Como planejar o pagamento do 13º salário de seus funcionários

Como planejar o pagamento do 13º salário de seus funcionários

Como planejar o pagamento do 13º salário de seus funcionários

Todo final de ano é a mesma coisa! Uma das maiores preocupações do empregador é o período de pagamento do 13º salário dos funcionários. Quem faz o planejamento financeiro do posto de combustíveis deve sempre contemplar a reserva financeira para esse pagamento.

Com organização, evita-se problemas com os colaboradores, além de multas e até futuras ações trabalhistas. Neste artigo, montamos um planejamento para você  tirar de letra essa questão. Afinal, você não quer ter dores de cabeça nesse período, né?

Boa leitura :)

1 – Quem tem direito ao 13º salário?

O salário extra é um direito constitucional garantido em lei e deve ser pago para todos os seus trabalhadores com carteira assinada. Por isso, a obrigatoriedade dele começa a valer a partir do 15º dia de trabalho.

Funcionários que saíram da empresa antes do final do ano também têm direito ao décimo terceiro. O valor normalmente é pago no momento da rescisão trabalhista. Contudo o valor não é garantido em caso de situações de demissão por justa causa.

Em todos os casos, o pagamento do benefício é proporcional aos meses trabalhados. Ou seja, se o colaborador começou a trabalhar em julho, por exemplo, receberá o valor correspondente a esse período.

É importante lembrar que no caso de autônomos, prestadores de serviço e demais relações que não configuram vínculo empregatício, o pagamento não é obrigatório. Cabe ao empregador decidir se quer, ou não, pagar o valor ao funcionário.

2 – Como calcular o valor a ser pago?

Esta é uma tarefa para o seu setor de Recursos Humanos e a Contabilidade. O levantamento do valor a ser pago aos funcionários deve ser feito por eles.

O pagamento é feito de maneira proporcional aos meses que o colaborador trabalhou ao longo do ano. Além do 13º salário há ainda o pagamento de tributos, como INSS, FGTS e Imposto de Renda que incidem na folha.


SAIBA MAIS: 

A importância da gestão financeira para os postos de gasolina

Organização financeira: as melhores dicas para seu posto de combustível

O segredo para reduzir os custos no seu posto de combustível

3 – Confira as datas de pagamento do 13º salário

O pagamento do 13º salário dos seus funcionários pode ser feito de duas formas. Em uma parcela única até o dia 30 de novembro ou em duas parcelas da seguinte forma:

  • 1ª parcela, no valor de 40% do salário do funcionário, até 30 de novembro;
  • 2ª parcela, no valor de 60% do salário do funcionário, até 20 de dezembro.

Caso a empresa atrase, terá que pagar o valor acrescido de multas e outros encargos trabalhistas. Por isso, atenção aos dias de pagamento!

Vale lembrar que em casos da data cair em um final de semana ou feriado, o empregador deve fazer antecipar o pagamento para o último dia útil anterior.

4 – Uso da reserva ou do banco

Se você faz uma reserva financeira ao longo do ano pensando nesse pagamento, tudo fica mais tranquilo. Porém, quem não consegue, por motivos econômicos ou mesmo por não estar na programação, agora é chegada a hora de se organizar. Portanto, uma das saídas é o empréstimo ou financiamento bancário.

Alguns bancos trabalham com linhas específicas para isso. Verifique quais são as taxas de juros cobradas e condições de pagamento de cada um deles antes de fechar negócio. Afinal, você não quer ficar no prejuízo, né?

5 – De olho no próximo ano

Se a sua empresa não se programou, o momento é agora. Por isso, uma ação a ser implementada com o setor financeiro e de contabilidade é fazer o provisionamento mensal. Se o seu posto aplicar 1/12 do salário do funcionário a cada mês, ao chegar em novembro e dezembro do próximo ano, você não terá problema com o caixa.

Para ilustrar melhor, veja este outro exemplo: se o seu funcionário recebe R$ 2 mil por mês, faça a reserva mensal de R$ 200,00, acrescido dos encargos trabalhistas que citamos acima.

Portanto, aproveite o momento e comece agora mesmo a se programar. Afinal, eu tenho certeza de que você não quer passar por este mesmo problema no ano que vem.

Conclusão

Deve estar na organização financeira do seu posto pagamentos como o do 13º salário. Por isso, converse com sua equipe administrativa e financeira e implante um sistema de gestão. Afinal, por meio dele é possível saber em tempo real todo o seu movimento financeiro. Além disto, quando necessário, você consegue tomar mais decisões assertivas. Tenha certeza que um sistema vai fazer toda a diferença no seu negócio!

Quer entender melhor como o webPosto pode te ajudar nessa jornada? Clique aqui e agende uma consultoria gratuita. Vamos juntos otimizar a gestão do seu negócio!

Tags:

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM