Coronavírus: ações que os postos de combustíveis podem tomar diante da pandemia

Coronavírus: ações que os postos de combustíveis podem tomar diante da pandemia

Coronavírus: ações que os postos de combustíveis podem tomar diante da pandemia

Após um ano do início da pandemia, os números de casos por coronavírus no país voltaram a crescer vertiginosamente. Por conta desse aumento, é necessário que os setores que precisam se manter funcionando, tomem medidas para tornar seguro o trabalho de seus colaboradores.

Isso não é diferente quando falamos de postos. Este é um setor essencial, pois proporciona combustíveis para diversos veículos importantes. O nosso ramo está em uma posição delicada e estratégica.

Portanto é preciso ficar de olho em ações para minimizar o risco do seu time e tornar o seu ambiente de trabalho seguro. Afinal, o contato com os clientes na hora do atendimento é grande, já que ele é feito de forma direta.

Continue a leitura e veja as principais ações que você precisa tomar neste período.

Fique atento às resoluções da ANP

Para evitar pânico desnecessário, a melhor recomendação é ouvir as autoridades no assunto. Então, o seu posto deve ficar sempre atento às recomendações da ANP em relação ao coronavírus.

Outra excelente fonte de informações neste momento é a da Fecombustíveis. Logo, fique sempre de olho nas novidades desses dois sites.

Durante o início da pandemia em 2020, a ANP divulgou uma resolução no Diário Oficial da União sobre os procedimentos que devem ser adotados neste período. Entre as mais importantes, o funcionamento desse tipo de estabelecimento entre às 7h da manhã até 19h da noite, de segunda-feira a sábado. Portanto, qualquer horário menor do que este, deve ser autorizado pela ANP.

De acordo com órgão, as medidas são válidas enquanto durarem as medidas temporárias de enfretamento da doença estabelecidas por estados e municípios. Por isso, fique atento aos decretos da sua região.

Já a Fecombustíveis elaborou uma série de medidas preventivas que você deve tomar com o seu time neste momento. O documento completo você acessa aqui ou continue a leitura e confira as principais orientações pontuadas.

Os cuidados necessários na pista 

Primeiramente é preciso pensar na segurança da sua equipe! Como a pista é um ambiente em que existe um contato direto com o público, a orientação é que os frentistas limitem o contato com os clientes.
São medidas que devem ser adotadas por sua equipe e clientes que passam por seu estabelecimento. Veja abaixo algumas dicas de como otimizar a higiene de seu time:

  1. Mantenha distância e os braços para trás na hora de abordar o cliente no veículo. Caso seja necessário pegar a chave do carro, deve ser evitado colocar as mãos na boca, olhos e nariz antes de higieniza-las novamente. Isso vale também na hora de manipular dinheiro ou cartão.
  2. Disponibilize próximo ao setor de atendimento papel toalha e álcool 70% para higienização.
  3. O certo é que o colaborador lave as mãos após cada atendimento. Logo, se houver a necessidade de um atendimento seguinte imediato, use o álcool 70% para uma higienização mais rápida. Após isso, na primeira pausa, lave as mãos com água e sabão.
  4. Os equipamentos de proteção são obrigatórios! Portanto, eles devem usar a máscara o tempo inteiro.
  5. A máquina de cartão também deve ser higienizada após cada pagamento, usando o álcool gel 70%. Os equipamentos do posto, como o bico de abastecimento e a bomba, também são higienizados a cada atendimento.

Uma boa dica aqui é passar nas máquinas plástico filme. Todavia, de tempos e tempos durante o dia, ele deve ser trocado. E claro, as medidas de higienização a cada atendimento devem permanecer.

Placas informativas 

Outro ponto que pode ajudar muito na segurança da sua equipe é fixar avisos próximos as bombas de segurança para os seus clientes. Bem como informando que o uso de máscara é obrigatório, mesmo dentro do carro.

Outra boa ideia é incentivar o pagamento por cartão ou aplicativos. Quem sabe até não criar algum tipo de promoção para incentivar a prática? Quanto menos contato a sua equipe tiver com os clientes, melhor!

Priorize a limpeza das áreas comuns

O gerente do posto deve ficar mais atento a limpeza das áreas comuns, especialmente aquelas em que existe uma movimentação de pessoas. Alguns bons exemplos são:

  • Banheiros;
  • Maçanetas;
  • Corrimãos;
  • Puxadores de portas;
  • Mesas;
  • Cadeiras.

Limpe os banheiros com uma regularidade maior do que a normal, também com água, sabão e álcool. Monte rotinas de limpeza, a cada hora, por exemplo. Atitudes como esta mantém  a limpeza adequada do ambiente.

