O papel do gerente nas finanças dos postos de combustíveis

O papel do gerente nas finanças dos postos de combustíveis

O papel do gerente nas finanças dos postos de combustíveis

O papel do gerente há muito tempo deixou de ser uma “mera” fiscalização no andamento do serviço de uma determinada empresa.

Nos dias de hoje, o gerente assume a função de um gestor e para um posto de combustível. Além disso, ele pode e deve fazer toda a diferença nas finanças.

Papel do gerente nas finanças dos postos de combustíveis

Antes de qualquer outra função, é fundamental que o gerente do posto seja o braço direito do dono. Muito além de coordenar uma equipe para um bom atendimento, o gerente precisa estar atento às finanças.

Para gerir este papel com precisão, é preciso dominar noções de administração e entender o fluxo de caixa.

Com a qualificação necessária, o gerente contratado pode melhorar não só as finanças do posto. Da mesma forma, prestar um bom atendimento ao cliente e tornar a experiência de trabalho dos colaboradores muito mais eficiente.

Impacto da figura do gerente no fluxo de caixa

Fazer o fluxo de caixa é uma das funções mais importantes que um gerente possui. É nele que saem o pagamento de contas e salários e também serve para acompanhar a margem de lucro do posto.

Essa margem de lucro será essencial para decidir as melhores ações para conter gastos ou novos investimentos para melhorar o atendimento ao cliente.

O fluxo de caixa requer atenção e experiência profissional, de modo a evitar erros que possam comprometer o orçamento do posto.

Uma boa gestão de fluxo de caixa pode fazer o posto de gasolina sobreviver à crise de paralisia financeira, como é o caso da pandemia de Covid-19, sem precisar adotar medidas drásticas de demissão em massa pela baixa arrecadação diária.

O gerente e as finanças da loja de conveniência

Caso o posto tenha uma loja de conveniência que não seja terceirizada, a figura do gerente precisa tomar a frente na supervisão. Com por exemplo: pedidos, controle de estoque e o recebimento de novas mercadorias.

Além disso, o gerente precisa estar sempre em comunicação com os colaboradores para impulsionar um melhor atendimento aos clientes da loja e o bom funcionamento da mesma.

O bom controle das planilhas faz a diferença na saúde financeira do posto de gasolina ao final do mês e evita desperdícios com mercadorias que podem não vender tão bem quanto o esperado.

Qualidade dos combustíveis

O controle de qualidade do combustível recebido pelo posto de gasolina também é uma função do gerente.

Estar atento às normas de qualidade do produto e comprar apenas de distribuidores autorizados, fazem a confiança do cliente crescer.

Em um mercado em que os preços não mudam tanto, a fidelização desses clientes é fundamental. Portanto, precisa ser a peça-chave para o sucesso econômico do posto de gasolina.

Além de oferecer um combustível de alta qualidade, a relação do gerente com os colaboradores precisa ser praticada para que se conquiste um nível de excelência das relações pessoais.

Acesse nosso site e faça seu cadastro para receber mais notícias do setor de combustíveis e fique por dentro de tudo que acontece.

Tags:

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM