Monitoramento Volumétrico de Combustíveis: entenda como funciona!

Monitoramento Volumétrico de Combustíveis: entenda como funciona!

Monitoramento Volumétrico de Combustíveis: entenda como funciona!

Você já ouviu falar no Monitoramento Volumétrico de Combustíveis? Se você é gestor de um posto de gasolina, é provável que sim. Tópicos como gestão ambiental, otimização dos serviços operacionais e transparência de uma forma geral transformaram-se em uma necessidade cada vez maior dos postos, sobretudo para conquistar a credibilidade do consumidor.

De uma forma ou de outra, o MVC contribui exatamente para favorecer essas necessidades. E, se você ainda não conhece por inteiro as possibilidades desse equipamento, nós vamos te mostrar como esse sistema funciona e sua aplicação para favorecer o seu negócio. Confira:

O que é o Monitoramento Volumétrico de Combustíveis?

O chamado Medidor Volumétrico de Combustíveis (MVC) é uma peça que tem a capacidade de fazer a medição dos tanques revendedores, realizar o monitoramento ambiental e compartilhar essas informações com os servidores de fiscalização fazendária e ambiental.

O sistema se alinha às necessidades do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), já que as funções de medição e monitoramento ambiental são de competência do Estado. Em alguns locais, como Santa Catarina, o MVC é obrigatório. No Ceará, um projeto pela obrigatoriedade do sistema tramita na Assembleia Legislativa desde o final de 2018.

A importância do MVC

Como principal característica, o Medidor Volumétrico de Combustíveis captura automaticamente as informações ambientais e de volume dos combustíveis existentes nos compartimentos de estocagem e envia as informações às Fazendas.

O equipamento também permite diagnósticos que agilizam a solução de problemas. Neste sentido, a grande preocupação é por conta dos vazamentos, que, além de trazerem grandes prejuízos para o seu negócio, provocam danos ambientais. Com o MVC você tem acesso a todos os relatórios de monitoramento ambiental.

O banco de dados com informações sobre medição pode ser armazenado pelo MVP por um período superior a cinco anos, totalmente protegido por quedas de energia, troca de bateria ou atualizações de software.

O Medidor Volumétrico de Combustíveis também pode ser entendido como uma vantagem competitiva. Isto porque seus recursos permitem ampliar o acesso às informações de gestão de estoque. Isso significa que é possível configurar um alerta de recompra, evitando que o seu posto perca vendas por falta de combustível.

Por fim, a utilização do Medidor Volumétrico de Combustíveis também combate as irregularidades nas bombas de combustível, comercialização de produtos adulterados e a sonegação de impostos. Por isso, há uma tendência natural para que a Secretaria da Fazenda de cada estado exija a utilização do equipamento, facilitando a identificação dessas fraudes.

Barreiras impostas

O grande empecilho até o momento para a instalação do Medidor Volumétrico de Combustíveis é o seu alto custo. Atualmente, existe apenas um fabricante autorizado da peça.

Em Santa Catarina, onde o MVC já é obrigatório, o Estado oferece que metade do valor do equipamento seja estornada como desconto no ICMS presumido.

De qualquer forma, é importante ter em mente que o MVC gera credibilidade para a clientela, já que mantém o seu posto livre de qualquer irregularidade, além de facilitar a otimização dos processos internos.

Gostou das dicas? Cadastre-se em nosso site e receba mais conteúdos exclusivos!

Tags:, , , , , , , , ,

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM

    Quer saber mais?
    Solicite um contato