Problemas Fiscais: Como evitar no seu posto de combustível?

Problemas Fiscais: Como evitar no seu posto de combustível?

Problemas Fiscais: Como evitar no seu posto de combustível?

Se você é proprietário de um posto de combustível, deve saber de toda a burocracia que a legislação exige para a manutenção e funcionamento desses estabelecimentos. E muitas dessas exigências, caso não cumpridas, podem acarretar prejuízos grandes e problemas fiscais para seu posto de combustível.

Essas normas regulam a atividade de comércio de combustível, como Licenças ambientais, alvarás de prefeituras, normas exigidas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), tributações municipais, estaduais e federais, enfim, uma gama de questões que precisam ser resolvidas para evitar problemas maiores, como uma multa pesada ou até mesmo interdições.

Confira neste post maneiras de evitar que seu posto de gasolina tenha problemas fiscais:

– Mantenha as licenças em dia

Os postos de combustíveis são campeões no quesito fiscalização. O risco de contaminações ao meio ambiente e explosões faz com que haja um grande rigor para conseguir uma licença de operação para comércio de combustível.

Posteriormente a abertura do posto, a fiscalização continua rígida e exigindo que o posto cumpra todas as exigências impostas pelos órgãos reguladores. Por isso, é importante manter as licenças ambientais e alvarás de funcionamento em dia para que não haja possibilidade de multas.

As multas ambientais, por exemplo, são relativamente altas e dependendo da situação o posto pode até ser interditado. Ou seja, manter em ordem essa questão de licenças evitará um problema fiscal ainda maior com prejuízos incalculáveis que podem até levá-lo a falência.

– Mantenha o LMC impecável

O Livro de Movimentação de Combustíveis (LMC) é uma obrigação imposta a todos os postos de combustíveis. Nele são registradas todas as movimentações de combustível como compras, vendas, estocagem, entre outras.

O preenchimento do livro é uma norma imposta pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e o posto é obrigado a manter no estabelecimento os registros dos últimos seis meses. A falta ou ausência desses registros podem ocasionar sanções ao comércio por parte da ANP.

Por isso, é extremamente importante manter esses registros em dia e impecáveis.

– Fique atento aos prazos e obrigações com o fisco

No Brasil, a questão tributária exige que empresários façam um tremendo malabarismo para deixar suas contribuições em ordem. Isso acontece devido a uma grande quantidade de impostos federais, estaduais e municipais, cujo pagamento ocorre em períodos distintos do ano/mês e sem uma unificação das guias de recolhimento.

Por isso, é necessário que o empresário tenha um bom conhecimento nas obrigações fiscais e se atente a questões específicas desses tributos, além de saber qual a frequência que precisa recolher essa contribuição.

Um exemplo de imposto é o PIS/COFINS, cobrado pelo governo federal que incide sobre faturamento, importação ou folha de pagamento, e financia a seguridade social dos trabalhadores ou a saúde. No PIS incide uma alíquota de 0,65% enquanto no COFINS é de 3% recolhidos mensalmente.

Para quem possui funcionários é importante saber a regulamentação dos encargos trabalhistas. É necessário recolher todo mês 8% do salário dos funcionários para a Previdência Social e fazer os depósitos referentes ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Manter esses impostos em dia evita que seu posto de combustível seja inscrito em dívida ativa ou tenha problemas com a justiça trabalhista futuramente. Por isso, fique atento a esses e outros impostos!

– Veja como evitar problemas com suas obrigações fiscais

Se você procura uma forma de gerenciar e automatizar a sua empresa, temos a solução que você precisa. Possuímos softwares específicos para gestão de postos de combustíveis que vão lhe ajudar a controlar suas obrigações fiscais e todas as operações de sua empresa. Entre no nosso site e confira portfólio de soluções gerencias!

Tags:, , , , , , , ,

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM

    Quer saber mais?
    Solicite um contato