Reciclagem de óleo automotivo: você sabe como esse processo é feito?

Reciclagem de óleo automotivo: você sabe como esse processo é feito?

Reciclagem de óleo automotivo: você sabe como esse processo é feito?

Sabe aquele óleo que usamos no nosso carro e que precisa ser trocado de tempos em tempos? Ele é conhecido por óleo automotivo e, assim como o óleo de cozinha, também precisa ser descartado corretamente. Quer saber como é feita a reciclagem desse produto? Então, vamos lá.

Reciclar para quê?

Antes de descrever como funciona esse processo, vale ressaltar a sua importância.

óleo automotivo, ou óleo lubrificante, é derivado do petróleo e, por não ser totalmente consumido durante seu uso, gera resíduos não biodegradáveis, que podem permanecer durante anos no meio ambiente.

Para completar, ele apresenta índices elevados de metais e hidrocarbonetos que, além dos danos ao meio ambiente, podem trazer problemas seríssimos para a nossa saúde. Por isso, seu descarte incorreto pode, ainda, liberar gases extremamente tóxicos.

O processo de reciclagem

Segundo a Resolução nº 362/2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), todo óleo automotivo usado ou contaminado deve passar pelo processo de rerrefinação. Isso significa que ele deve ser coletado e enviado a um rerrefinador, que vai retirar as partes contaminantes e extrair o máximo possível de óleo básico.

reciclagem desse óleo automotivo funciona da seguinte maneira: primeiro, o óleo é encaminhado para uma refinaria, local onde essa reciclagem é feita. Assim que ele chega lá, é analisado e passa por testes de laboratório para confirmar se pode realmente ser aproveitado e rerrefinado. Se for aprovado, será armazenado em tanques.

Depois, ele vai para o rerrefino. A primeira etapa é a destilação, que retira a umidade desse óleo, seguida do craqueamento, no qual ele é submetido a altas temperaturas que destroem as substâncias tóxicas.

Feito isso, o óleo automotivo vai para um tanque, recebe ácido sulfúrico e é transportado para decantadores. Neles, fica entre 48 e 72 horas.

O próximo passo, é a clarificação. Nessa etapa, ele é submetido novamente a temperaturas elevadas e todo o ácido e impurezas são retirados, ficando somente o óleo básico mesmo.

Esse óleo é resfriado em um trocador de calor e passa por um filtro, o que vai garantir a sua pureza. A seguir, ele vai ser armazenado em um tanque de neutro médio.

Por fim, o óleo é encaminhado para a fábrica de lubrificantes, onde vai receber os aditivos e se tornar realmente um óleo lubrificante.

Além disso, vale ressaltar que esse óleo vai ser novamente testado em laboratório para garantir a sua qualidade e, a partir daí, ele pode ser utilizado e comercializado.

A importância do descarte do óleo corretamente

O descarte incorreto do óleo automotivo é um perigo para a saúde e o planeta. Por isso, é importante ficar atento a isso quando for fazer a troca do óleo do seu carro.

Procure um local que esteja de acordo com a legislação, recolha esse óleo corretamente, guarde-o em um local seguro e entregue a um coletor autorizado, que vai dar o destino certo para esse óleo descartado. A lei afirma que os consumidores devem ser informados sobre os cuidados necessários com esse tipo de produto.

Vale lembrar também que toda pessoa que cause qualquer tipo de poluição pode ser multada.

Quer saber mais sobre o mundo automotivo? Cadastre-se no nosso site e fique por dentro das principais notícias.

Fontes:

https://www.ecycle.com.br/component/content/article/59-veiculos/221-como-jogar-fora-oleo-automotivo-usado-ou-vencido.html

https://www.vgresiduos.com.br/blog/fazer-corretamente-a-reciclagem-de-oleo-automotivo/

Saiba como é feita a reciclagem de óleo lubrificante

Tags:, , , , , , , , ,

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM