Saiba como aplicar a gestão ambiental no seu posto

Saiba como aplicar a gestão ambiental no seu posto

Saiba como aplicar a gestão ambiental no seu posto

A preservação do meio ambiente é um dos maiores desafios da sociedade contemporânea. Neste cenário, todo tipo de negócio deve desempenhar um papel ativo nesta luta, especialmente aqueles que provocam impactos na natureza.

É o caso dos postos de combustíveis, que possuem uma atividade potencialmente poluidora. Mas o que o seu posto pode fazer pelo meio ambiente? Simples: a implementação de uma gestão ambiental. Quer saber como aplicá-la no seu posto? Nós vamos te explicar neste artigo!

A gestão ambiental em um posto de combustível tem como dever a redução das possibilidades de impacto ao meio ambiente, aliando desenvolvimento econômico com uma política de racionalização do uso dos recursos naturais.

Entendendo os possíveis impactos

Em primeiro lugar, para a plena efetivação de uma política ambiental, é preciso entender quais são os possíveis impactos que o seu posto de combustível impõe à natureza.

Um dos riscos ambientais está no derramamento dos combustíveis e seus derivados, que pode contaminar o solo afetado e chegar aos lençóis freáticos, o que impactaria diretamente na qualidade da água consumida por quem vive nas redondezas.

A emissão de substâncias químicas é outra preocupação, já que causa uma evidente piora na qualidade do ar respirado. Mas há ainda outros riscos ambientais a partir da atividade do seu estabelecimento. Alguns exemplos:

• Explosões ou incêndios causados pelo manejo incorreto de produtos químicos, o que pode causar até vítimas fatais;

• Vazamentos de tanque;

• Elevado consumo de água para lavagem dos automóveis;

• Destinação dos efluentes líquidos;

• Geração de resíduos em locais inapropriados;

• Poluição sonora a partir de ruídos.

Atuação da gestão ambiental

Antes de falar efetivamente das medidas, é necessário ressaltar que a sua equipe de funcionários também deve estar engajada na responsabilidade ambiental. Isto é, seus colaboradores precisam ser treinados, de forma que se conscientizem dos riscos e das melhores práticas para evitar qualquer tipo de ação poluidora.

Dito isso, a prioridade nesta gestão é desenvolver um plano de contingências para acidentes, já que o manejo de produtos inflamáveis envolve grandes riscos e é preciso saber como agir em uma emergência. Para isso, siga as diretrizes da Resolução 273 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

No mais, há outras medidas a serem tomadas, como a requisição de um local apropriado para a deposição de resíduos como óleo de motor, fluido de freio, embalagens de óleo, entre outras possibilidades.

Não obstante, também é necessário definir a destinação dos efluentes líquidos (resultado da lavagem de veículos e do pátio), o que também pode depender da legislação de cada estado/município. Lembrando que esses efluentes devem passar por uma caixa de areia para a retirada de sólidos e por uma caixa separadora de água e óleo.

Além disso, faça uma vistoria periódica de possíveis vazamentos nos tanques e conexões e também de medidas preventivas contra incêndios e explosões. Seguindo estes passos, o seu posto de combustível terá uma gestão ambiental efetiva. O meio ambiente agradece!

Agora que você já compreendeu a importância dos postos de combustíveis para a preservação do meio ambiente, assine a nossa newsletter e receba mais artigos exclusivos!

www.webposto.com.br

Tags:, , , , , ,

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM

    Quer saber mais?
    Solicite um contato