LGPD: Como ela vai funcionar no meu posto de combustível?

LGPD: Como ela vai funcionar no meu posto de combustível?

LGPD: Como ela vai funcionar no meu posto de combustível?

Você já precisou deixar os seus dados pessoais (nome, e-mail, telefone, etc.) para concorrer a uma promoção e depois ficou recebendo diversas mensagens da empresa? Ou melhor: já fez isso no seu posto de combustíveis?

Essa é uma situação bem comum em qualquer negócio que tem interesse em capturar o contato de um possível cliente para oferecer produtos ou promoções futuramente. Contudo, saiba que agora é preciso ficar de olho! Isso tudo porque a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) já entrou em vigor e pode até gerar punições financeiras caso você a descumpra.

O assunto é sério e é necessário ficar de olho para não acabar sendo surpreendido! Portanto, para que você não tenha problemas, montamos este artigo tirando todas as dúvidas sobre a LGPD. Além disto, saiba como ela vai afetar o seu posto e o que pode acontecer caso você não cumpra com a nova lei.

Vamos começar? Boa leitura.

O que é a LGPD?

A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor no dia 18 de setembro de 2020. Ela tem como intuito reforçar a privacidade e combater o uso indevido de informações pessoais de clientes pelas empresas.

Agora, na hora de colher qualquer dado na internet, é obrigatório exigir consentimento para utilizar as informações deixadas pelo usuário. Da mesma forma que vale para pessoas jurídicas, a lei também vale para  pessoas físicas.

Como isso vai afetar o meu posto?

Se você tem algum programa de fidelidade ou faz muitas promoções no negócio, precisa ficar atento a alguns pontos! Afinal, é preciso ficar de olho para que nenhuma informação desses clientes vaze. Além disto, é importante ter cuidado para que não seja feita nenhuma abordagem indevida. O mesmo vale com as informações de seus funcionários ou de pessoas que se cadastrem para trabalhar na sua empresa.

Agora se você conta com um site, é necessário também revisar as políticas de privacidade e a política de cookies. Além disto, é importante também readequar contratos com consumidor. Por fim os de trabalho e terceirizados.

O que vai acontecer caso eu descumpra a nova lei (LGPD)?

O descumprimento da LGPD, além de dores de cabeça, pode gerar multas para a sua empresa. Afinal, o principal objetivo da lei é garantir a transparência no uso de dados dos seus clientes e usuários.

Em um primeiro momento, por conta da adequação, as empresas vão ser notificadas. Entretanto, a partir de maio de 2021 as penalidades começam a ser aplicadas. Dentre elas estão:

  • Suspensão do banco de dados da empresa por até 6 meses;
  • Proibição de total ou parcial de atividades ligadas ao uso de dados de clientes;
  • Multas em dinheiro.

Após fiscalização, sendo comprovada a irregularidade, as multas podem chegar a 500 milhões de reais ou 2% do faturamento total da sua empresa. Portanto, não dá pra brincar com isso, não é mesmo?

Como me adequar a nova lei?

Para se prevenir de sustos, você precisa contar com um profissional que entenda de Direito Digital ou ligado à área de informática. Em suma, ele vai fazer revisão de todos os seus contratos e banco de dados. E claro, contar com um sistema de gestão adequado a nova lei vai fazer toda a diferença!

O webPosto é assim! Nossas diretrizes são adequadas a LGPD e garantem a segurança nos dados de seus clientes. Enfim: Segurança e praticidade é com a gente!

Quer saber mais sobre o nosso sistema de tirar todas as dúvidas de como podemos te ajudar? Agende agora mesmo uma demonstração sem compromisso e converse com um de nossos consultores.

Tags:,

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM