Redes Sociais: Como utilizá-las a favor do seu posto de combustível?

Redes Sociais: Como utilizá-las a favor do seu posto de combustível?

Redes Sociais: Como utilizá-las a favor do seu posto de combustível?

Em um mundo altamente conectado, usar as redes sociais é praticamente uma obrigação para qualquer empresa. Afinal, ali estão milhões de potenciais clientes em canais que lhe permitem uma aproximação maior com o seu público alvo. 

Ainda que seja simples usar uma rede social, pensar nelas como estratégia de negócio parece desafiador. É por isso que montamos este artigo onde vamos te ensinar como usar as redes sociais como aliadas no seu posto de combustível. Continue a leitura e saiba como! 

Quais Redes Sociais me posicionar? 

O marketing em redes sociais é uma estratégia poderosa para atrair e fidelizar clientes. No entanto, o sucesso da sua estratégia dependerá do quanto você conhece o seu público. Em quais redes sociais estão os meus potenciais clientes, ou pelo menos a maior parte deles?

É provável que estejam hoje no Instagram, a plataforma mais utilizada atualmente entre os brasileiros, entretanto o Facebook também pode te oferecer grandes possibilidades. Por isso, o direcionamento da sua estratégia nas redes sociais também dependerá da forma como você quer se comunicar com este consumidor.

Caso você queria criar um canal para recrutar novos colaboradores, o LinkedIn é uma ótima pedida. As redes sociais permitem estreitar laços com o seu público. Além disto, são uma boa forma de contar as novidades, promoções e também de saber o que acham do seu posto.

Como posicionar meu posto nas redes sociais?

Já ouviu aquela expressão “quem não é visto não é lembrado”? Isso também se aplica no seu posto de combustível! As pessoas estão cada vez mais online, e para que seu posto seja uma referência, também é importante investir na internet. 

Antes de mais nada é preciso fazer o seu cadastro no Google Meu Negócio. Afinal, hoje o Google é a maior plataforma de pesquisa do mundo!

Assim, quando um potencial cliente procurar um posto próximo a ele, facilmente vai achar o seu negócio. Dessa forma, você ganha mais visibilidade e atrai novos clientes.

Depois de criado, não se esqueça de criar suas contas no Instagram e Facebook, por exemplo. 

Criando estratégias na internet para o seu posto

No início de sua estratégia, possivelmente você terá dificuldade em gerar engajamento de maneira orgânica. Para isso, duas ferramentas são fundamentais: promoções e anúncios pagos.

Fazer promoções ou sorteios é a forma mais básica de atrair seguidores em um curto prazo de tempo. Basta incentivar uma forma de compartilhar o post da promoção ou marcar amigos na postagem para concorrer e pronto, o seu alcance será expandido. É possível ofertar revisão grátis, uma ducha gratuita ou qualquer outra recompensa que seja atrativa ao público, por exemplo.

A veiculação de anúncios pagos é outro grande barato das redes sociais. Se o dinheiro está curto para investir em propagandas na TV e no rádio, você pode fazer uma divulgação ainda mais assertiva na internet gastando muito menos. Isto porque o impulsionamento permite que você segmente os anúncios de acordo com as características que mais se encaixam com o seu público. Entendeu a importância de conhecê-los a fundo?

SAIBA MAIS: 

5 passos para destacar seu posto e ficar à frente da concorrência

Dicas para investir no seu posto bandeira branca e aumentar as vendas

APRENDA AGORA! Gestão à distância assertiva no seu posto

A importância do relacionamento com o cliente

Se esta é uma maneira prática de atrair seguidores, você também precisa saber se relacionar com eles. Em primeiro lugar, seus seguidores estão em busca de conteúdo relevante. Portanto, não direcione suas redes sociais para fazer apenas propaganda dos seus serviços, e sim para fazer postagens que possam ajudá-los.

Toda a sua produção precisa girar em torno do potencial de engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos e suas variantes). Há diversos assuntos que podem gerar uma boa conversão, como dicas para economizar combustível, ou propriamente dicas de segurança, de manutenção do veículo, entre outras possibilidades.

Além do mais, as redes sociais também funcionam praticamente como um serviço de atendimento ao consumidor (SAC). Portanto, é preciso que você esteja atento e seja prestativo em tirar as dúvidas do seu consumidor, afinal, muitos irão procurá-lo exatamente com essa necessidade. Quanto mais agilidade e cordialidade, maiores serão as chances de atrair e fidelizar este cliente.

Para fazer dessa estratégia um sucesso, não se esqueça de investir no WhatsApp Business. A plataforma de conversa também é uma excelente forma de interação com seus clientes e te permite criar um perfil comercial.

Outra função importante é a facilidade para responder aos clientes. Você consegue tirar as dúvidas mais comuns com respostas instantâneas e até ativar uma notificação de ausência para quando seu time não estiver disponível para responder.

E claro, a sua presença no meio digital precisa ser constante, tanto na produção de conteúdo quanto na solução de dúvidas dos clientes. Portanto, use e abuse das ferramentas que as redes sociais oferecem. A receita é infalível!

Quer ficar por dentro do mundo dos postos de combustíveis? Então não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais: Instagram e Facebook.

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM