Era da Fake News: a importância de passar notícias de fonte seguras

Era da Fake News: a importância de passar notícias de fonte seguras

Era da Fake News: a importância de passar notícias de fonte seguras

As fake news se tornaram um grande problema! Elas são notícias falsas que tem um grande poder de se espalhar rapidamente. A preocupação é real e tem acendido um alerta em empresas grandes.

O Twitter, Facebook e Instagram, por exemplo, já tem criado medidas para combater o problema. Dentre elas a exclusão de posts e até a criação de ícones que apontam a falta de veracidade da informação.

Especialmente em um momento como o atual, com a pandemia do coronavírus, é crucial apenas passar notícias de fontes confiáveis. Afinal, a falta de informação correta pode acarretar graves problemas.

Por isso, neste post vamos falar um pouco sobre o perigo das fake news e como evitar passar as notícias de fontes não confiáveis. Boa leitura!

O que são Fake news?

Fake news é um termo em inglês que se popularizou em 2016 nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. Ao pé da letra significa novidades falsas ou notícias falsas.

Não é de hoje que mentiras circulam entre a gente, mas com a popularização da internet, e principalmente das redes sociais, o problema se agravou.

De acordo com o Relatório de Notícias Digitais 2020 do Instituto Reuters – o mais importante do segmento do jornalismo no mundo – o Facebook e o WhatsApp são as plataformas com a maior disseminação de noticias falsas do mundo. Aqui no Brasil o primeiro lugar é da plataforma de mensagens instantâneas, o WhatsApp.

O objetivo principal das fake news é juntamente esse: tem como foco o pânico. Gerar desinformação ou prejudicar algo ou alguém. Elas apelam no conteúdo com intuito de atingir diretamente o emocional das pessoas, criando um grande poder de persuasão. Com isso, acabam fazendo com que o leitor absorva o material sem confirmar a veracidade do conteúdo.  

Por isso, é preciso ficar atento e ser capaz de identificá-las e evitar passá-las adiante.

Qual é o perigo das fake news?

O maior perigo das fake news é a falta de informação e a veracidade da notícia. Especialmente em um momento como o atual, qualquer informação equivocada tem efeito direto na saúde e na segurança das pessoas. 

Por exemplo, uma das notícias que ganhou destaque neste período é a de que o etanol dos postos de gasolina pode ser utilizado para fazer álcool em gel caseiro, o que não é verdade. Ele não tem efeito contra o coronavírus e é tóxico no contato direto com a pele. 

O exemplo do etanol deixa esta consequência bem clara. Divulgar informações corretas é essencial para lidar com qualquer problema dentro de uma sociedade.

Como se proteger e como não passar adiante informações de fontes não confiáveis?

Antes de mais nada: desconfie se a noticia não vier de grandes portais.

Comece analisando as informações do link e o site em questão. A data de publicação também é um fator importante e precisa ser observado.

Pesquise outras fontes, verifique os principais portais jornalísticos do país, se em nenhum deles tiver a informação é porque provavelmente ela é falsa.

Antes de tudo: seja consciente ao compartilhar qualquer link nas redes sociais. Nosso instinto é querer compartilhar tudo, mas é preciso ter um certo critério e avaliar se as informações de fato são verdadeiras. 

Então, envie somente após ter a certeza que a notícia é verdadeira. É de nossa responsabilidade evitar a viralização das fake news.

Checando os fatos

Alguns sites e agências brasileiras desenvolveram ferramentas que te ajudam a checar à veracidade das notícias, são as fact-checking – checagem de fatos em português. Dentre elas estão a Agência Lupa da Folha de São Paulo, Fato ou Fake – do grupo O Globo, UOL Confere, Agência Pública e o E-Farsas, por exemplo.

Entretanto, existem algumas ferramentas interessantes no mercado que podem ajudar na checagem rápida de informações. Uma delas é a Fake Check, site desenvolvido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Nele é possível copiar e colar um texto e a inteligência artificial da plataforma faz a checagem do conteúdo.

Outro recurso super interessante foi desenvolvido pelo Aos Fatos. O canal de atendimento é no próprio WhatsApp e nele o usuário conversa diretamente com uma atendente virtual, a Fátima. Na plataforma você consegue interagir com a robô e receber noticias verificadas, como por exemplo, assuntos como o Covid.

Por fim, vale relembrar que o envio de mensagens com conteúdo duvidoso pode gerar pânico desnecessário e desinformação em massa. Para não ficar exposto aos riscos das fake news, acesse o nosso site e se cadastre para receber apenas notícias confiáveis sobre tudo o que envolve os postos de combustíveis.

Tags:

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM