fbpx

Dicas para evitar assaltos no seu posto de gasolina

Dicas para evitar assaltos no seu posto de gasolina

Dicas para evitar assaltos no seu posto de gasolina

Seja para pessoas ou empresas, a segurança é um problema crônico no Brasil. E um dos tipos de estabelecimento mais vulneráveis a furtos e assaltos são os postos de combustíveis.

O grande fluxo de dinheiro movimentado e a facilidade de entrar e sair do posto tornam estes locais como alvos frequentes da ação de criminosos.

Desta forma, grande parte dos investimentos neste ramo de negócio também são dedicados à segurança. Como evitar assaltos no meu posto de gasolina? Nós vamos te dar cinco dicas para se prevenir contra a ação de bandidos e evitar prejuízos que podem comprometer a sustentação do estabelecimento. Confira:

Tenha um plano de contingência

Como os seus funcionários devem agir em caso de assalto? O que eles devem fazer após o ocorrido? É fundamental que você desenvolva um plano de contingência, de forma que sua equipe esteja devidamente preparada para uma situação como essa.

Algumas equipes de postos estabelecem códigos secretos (que devem ser mudados periodicamente) ou uma espécie de “alarme silencioso”, que aciona seguranças particulares. Seja qual for o procedimento, jamais desconsidere a possibilidade de o seu posto também ser vítima de uma ação como essa. Atenção redobrada para o período noturno, quando a prática criminosa costuma ser mais frequente.

Incentive o uso dos cartões

Se uma das principais motivações dos criminosos é o volume de dinheiro em circulação, uma medida interessante é incentivar o pagamento com cartões de crédito e débito. Você pode inclusive oferecer algum tipo de promoção para quem optar por este método de pagamento.

Outra estratégia neste sentido é a instalação de um cofre com chave em posse de uma empresa de vigilância especializada, e não do posto em si. Todas essas ações tornarão o seu posto menos “atrativo” para os bandidos.

Exija identificação dos clientes

Como os assaltos em postos normalmente são feitos por motoqueiros, crie um procedimento para que eles sejam obrigados a tirar o capacete para a realização do abastecimento. Outra medida de prevenção neste sentido é exigir que os clientes façam o pagamento apenas na loja de conveniência. Assim, o cliente é obrigado a deixar o veículo e será identificado com maior facilidade.

Segurança privada e câmeras de segurança

Para ações mais concretas que intimidem a estratégia dos criminosos, é essencial que o seu posto contrate uma empresa de vigilância privada para a realização da segurança.

A prevenção é ampliada se você investir em um sistema de câmeras de segurança, especialmente se o seu posto também tiver uma loja de conveniência. Assim, a presença física das câmeras e o acompanhamento em tempo real do que está acontecendo no local fará alguém pensar duas vezes antes de ameaçar o seu posto.

Regime 24h: sim ou não?

Como supracitado, o período de maior ocorrência de furtos e assaltos é o noturno. Muitos postos atualmente funcionam 24h por dia, mas você deve reconsiderar esta opção se não for capaz de fornecer a segurança necessária para seus colaboradores e clientes. Reflita se suas vendas compensam esse tipo de investimento.

Para receber mais conteúdos exclusivos, clique aqui e cadastre-se agora mesmo!

Tags:, , , , , , , , ,

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM