fbpx

MITOS E VERDADES sobre posto de combustível que você precisa conhecer!

MITOS E VERDADES sobre posto de combustível que você precisa conhecer!

MITOS E VERDADES sobre posto de combustível que você precisa conhecer!

Em qualquer cidade que você chegar, encontrará um posto de combustível. Esse segmento empresarial é indispensável, sendo cercados de mitos e verdades que devem ser de conhecimento dos consumidores.

Isso porque, pode-se deixar de abastecer o seu carro por uma história infundada – ou, escolher a melhor opção quando ela é verdadeira.

Assim, é benéfico para a população que utiliza dos serviços de um posto de combustível conhecer mais sobre o funcionamento e o produto dos variados estabelecimentos.

É disso que tratamos nesse artigo, trazendo 5 mitos e verdades sobre posto de combustível que você precisa conhecer.

Confira!

Mitos e verdades:

1. MITO. Pedir nota fiscal baixa o preço do combustível

Um mito recente – e que ainda é amplamente espalhado, principalmente em redes sociais como o WhatsApp – é que ao pedir a nota fiscal, o preço do combustível (seja etanol, gasolina ou diesel) diminuirá.

Não apenas um mito, como vai contra a legislação brasileira: todos os estabelecimentos são obrigados a emitir nota fiscal para o consumidor – o que não afeta em nada o preço do produto vendido. Por isso, ao pedir sua ‘notinha’, o valor do combustível será o mesmo da bomba.

2. VERDADE. É perigoso fumar em um posto de combustível

Os postos de combustível já contam com placas de sinalização de que é proibido fumar. Contudo, muitas pessoas ainda têm dúvida acerca desse ponto – principalmente aquelas que argumentam que dentro do carro não há riscos.

A possibilidade de um incêndio em um posto, fumando dentro ou fora do carro, é muito alta em relação a outros locais. Por isso, essa é uma verdade – e deve ser espalhada, evitando graves acidentes.

3. MITO. O combustível brasileiro tem uma das menores purezas do mundo

É comum ouvir a reclamação de que, independente do estabelecimento e da região, o combustível brasileiro é um dos que contém a menor pureza em todo o mundo. Sim: há postos que adulteram a qualidade da gasolina ou etanol, por exemplo, mas isso não é uma prática legal.

Quando falamos dos índices de pureza, o Brasil tem um dos mais rigorosos controles do nível de mistura. A gasolina, mesmo com a adição do etanol, possui uma regulamentação que determina a pureza de 99,3% – padrão acima dos vizinhos da América do Sul.

4. VERDADE. No abastecimento, o motor precisa estar desligado

Outra verdade que, para muitas pessoas, é difícil de ser aceita: o motor necessita estar desligado durante o abastecimento. Há um motivo específico: motores, quando estão em funcionamento, podem inflamar os gases do combustível e gerar um incêndio – ou até mesmo uma explosão.

Os postos de combustível, assim como na situação de não fumar, devem sinalizar sobre essa prática. Dessa forma, é importante que as pessoas que não desligam o motor ao abastecer – por acreditarem ser um mito – passem a entender os riscos.

5. MITO. A gasolina aditivada não é para todos os carros

Por fim, talvez o mito mais difundido quando falamos sobre o assunto proposto no artigo: combustíveis aditivados geram pouco ou nenhum benefício para o veículo. Se fosse verdade, a prática seria proibida, não é mesmo?

Os aditivados contém uma série de recursos que ajudam na manutenção e limpeza do motor, ajudando a proteger componentes como cilindros e pistões. E, para complementar, outros dois mitos da gasolina aditivada: ela não aumenta a potência ou ‘vicia’ o motor.

Gostou deste artigo? Então acesse o site e cadastre-se na nossa plataforma para não perder mais nenhum conteúdo.

Tags:, , , , , ,

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM