fbpx

Feriados: como aproveitar para vender mais no meu posto de combustível?

Feriados: como aproveitar para vender mais no meu posto de combustível?

Feriados: como aproveitar para vender mais no meu posto de combustível?

Como vender mais em períodos sazonais, como por exemplo os feriados? Vamos a um exemplo prático: seu negócio está localizado em uma cidade a caminho do mar. Durante feriados em climas quentes o fluxo de veículos tende a aumentar.

A sazonalidade pode ser positiva ou negativa para seu posto de gasolina. Tudo irá depender de um só fator: planejamento.

Neste artigo você irá receber algumas dicas cruciais para vender mais com a época de feriados.

Entendendo a sazonalidade

Todos os fatores externos que influenciam no aumento ou na diminuição de vendas do seu negócio fazem parte do que chamamos de sazonalidade.

Além disso, o fluxo de veículos nos feriados pode ser maior ou menor a depender da localização do seu posto de gasolina, valores e principalmente de conhecer o seu público alvo.

Por isso, a cada feriado em que a previsão do tempo indicar que “vai dar praia” você deve se planejar. Portanto vamos ao primeiro item da nossa lista:

Bom atendimento para vender mais

Um maior fluxo de veículos poderá congestionar o posto de gasolina, ocasionando filas de esperas para abastecer ou no caixa. Ficar atento aos feriados de maior fluxo para se organizar com antecedência e contratar mais atendentes ou estruturar o atendimento de forma ágil, com um bom treinamento.

Contar com o apoio dos funcionários é essencial para que tudo flua organicamente e os clientes sejam bem atendidos. A fidelização começa nesse ponto, uma vez que o cliente irá associar a qualidade do atendimento à qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, retornando em outros momentos.

Benefícios temáticos

Cada data poderá oferecer insumos para o entendimento do público o que representa um diferencial para a fidelização do mesmo.

A criação de um programa de pontos (fidelidade) poderá ser útil para o ano inteiro e principalmente, em momentos em que se pretende conquistar um maior público. Neste último caso, pode ser feita a multiplicação de pontos durante o período em questão, a troca por brindes temáticos ou descontos em rede de parceiros (como hotéis e pousadas).

Vamos a um exemplo: no feriado de Páscoa as famílias saem ao encontro de seus familiares e investem em presentes típicos da data – os chocolates. A cada R$ 100 em combustível ou R$ 100 na loja de conveniência, a família irá ganhar um ovo de Páscoa e duplicar os pontos do programa de fidelidade.

Outro exemplo: no Carnaval, na compra de gelo e abastecimento, o condutor poderá receber um cooler e concorrer a uma estadia (baixa temporada) em um hotel da região. São diversas possibilidades extremamente personalizáveis para atrair um maior fluxo de pessoas.

Pacotes de vantagens para vender mais

Além do planejamento do posto de gasolina para atrair ou receber um maior número de clientes, atendendo com qualidade. Pode ser oferecida uma ajuda (muito bem-vinda) no planejamento da viagem do cliente.

Um bom exemplo é oferecer uma lavagem gratuita, ou um desconto significativo para o serviço, ao encher o tanque do veículo ou ainda um desconto em hotel para o abastecimento em horários noturnos (promovendo a conscientização sobre não dirigir cansado).

Por isso, com essas dicas você poderá potencializar os lucros ou fidelizar clientes habituais durante os feriados e vender mais. Acompanhe nosso blog para mais artigos como este.

Procurando ajuda para uma gestão mais eficaz de seu posto de combustível? Conheça nosso sistema gerencial e de automação comercial para postos de combustíveis e conveniências.

Tags:, , , , , , ,

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM