e claro, uma dor de cabeça para você.

Cadastre-se e tenha acesso a muitas novidades. Confira, também, o nosso site.

Tags:, , , , , , , , ,

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM

    Quer saber mais?
    Solicite um contato