Conheça o hidrogênio verde: o combustível do futuro

Conheça o hidrogênio verde: o combustível do futuro

Conheça o hidrogênio verde: o combustível do futuro

Os carros elétricos têm ganhado cada vez mais espaço no mercado, mas apesar de tantos benefícios, a opção ainda é bastante salgada para o bolso dos brasileiros. Com a crescente onda de preocupação com emissão de gases que contribuem para o efeito estufa, alternativas estão sendo criadas para tentar driblar os malefícios de combustíveis fósseis. É aí que surge o hidrônio verde!

O que é o Hidrogênio Verde

Derivado de energia limpa, o hidrogênio verde pode ser retirado de fontes abundantes na terra, como a água. O formato de combustível pode ser utilizado para fornecer energia a veículos de grande porte, como por exemplo, aviões, navios e até indústrias.

Os carros são os maiores causadores de problemas climáticos no mundo. Só para se ter uma ideia, a emissão de gás carbônico na atmosfera oriunda da utilização de combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel, corresponde a 72,6% de todo o efeito estufa. Em contrapartida, apenas 30% de toda a população se utiliza do meio de transporte para se locomover.

O hidrogênio verde seria uma ótima forma de utilização para minimizar esses danos e dar um respiro para o meio ambiente.

De acordo com o grupo financeiro mundial, a Goldman Sachs, o mercado global do hidrogênio verde deve valer até 2050 mais de 11 trilhões de dólares. Instalações já estão sendo criadas em todo mundo e países como os Estados Unidos, China, Chile, África do Sul, Austrália, entre outros, já saíram na frente.

SAIBA MAIS:

Vantagens de se investir em energia solar no seu posto

CARROS ELÉTRICOS: O futuro dos postos de combustíveis

Vantagens do GNV e como adequar o seu posto e veículo

A importância do hidrogênio verde

Conter a emissão de gases do efeito estufa e reduzir a temperatura média do planeta virou prioridade mundial. Nesse sentido, diversos pesquisadores e governantes têm defendido a utilização do hidrogênio verde para “descarbonizar” a nossa economia.

Só para se ter uma ideia, o hidrogênio é uma das fontes mais abundantes hoje na terra. Ele pode ser encontrado na água, plantas, animais e até em nós, seres humanos. Entretanto, ele nunca é encontrado de forma pura no meio ambiente.

Diferente do dos combustíveis fósseis, onde para se tornarem aptos para uso precisam entrar em combustão, o hidrogênio verde se torna utilizável através de uma transformação eletroquímica, ou seja: por meio de um processo químico conhecido como eletrólise. Nesse método utiliza-se a corrente elétrica para separar o hidrogênio do oxigênio que existe na água, obtendo assim energia sem produzir dióxido de carbono na atmosfera.

Só para se ter uma ideia, a utilização do hidrogênio verde poderia acabar com a produção anual de 830 milhões de toneladas de CO2 produzido por combustíveis fósseis. Se formos focar apenas aqui no Brasil, o combustível pode ser empregado em refinarias e até no setor agrícola. Visto que hoje 80% dos fertilizantes utilizados no país são importados.

Além disso, outro ponto positivo é que hoje o hidrogênio é o elemento químico mais abundante na natureza e uma fonte de energia limpa que só emitiria vapores de água no ar.

O hidrogênio verde no Brasil

Engana-se quem acha que o país está ficando para trás na corrida da nova fonte de energia. Ainda em março de 2021, iniciou-se a construção da maior usina de hidrogênio verde do país no Ceará. O aporte da EDP Brasil é de 41,9 milhões de reais e a previsão é de que ela inicie seu funcionamento ainda em 2022. O Estado também está discutindo parcerias com o ITA, UFC e Embraer para produção do combustível para uso na aviação da região.

Na corrida pelo futuro, o Rio Grande do Sul também já sinalizou o interesse na produção de hidrogênio verde para suprir a indústria de fertilizantes e combustíveis. O estado já estuda parceria com empresas privadas e já fala até em exportação do produto.

De acordo com especialistas, por conta de sua posição geológica e privilegiada na terra, o Brasil tem grande capacidade de se tornar o líder mundial do combustível. Porém, existem grandes barreiras que precisam ser superadas. Como por exemplo, os custos, transporte, armazenamento e questões tecnológicas.

E você, animado(a) para essas novidades do mercado? Para ficar por dentro de mais assuntos como este, não se esqueça de nos acompanhar em nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM