fbpx

Direitos do Frentista: Você conhece todos eles?

Direitos do Frentista: Você conhece todos eles?

Direitos do Frentista: Você conhece todos eles?

O frentista é peça fundamental em um posto de gasolina, o primeiro contato do cliente é com esse profissional, na maioria das vezes único contato durante o atendimento.

Então, é preciso valorizar essa peça importante para que esteja em busca constante pela satisfação do cliente. Isso é possível quando os donos dos postos estão atentos ao direito do frentista.

Há uma gama de leis que beneficiam e dão suporte para que o frentista atue com segurança e amparo. Os direitos são relacionados ao piso salarial, comissões, adicionais e benefícios específicos. É um trabalho que exige contato com gasolina, e, às vezes, muitas horas de turno. Por isso, para bem-estar do profissional existem essas leis que o amparam.

Veja mais sobre esses direitos, separamos as informações que você precisa saber.

Direitos de piso salarial, comissões e adicionais

Há um piso salarial para a profissão, então, os cálculos serão feitos sempre em cima desse salário base. Os valores são estipulados pelos sindicatos em seus respectivos estados. É necessário ter atenção também ao período de experiência, que pode variar entre 60 e 90 dias, isso a depender do sindicato da região em questão.

O pagamento de comissões é por conta da gestão do posto de combustível, não é algo obrigatório para a gestão. Há a possibilidade de oferecer gratificações a partir do alcance de metas determinadas pela empresa aos seus colaboradores. Essas metas podem depender de um indivíduo por si mesmo ou pela equipe. Estimular a competição saudável entre os funcionários também é válido.

Por conta de o trabalho apresentar grau de periculosidade, é necessário pagar insalubridade, por oferecer perigo à saúde do empregado. O pagamento de periculosidade também é um direito, pois existe o perigo de explosão, assaltos ou outras situações para atentar contra a vida do frentista.

Para os funcionários que desempenharem funções de frentista e também de caixa, é preciso que recebam um adicional normalmente de 20% calculado a partir do salário base, salvo definições específicas de sindicatos de locais diferentes, visto que assim terão duas funções distintas.

Benefícios obrigatórios

Agora, falaremos daqueles benefícios que não são pagos em dinheiro, porém, são direitos do trabalhador. Isso inclui aqueles formados por meio de acordos coletivos, sindicatos e legislação trabalhista.

O auxílio alimentação é determinado pelo sindicato de cada região, será obrigatório se decido assim. Já, a cesta básica é um benefício obrigatório para todos.

É também necessário o seguro de vida, que cubra morte acidental, natural ou invalidez. Em caso de morte, o auxílio cobre as despesas do funeral. Já em relação aos valores estipulados pelo seguro, fica a cargo do que está decidido em convenção coletiva, no sindicato de cada estado.

A valorização do frentista é muito importante, principalmente se consideramos os papéis que desempenham no posto de combustível, de extrema relevância para que tudo ocorra bem. Então, é imprescindível que os direitos desses profissionais sejam obedecidos à risca por seus gestores.

Gostou de nosso conteúdo? Cadastre-se e acesse o nosso site para mais informações sobre esse e outros temas.

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM