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Como utilizar o marketing boca a boca nos postos de combustíveis?

Como utilizar o marketing boca a boca nos postos de combustíveis?

Como utilizar o marketing boca a boca nos postos de combustíveis?

Na era digital em que vivemos, quando uma pessoa tem uma dúvida ou quer saber mais sobre algum produto ou serviço, fazer uma pesquisa no Google já é um comportamento natural.

Mas no passado, quando não havia os buscadores de internet, como esse processo funcionava? Normalmente, buscava-se alguma referência com alguém próximo: família, amigos, colegas de trabalho, etc. Na prática, o chamado “boca a boca”.

O que é o marketing “boca a boca”?

Não há como negar que as relações humanas se modificaram. Mas será mesmo que o boca a boca não existe mais? Quem pensa dessa forma está enganado. Para as empresas, este tipo de marketing sempre será insubstituível.

Afinal, nada melhor do que você ouvir de alguém que você realmente confia que aquele produto ou serviço realmente é de qualidade. Neste cenário, como utilizar o marketing boca a boca nos postos de combustíveis?

O relacionamento com o cliente sempre será determinante no sucesso do seu negócio. Você já está ciente da importância da fidelização de clientes para o seu posto. Para começar, um cliente fiel possui um ticket médio maior (isto é, gasta mais em uma determinada compra).

Mas não é apenas isso: a partir dessa rede de clientes fidelizados, você terá simplesmente os melhores vendedores do seu posto de combustível.

Como estimular o marketing boca a boca

O cliente que se torna um “vendedor” carrega a bandeira da sua empresa: indica para mãe, pai, irmãos, primos, amigos e todos ao seu redor. Mas claro, para que isso aconteça, é preciso haver um estímulo. E o que fará diferença para estimular o marketing boca a boca do meu posto?

Atendimento de qualidade

Este é o fator diferencial para que o cliente não apenas retorne ao seu posto, como também trabalhe a seu favor fazendo um marketing gratuito fora dele.

Como os frentistas são os responsáveis pelo primeiro contato com o consumidor, é fundamental que esta abordagem seja feita de forma solícita e cordial, consciente dos serviços a serem oferecidos e da importância de oferecer a melhor experiência possível.

Redes sociais

As redes sociais são uma importante estratégia de marketing digital e que também estimulam o marketing boca a boca. Afinal, quanto mais pessoas você consegue alcançar, maior será a possibilidade de manter a sua marca viva na mente desses usuários, de forma que eles também divulguem o seu produto.

Para isso, claro, você precisa não apenas conhecer e atingir o seu público-alvo, mas também ter perfis ativos, que interajam com seus seguidores, perfis que melhorem a imagem da sua marca e, assim, conquistem mais clientes.

Tenha produtos de qualidade

Parece básico, mas para essa estratégia funcionar, obviamente, você precisa oferecer produtos e serviços de qualidade. Afinal, de nada vale oferecer um bom atendimento e ter uma estratégia efetiva nas redes sociais se você oferece no seu posto um combustível adulterado, por exemplo. Portanto, fuja da ilegalidade e mantenha transparência com o seu cliente.

Desta forma, não subestime a importância do marketing boca a boca. Seguindo esses passos, os seus clientes terão muitos motivos para falar bem do seu posto.

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  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
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  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

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    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM