fbpx

Gasolina mais barata no dinheiro: saiba tudo sobre o assunto

Gasolina mais barata no dinheiro: saiba tudo sobre o assunto

Gasolina mais barata no dinheiro: saiba tudo sobre o assunto

Em tempos de quarentena, a queda na circulação de carros nas cidades influencia diretamente a rotina dos postos de combustíveis. O que pode ser feito para tentar manter o faturamento? Valor especial para pagamento em dinheiro pode ser uma opção.

Pouco antes do início do isolamento social, saiu a notícia que o dono do Posto Sim Comércio de Combustíveis localizado em João Pessoa na Paraíba, resolveu vender gasolina mais barata para quem realizasse o pagamento em dinheiro, mas foi notificado pelo Procon da cidade.

O Procon alegou que essa prática vai contra o direito do consumidor, no entanto o empresário entrou com o pedido de mandado de segurança e conseguiu a autorização para continuar com esse modelo de venda.

Isso é realmente possível? Segundo uma alteração na lei, sim. A alternativa representa vantagem para o consumidor e lucro para o comerciante de combustíveis, mas é importante rever contratos. Entenda.

O que diz a Justiça?

A juíza Silvanna Pires Moura Brasil, da 2ª Vara da Fazenda Pública de João Pessoa, apontou que a ação realizada pelo proprietário do posto não era ilegal, pelo contrário, beneficiava o consumidor com o preço diferenciado.

Segundo ela a diferenciação é possível, visto que, a venda por cartão de crédito não representa recebimento à vista. A decisão foi registrada como um arrimo no artigo 1º da Lei nº 13.455/17 e artigo 5º, autorizando a venda com preço inferior se o pagamento for realizado em espécie.

A lei determina a “diferenciação de preços de bens e serviços oferecidos ao público em função do prazo ou do instrumento de pagamento utilizado”. Tornando assim possível a gasolina ser vendida mais barata no dinheiro.

Vantagens do pagamento em dinheiro

Toda empresa tem despesas fixas como energia elétrica, água e salário dos funcionários e isso não muda. Mas e a despesa com as taxas de serviço dos pagamentos eletrônicos?

Com o pagamento em dinheiro, o comerciante não terá nenhuma taxa de serviços de pagamentos eletrônicos, o que garante mais lucro para o posto.

Vender gasolina mais barata em dinheiro é uma decisão que beneficia diretamente o consumidor, mas também é muito benéfica para o comerciante. Reveja seus contratos e pense nessa possibilidade.

Por mais que o dinheiro em espécie seja sinônimo de economia para o consumidor, não podemos esquecer que a tecnologia é cada vez mais atrativa.

A cada dia mais meios de pagamento aparecem no mercado e não podemos deixar de lado essas opções, e sim, oferecer ao cliente a melhor alternativa para ambas às partes.

Gostou do artigo? Não deixe de conferir os nossos conteúdos. Acesse nosso site e faça o seu cadastro.

Tags:

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM