Como garantir uma boa segurança patrimonial nos postos de gasolina?

Como garantir uma boa segurança patrimonial nos postos de gasolina?

Como garantir uma boa segurança patrimonial nos postos de gasolina?

Um dos maiores desafios da gestão de um posto de gasolina é a segurança patrimonial. Afinal, não é novidade que este tipo de estabelecimento tem estado sujeito às ações de criminosos, especialmente por conta de suas características (espaços abertos e grande fluxo de pessoas), além do próprio aumento da violência de uma forma geral na sociedade.

Neste sentido, há uma necessidade cada vez maior de zelar pela segurança não apenas dos clientes, mas também dos próprios colaboradores e da gestão em si. Logo, a segurança patrimonial configura-se como um tópico prioritário desde a instalação de um posto de combustível, sendo flexível às peculiaridades de suas respectivas cidades e rotinas diárias.

Diante dessa necessidade, como garantir uma boa segurança patrimonial nos postos de gasolina? Nós vamos mostrar o que pode te auxiliar neste desafio.

Plano de contingência e capacitação

A implementação de medidas de segurança é uma necessidade desde a elaboração do plano de gestão do estabelecimento. É indispensável, por exemplo, que o seu posto tenha um plano de contingência para situações desta natureza.

Isto significa que os seus funcionários devem ser treinados para identificar ações suspeitas e saber como agir neste tipo de situação. Em caso de assalto, por exemplo, é preciso estabelecer um roteiro de como os funcionários devem proceder.

Você pode determinar, a utilização de códigos secretos para que o alerta seja identificado. Ademais, é preciso instruir a equipe a jamais reagir e a quem entrar em contato para informar o ocorrido em seguida (polícia, seguro do posto, etc.).

É fácil compreender, portanto, que a capacitação dos funcionários é parte do processo de fortalecimento da segurança patrimonial. Esses procedimentos de segurança operacional devem envolver ainda outras instruções. Em São Paulo, por exemplo, é proibida a entrada de motoqueiros utilizando capacete. Outra medida de prevenção que já virou comum é instruir os pagamentos no caixa da loja de conveniência, o que obriga o condutor a descer do veículo.

Investimento em segurança patrimonial

Obviamente, a segurança patrimonial também demanda investimento. Especialmente para os postos que operam 24 horas por dia, ou em áreas de risco, a instalação de câmeras de segurança tornou-se praticamente obrigatória. Esse sistema de monitoramento costuma inibir ações criminosas e mesmo diante de um imprevisto, contribui para a identificação dos assaltantes.

Em conjunto com o sistema de câmeras, você pode utilizar placas de procedimentos que informam que o ambiente está sendo monitorado.

Além disso, a contratação de serviços de vigilância também deve ser considerada pela sua gestão. Afinal, por mais que exista um custo, a terceirização é muito melhor do que ficar a mercê da ação de bandidos.

Porém, na hora de contratar uma empresa de vigilância, certifique-se de que ela está em situação regular. Afinal, quem contrata serviço irregular também está sujeito a penalizações. Todas as empresas deste nicho devem ser reguladas pela Polícia Federal.

Seguindo essas dicas, você estará pronto para garantir a segurança patrimonial do seu posto de combustível!

Gostou das dicas sobre segurança patrimonial? Para saber mais, clique aqui e cadastre-se em nosso site!

Tags:, , , , , , , , ,

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM

    Quer saber mais?
    Solicite um contato