O que levar em conta na hora de contratar funcionários para o meu posto de gasolina?

O que levar em conta na hora de contratar funcionários para o meu posto de gasolina?

O que levar em conta na hora de contratar funcionários para o meu posto de gasolina?

Quando se fala em posto de combustíveis, o primeiro funcionário que vem à cabeça é o frentista. O que é bastante lógico, uma vez que ele é o primeiro contato do cliente com o posto. Mas ele está longe de ser o único funcionário deste local de trabalho. Então, em primeiro lugar, é preciso conhecer as principais tarefas a serem desempenhadas num posto de combustíveis para, posteriormente, ir delineando com mais detalhes o que você que contrata espera de contribuição dos seus funcionários para sua empresa.

Neste artigo, vamos ver algumas dessas funções e, depois, algumas sugestões de perguntas para fazer a candidatos na entrevista. Continue lendo!

Funções num posto de combustíveis

– Frentista: é quem coloca o combustível no automóvel, verifica os fluidos, cobra pelos serviços e, ainda, pode vender produtos. Por grande parte do seu trabalho ser de atendimento ao público, espera-se que ele tenha habilidades sociais bem desenvolvidas, tais como: saber se comunicar, ter simpatia, carisma e poder de convencimento.

– Gerente: é o que coordena o trabalho de todos no posto, servindo de ponte entre os trabalhadores e o proprietário, e entre o posto e os fornecedores. Além de supervisionar o trabalho de todos, também é quem fecha o caixa, controla as finanças e, dependendo do posto, pode até ser o responsável pela contratação de novos funcionários. Portanto, espera-se que este profissional tenha boa comunicação, capacidade de liderança e, pelo menos, noções de administração de empresas.

– Lubrificador: o nome já denuncia uma parte da função deste profissional, é o responsável pela lubrificação de máquinas e equipamentos, além de selecionar os materiais de limpeza mais adequados ao seu trabalho e realizar ações preventivas a respeito de substâncias de alto risco. Como é uma função mais técnica, é necessário contratar alguém experiente ou que tenha passado por curso de lubrificação e mecânica, que também seja cuidadoso, organizado e atento aos detalhes na execução dos seus serviços. E, claro, também precisa saber atender ao público.

– Atendente de loja de conveniências: com o aumento do número de postos de combustíveis com loja de conveniências anexa, este profissional passou a ser mais procurado. É o responsável por organizar os produtos nas prateleiras, controlar a entrada e saída de mercadorias, fazer pedidos e operar o caixa. É o funcionário cuja atuação mais pode fidelizar clientes, juntamente com o frentista. Assim, a primeira coisa que se exige é boa comunicação e bom atendimento ao público. E, se ele souber sobre fluxo de caixa, pode tornar a gestão da loja ainda mais fácil.

Dicas para entrevistas de emprego

– Explique detalhadamente as funções ao candidato e pergunte como ele se sentiria realizando cada uma delas.

– Evite perguntas como “Quais são suas maiores habilidades?”, que podem dar margem para respostas muito abertas e subjetivas. Mas também não pergunte de maneira que ele responda apenas sim ou não. Você pode pedir, por exemplo, para ele relatar como resolveu um problema no seu último emprego.

– Pergunte o que gostaria de estar fazendo daqui a 5 ou 10 anos. Por exemplo: se hoje ele busca um lugar de frentista, mas está estudando Administração, no futuro poderá ser aproveitado como gerente na sua empresa.

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