Combustíveis: Quais são os tipos e as diferenças de cada um

Combustíveis: Quais são os tipos e as diferenças de cada um

Combustíveis: Quais são os tipos e as diferenças de cada um

Nosso país depende de combustíveis para funcionar. Aqueles que nos levam para todo lugar, que fazem nossos veículos funcionar e que transportam a nossa produção por todo o Brasil e para o exterior são extraídos do fundo da Terra ou produzidos através de plantas. Neste texto você conhecerá mais sobre os combustíveis, seus tipos e diferenças. Confira!

Combustíveis Fósseis

Boa parte dos combustíveis utilizados nos veículos vem das profundezas da Terra: os combustíveis fósseis, feitos à base de petróleo. O petróleo é, na verdade, um composto líquido inflamável que se formou a partir da decomposição e da fossilização de seres vivos – animais e plantas – que viveram há milhares de anos em nosso planeta.

Com o passar do tempo, eles foram cobertos por camadas de terra, pedras e outras substâncias, tornando-se fósseis líquidos armazenados a vários quilômetros de profundidade na Terra, sob camadas de solo ou de mar.

Do petróleo resulta a gasolina, o diesel, o GNV, o gás de cozinha e outros compostos tão úteis ao nosso dia a dia.

Diesel

O Diesel é o combustível fóssil cuja combustão dá mais potência ao motor. Por isso, motores grandes, que exigem mais torque, utilizam o diesel, como ônibus, caminhões, trens, pick-ups e outros veículos.

Os tipos de diesel mais comuns nos postos de combustível são o S10 e o S500 (Diesel comum). Os números que acompanham o “S” dizem respeito à quantidade de enxofre presente na fórmula do combustível, além disso, o Diesel comum não costuma apresentar aditivos em sua composição.

Para veículos fabricados até 2012, recomenda-se o S500. Para motores mais novos, é recomendado o uso de diesel S10, que é menos poluente para a atmosfera.

Gasolina

A gasolina é um combustível fóssil também derivado do petróleo. Embora tenha um desempenho de potência menor do que o diesel, a gasolina libera mais energia em sua combustão, permitindo que o motor reaja mais rapidamente, tendo como desvantagem em relação ao diesel sua eficiência (permite um motor mais rápido, porém menos econômico).

É o combustível usado pela maioria dos veículos de passeio e seu desempenho depende da quantidade de Octano em sua composição (por isso o termo octanagem). Nos postos, você irá encontrar dois tipos de gasolina:

Gasolina comum: combustível sem aditivos, apenas acrescido de uma porcentagem de álcool.

Gasolina Aditivada: combustível aditivado com substâncias que ajudam a proteger o motor, limpar bicos injetores e produzir menos poluentes.

Etanol

O etanol, diferentemente dos combustíveis anteriores, não tem origem fóssil, mas vegetal. No Brasil, é produzido principalmente a partir de cana de açúcar.

O etanol possui um desempenho de combustão menor do que os combustíveis fósseis, mas apresenta como vantagem o seu custo reduzido quando comparado à gasolina. O carro faz menos quilômetros por litro, mas ao depender do valor da gasolina, o etanol pode ser a melhor opção. Ecologicamente falando, é o combustível mais sustentável. Com a popularização dos motores “flex”, o proprietário tem mais opções para abastecer.

Quer saber mais sobre combustíveis? Acesse hoje mesmo o nosso site e cadastre-se!

Tags:, , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM

    Quer saber mais?
    Solicite um contato