Caso seu posto conte com áreas de conveniência, não se esqueça de disponibilizar álcool 70% para seus clientes em locais comuns. Contudo, também é importante criar espaçamento necessário entre cadeiras, caso conte com mesas na sua loja.

Outro ponto de destaque é que a loja precisa permanecer arejada. Por fim. incentive também os pagamento por aplicativos e cartão.

LEIA MAIS: Saiba utilizar a sua loja de conveniência a favor do seu posto na quarentena

Os cuidados com a área administrativa

Já em relação à área administrativa, os mesmos cuidados acima também se aplicam. Além disso, oriente o seu time a manter o distanciamento, lavar sempre as mãos e manter o ambiente higienizado.

Contudo, a maior recomendação dos órgãos de saúde se aplica neste caso: ficar em casa. Limite o espaço administrativo apenas a quem é essencial. O ideal é que todos os outros trabalhem em regime de home office.

É incentivado também o uso de ventilação natural. Portanto, caso sua área administrativa conte com ar condicionado, a preferência é manter as janelas abertas. O ar condicionado neste momento se tornou um grande vilão na proliferação do vírus.

Forneça equipamentos de proteção individual

Os postos de gasolina também devem oferecer para seus colaboradores os Equipamentos de Proteção Individual necessários, como máscaras e luvas.

Todavia,  é preciso orientar aos mesmos que não compartilhem itens pessoais, como talheres, pratos e copos. Caso exista uma copa ou refeitório, cada colaborador deve ter seus itens separados. Além disso, é necessário criar também neste ambiente distanciamento entre as cadeiras e mesas.

Oriente o seu time a sempre que utilizar um local, após as refeições, fazer a devida limpeza com álcool.

Dispense o colaborador em sinal de doença

Caso o colaborador apresente alguns dos sintomas de gripe ou resfriado, especialmente se for a febre ou dificuldade respiratória, você deve imediatamente dispensá-lo do trabalho durante o período de quarentena, que dura 14 dias.

É sua função também garantir que ele procure o devido atendimento médico para fazer os testes e o tratamento necessário. Por fim, garanta que ele procure um hospital ou um posto de atendimento.

Disponibilize álcool em gel 70%

Apesar de não substituir a lavagem das mãos com água e sabão, o álcool em 70% é essencial como alternativa para a higienização. Portanto, garanta que ele esteja disponível para os colaboradores a todo momento, em um local adequado.

Outra boa dica, é colocar nos banheiros papéis com as instruções oficiais do ministério da saúde de como lavar as mãos. Este panfleto da ANVISA é um ótimo exemplo de uma explicação bem completa e simples.

Não use o etanol para higienização

Ainda no início da pandemia, circulavam informações que afirmavam que o etanol combustível poderia ser usado em receitas caseiras de álcool em gel 70%. Contudo, o etanol não é eficiente contra o coronavírus e pode até ser tóxico.

O álcool em gel correto é um produto industrializado, regulamentado pela ANVISA e produzido especialmente para ser aplicado na pele humana. Portanto, como o etanol tem um uso completamente diferente, não oferece a mesma segurança e eficácia.

Ou seja, não se deve utilizar o etanol para higienização.

Cuide bem dos colaboradores

Por fim, é preciso deixar claro a importância dos cuidados com os colaboradores. Como gerente ou gestor de um posto, seu trabalho é garantir a segurança deles.

Então, o primeiro passo é com o público que está no grupo de risco. São pessoas de mais de 60 anos ou que tem alguma doença crônica, como a diabetes ou a hipertensão.

Se o colaborador tem pais ou avós que se enquadram neste grupo, é preciso pensar em alguma solução para limitar o seu contato.

Já caso o colaborador tenha um filho pequeno que está em casa por conta da paralisação nas escolas, os mesmos não devem ficar com os avós. Por isso, oriente os profissionais a entrarem em contato com a gerência para encontrar uma solução.

Também é importante não esquecer os direitos trabalhistas. Além disso, profissionais com qualquer doença tem o direito ao afastamento. Especialmente no caso de profissionais que fazem parte do grupo de risco.

Estas são algumas ações que os postos de combustíveis podem tomar durante a pandemia. Por fim, para ficar por dentro de todas as novidades, confira o nosso site e se cadastre para receber todas as notícias.

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Comentários (2)

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    giselda sousa

    |

    Muito bom as informações , obg

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    • Avatar

      quality

      |

      Olá, Tudo bem? ficamos felizes, Giselda
      Não se esqueça de se cadastrar em nossa newsletter para receber todos os conteúdos por e-mail. :)
      Grande abraço!

      Reply

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  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

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    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM