Como aplicar o conceito de sustentabilidade nos postos de combustível?

Como aplicar o conceito de sustentabilidade nos postos de combustível?

Como aplicar o conceito de sustentabilidade nos postos de combustível?

A preservação dos recursos naturais é um dos principais desafios da sociedade contemporânea. E se no passado as empresas se mantinham alheias a essa questão, agora o cenário é diferente.

No segmento de postos de combustíveis, por exemplo, as atividades possuem interferência direta no meio ambiente. Desta forma, isso provocou a necessidade da criação de processos supervisionados por instituições públicas. Neste contexto, como aplicar o conceito de sustentabilidade nos postos de combustíveis? É o que você vai descobrir agora.

Compromisso e diferencial competitivo

Em primeiro lugar, a sustentabilidade não deve ser considerada como uma obrigação e sim como um compromisso com o planeta e as gerações futuras. Logo, mais do que respeitar a lei, a bandeira do desenvolvimento sustentável também pode ser incorporada à cultura organizacional do seu posto.

No passado, existia um mito de que sustentabilidade e lucratividade jamais poderiam caminhar juntos. Hoje, está comprovado que as coisas não funcionam dessa forma. Pelo contrário: as empresas começaram a compreender a mudança do perfil do consumidor, o que envolve, entre outros fatores, a criação de uma consciência ambiental. A relação atual entre público e marca vai além da compra e venda, as pessoas querem se aliar a marcas que compartilham os seus valores.

É fácil perceber que, desta maneira, a sustentabilidade também se configura como um diferencial competitivo para os postos de gasolina.

Como aplicar a sustentabilidade no meu posto?

Em primeiro lugar, o gestor precisa ter a compreensão de como as atividades do seu posto afetam o meio ambiente.

Os potenciais impactos são devastadores. O manejo incorreto de produtos químicos pode provocar incêndios e explosões – ademais, essas substâncias também prejudicam a qualidade do ar respirado. O descarte incorreto do óleo pode contaminar os solos e lençóis freáticos. Já os ruídos na pista provocam poluição sonora nas comunidades vizinhas.

Inúmeros exemplos poderiam ser citados, mas vamos nos ater ao fato de que o gestor precisa conhecer os riscos ambientais da atividade no seu posto e criar um plano para minimizá-los.

Esse compromisso é assumido a partir do momento que o posto de combustível adota a gestão ambiental. Essa gestão determina processos bem definidos para minimizar esses impactos, entre os quais podemos citar como exemplo: treinamento adequado dos funcionários; construção de um local para armazenamento dos produtos; destinação correta de efluentes; medidas preventivas contra incêndios e explosões; e desenvolvimento de um plano de emergência.

Além das questões peculiares que envolvem a atividade exercida nos postos, é preciso lembrar que a sustentabilidade pode ser efetivada a partir de ações simples. O reuso da água de lavagem a partir do aproveitamento da água da chuva é uma prática a ser considerada. Convém ainda trocar a iluminação do posto para lâmpadas LED, utilizar sensores de presença nos banheiros, aproveitar a ventilação natural, entre outras possibilidades.

Quando a sustentabilidade está incorporada à cultura organizacional do posto, o engajamento para a adoção das boas práticas é mais efetivo e o seu público perceberá com mais clareza o seu compromisso com o meio ambiente.

Gostou das dicas? Clique aqui e cadastre-se em nosso site agora mesmo!!

Tags:, , , , , , , ,

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM

    Quer saber mais?
    Solicite um contato