Como fazer uma precificação justa de combustíveis no seu posto

Como fazer uma precificação justa de combustíveis no seu posto

Como fazer uma precificação justa de combustíveis no seu posto

Engana-se quem acha que precificar os combustíveis em um posto é tarefa fácil. Diversas etapas compõem esse valor, dentre elas avaliações de preço de mercado, cálculos de margem e suposições de como os novos valores vão reagir perante a demanda.

Com preços tão competitivos nas bombas, é preciso ter cautela antes de colocar qualquer valor na pista. Afinal, preços muito altos podem espantar a clientela e valores muito baixos acabar deixando o seu posto no prejuízo.

No artigo de hoje, vamos te ensinar a como fazer uma precificação justa de combustíveis no seu posto e a como controlar os preços das bombas mesmo de longe. Boa leitura!

Entenda as estratégias de precificação de combustíveis

A precificação dos combustíveis em postos normalmente é feita de duas formas: por custos dos produtos x margem de lucro ou em cima de valores praticados na concorrência.

A utilização da primeira alternativa, que cruza dados de custos x margem de lucro dos produtos é um pouco mais complexa. É preciso ficar de olho e fazer uma análise minuciosa do seu Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), balanço patrimonial e fluxo de caixa para chegar a um valor que seja justo e ao mesmo tempo traga lucros para o seu negócio.

A segunda alternativa é a mais praticada, onde o posto em questão faz uma análise dos preços praticados na concorrência para poder montar o valor cobrado em suas bombas. Assim, com esse valor em mãos, é mais fácil de entrar na “briga” para ver quem vai levar o cliente.

Entretanto, montar a precificação de combustíveis no seu negócio não é tão simples assim, já que todos esses aspectos precisam ser colocados na balança antes de subir os preços nas bombas.

Abaixo separamos 3 dicas essenciais para você montar os valores de forma justa para você e para seus consumidores.

1 – Estude bem a concorrência

Não importa qual estratégia você criando para o seu posto, fazer uma análise de como os seus concorrentes estão se comportando na determinada situação é super importante.

Aqui é essencial que você veja de perto os preços que os outros postos estão praticando e se não existe uma variação muito grande de preços. Com essa informação em mãos, fica muito mais simples cobrar de forma justa o preço do seu produto e fazer uma análise se o valor é rentável ou não para o seu negócio.

2 – Fique de olho em seus gastos

Nem só de lucro vive um negócio! Portanto, para montar uma precificação justa é preciso colocar na ponta do lápis os custos operacionais que envolvem aquele produto. Dentre eles estão: valor pago, salário dos funcionários, logística, energia, depreciação de equipamentos e por aí vai.

Organize suas finanças para saber quanto isso tudo te custa mensamente e anualmente, assim, o processo de diluir os custos do seu negócio no preço do combustível se torna mais assertivo. Com esses dados em mãos fica muito mais fácil montar um valor de acordo com a sua realidade.

3 – Faça um controle de caixa assertivo

Você já deve ter percebido o quanto o controle financeiro está ligado a precificação dos combustíveis no seu posto. O fluxo de caixa é extremamente importante nessa jornada, por isso, é preciso fazer diariamente um controle de suas entradas e saídas.

Portanto, com ele, você consegue analisar se as suas entradas estão em harmonia com os custos do seu posto. Este pode ser um fator decisivo na hora de ajustar os valores nas bombas.

Conte com um sistema de gestão

Quando o assunto é a gestão do seu posto, não tem jeito! Um sistema em nuvem faz toda a diferença para manter tudo em dia.

Com o webPosto você consegue ter acesso a gráficos intuitivos do seu negócio. Além disso, é possível fazer a troca de preços diretamente nas bombas, gerenciar o seu estoque e contar com uma gestão financeira completa e totalmente simplificada. Sabe o que é melhor? Tudo isso você consegue acessar de onde estiver, em tempo real pelo seu aplicativo.

Além disso, as informações ficam armazenadas em nuvem. O que garante segurança nos seus dados e te dá mobilidade para gerenciar o seu posto de onde quiser.

Montar um valor justo para ser cobrado no seu posto pode não ser tão simples. Entretanto, com as ferramentas corretas o processo pode ficar mais fácil. Quer saber mais como podemos ajudar você nessa jornada? Então agende agora uma demonstração com nosso time de especialistas e tire todas as suas dúvidas. E para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo dos postos de combustíveis, não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais: Instagram e Facebook.

Tags:, ,

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM