Fiscalização de bombas de combustíveis: por que você precisa saber sobre o assunto?

Fiscalização de bombas de combustíveis: por que você precisa saber sobre o assunto?

Fiscalização de bombas de combustíveis: por que você precisa saber sobre o assunto?

As bombas de combustível são uma parte essencial de qualquer posto, afinal, são elas que ajudam a promover a venda do produto principal. Porém, esse assunto é muito mais delicado do que isso, já que existe a questão da segurança em relação ao funcionamento da bomba e aos problemas legais, com bombas alteradas. Por isso, confira tudo que você precisa saber sobre a fiscalização de bombas de combustível.

O que é e como é feita a fiscalização de bombas de combustíveis?

Essa fiscalização é feita pela ANP, de modo a garantir o uso correto destas bombas. Para isso, a agência penaliza postos que apresentam pouco cuidado com a instalação ou no manejo das mesmas. Portanto, postos que têm problemas neste quesito podem ser até mesmo interditados.

Normalmente, os principais pontos observados durante o processo são:

  • Certificação de componentes e etiquetas;
  • Marcação correta da bomba;
  • Gasolina com, no máximo, 27% de etanol;
  • A segurança da bomba usada;
  • Comercialização de produtos apenas autorizados por Lei;
  • Lacres seguros e não corrompidos.

Existem outras ações tomadas por parte do Ministério do Trabalho e do INMETRO, que buscam por outros tipos de problema, mas em relação às bombas, esses são os pontos principais.

Para o dono do posto, é importante estar atento à fiscalização de bombas de combustível e fazer inspeções próprias, de modo a garantir o funcionamento ideal das bombas e não precisar lidar com os problemas no momento das visitas oficiais.

Como garantir a eficácia e qualidade das bombas?

Para se certificar de que as bombas têm a qualidade desejada, o ideal é contar com uma equipe de apoio para fazer as inspeções. Estas equipes são aprovadas pelo INMETRO e tem a qualificação necessária para lidar com as bombas.

É importante também, sempre verificar as informações fornecidas pelo fabricante. Ele que irá determinar o momento ideal de fazer as avaliações, assim como as manutenções periódicas que devem ser feitas no aparelho.

Como gestor, você pode controlar estes períodos de avaliação para garantir que as bombas estejam em perfeitas condições.

É importante fazer isso por diversos motivos. Primeiro, existe a questão da segurança para todos os envolvidos. Sejam clientes ou colaboradores, existem muitas pessoas que têm contato direto com a bomba, por isso, é preciso garantir seu funcionamento ideal.

Além disso, existe a questão da qualidade do posto. Problemas na bomba, ou seu posto for pego fazendo algo de errado, pode ser muito ruim para a sua reputação aos olhos do cliente, o que pode trazer consequências ainda piores.

Isso é claro, sem mencionar as questões legais por conta da fiscalização. Quando um fiscal verifica que um posto tem alguma irregularidade, a primeira resposta é sempre uma notificação, após a qual existe algum tempo para que o posto se adeque as medidas impostas.

Por outro lado, não cumprir com as medidas propostas no tempo adequado ou se o fiscal perceber que existiu má-fé por parte do posto, pode ser o suficiente para gerar as autuações e, em último caso, a interdição.

Portanto, garanta que as suas bombas estão em perfeito estado, de modo que você não precise nem mesmo receber uma notificação. Com o webPosto, você tem tudo que precisa para cuidar não somente das bombas de combustível, mas de toda a operação. Peça uma demonstração gratuita de nosso sistema e confira!

Tags:

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM