Cultura organizacional: saiba como criar no seu posto de combustível!

Cultura organizacional: saiba como criar no seu posto de combustível!

Cultura organizacional: saiba como criar no seu posto de combustível!

No mundo dos negócios, motivação e produtividade caminham lado a lado. Mas o que faz um colaborador ter estímulo em trabalhar pela sua empresa? Altos salários e benefícios? Nem sempre. Muitas vezes, o espírito que a sua empresa desperta tem um peso muito maior. É a identificação com o propósito do local onde trabalha e a vontade em fazê-lo crescer. E essa percepção da sua empresa é formada a partir da sua cultura organizacional.

Um posto de combustível, antes de ser o que é, também é uma empresa. Portanto, deve ser gerido como tal, e a cultura organizacional é um dos conceitos que não podem ficar em segundo plano. E se o seu posto ainda não criou uma cultura organizacional coerente nós vamos te explicar como fazê-lo.

O que é cultura organizacional?

Em primeiro lugar, este é um conceito muito abrangente. Mas de forma simplista, cultura organizacional é um conjunto de diretrizes que demonstram suas crenças, princípios e valores como empresa e também como empresário. Isto significa que essa identidade própria é que guiará o seu posto aos objetivos estabelecidos.

A cultura organizacional é uma referência para os colaboradores, que se apegam nestes princípios para ajudar a sua empresa a atingir seus objetivos. Toda empresa tem uma cultura, seja estruturada ou desestruturada, e é a partir dessa mensagem que você constrói a imagem com a qual será visto pelos clientes.

E não pense que cultura organizacional é algo exclusivo das grandes empresas. Afinal, todas nasceram pequenas, e justamente esses propósitos tiveram uma influência determinante para o devido crescimento.

Portanto, uma cultura organizacional bem estabelecida implica em equipes motivadas, aumento da produtividade, melhor percepção de marca e, consequentemente, maior lucro.

Como criar uma cultura organizacional no meu posto?

Primeiramente, é preciso fazer um diagnóstico de como está a situação do seu posto. É entender sua rotina, seus sistemas, seus modelos de liderança, entre outros aspectos pertinentes.

Depois, é preciso estabelecer a missão, a visão e os valores do seu posto.

Missão

Qual a razão da existência do seu posto? O que você quer proporcionar para a sociedade a partir dele? É esse propósito que será capaz de engajar as pessoas envolvidas, seja clientes ou principalmente os colaboradores.

Visão

Qual sua meta? Em qual lugar você enxerga o seu posto no futuro? Qual legado você gostaria de deixar aos seus sucessores? Afinal, ninguém compra uma empresa com fins determinados. Também é possível que o posto hoje gerenciado por você já tenha passado por outras gerações da família.

Valores

É como você quer ser percebido pela sociedade, são os valores inegociáveis do seu posto. Se a identidade do seu posto está ligada à sustentabilidade, por exemplo, isto será algo percebido por sócios, funcionários e colaboradores.

O passo final para consolidar uma cultura organizacional no seu posto é justamente compartilhar essas diretrizes com os seus colaboradores. Assim, você criará um negócio independente, onde todos contribuirão para o seu desenvolvimento.

Gostou do artigo? Para mais dicas sobre gestão de postos de gasolina, clique aqui e cadastre-se em nosso site!

Tags:, , , , , , , ,

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM

    Quer saber mais?
    Solicite um contato