CARROS ELÉTRICOS: O futuro dos postos de combustíveis

CARROS ELÉTRICOS: O futuro dos postos de combustíveis

CARROS ELÉTRICOS: O futuro dos postos de combustíveis

Não é de hoje que o assunto carros elétricos têm ganhado espaço em nosso meio. Em várias partes do mundo esta nova modalidade de veículo tem se popularizado. De acordo com uma pesquisa sueca sobre venda de carros em 80 mercados diferentes, foram 3.2 milhões de unidades vendidas somente em 2020 em todo mundo. Um aumento de 43% se compararmos o mesmo período no ano anterior.

Os famosos carros verdes têm se destacado também no mercado brasileiro e daí vem a seguinte pergunta: o seu posto já está se preparando para esta nova modalidade de “combustível”?

Continue a leitura e entenda mais sobre essa forte tendência de mercado e como adaptar o seu negócio para o futuro.

Os carros elétricos e o mercado brasileiro

A preocupação com o meio ambiente é um assunto que vem ganhado espaço no mundo. Os combustíveis fósseis, como por exemplo o petróleo, tem sua grande parcela de culpa no efeito estufa. Buscar alternativas para diminuir as emissões de gases por meio das queimas desses fósseis virou uma realidade.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Ipsos em 2019, a “The Future of Mobility”, 49% dos brasileiros entrevistados afirmaram que o principal atrativo dos carros elétricos era a menor emissão de gases poluentes.

A frota desse modelo de veiculo no país ainda é pequena. Cerca de 45 mil carros elétricos circulam pelo nosso território. Isso equivale a 1% da nossa frota total – de acordo com a ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos). Apesar disso, este é um modelo que tem ganhado espaço e postos pelo país já estão se adaptando. Entre 2019 e 2020 as vendas desse tipo de veiculo no país cresceram 66,5% – recorde de vendas de modelos híbridos no Brasil. São quase 20 mil veículos como este circulando no mercado.

Apesar disto, não são muitos os lugares que disponibilizam recarga desse tipo pelo país.  De acordo com a Electricus, empresa especializada em infraestrutura de recarga para veículos elétricos – hoje temos cerca de 500 pontos de recargas em rodovias, shoppings e postos de combustíveis em nosso território.

Para otimizar essa questão, a EDP Brasil – empresa de distribuição de energia que atua em onze estados – promete triplicar os pontos de carregamento no Brasil até 2022. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o investimento ultrapassa os 50 milhões de reais. Como resultado, a intenção é interligar a capital paulista ao interior e a outras capitais, formando um corredor com mais de 2.500 quilômetros de extensão.

webposto e meu posto app

Vantagens e desvantagens do modelo

Como tudo nessa vida, os carros elétricos possuem vantagens e desvantagens. Portanto listamos os principais pontos que os consumidores precisam ficar atentos caso estejam pensando em adquirir esse tipo de veículo. Confira abaixo duas vantagens e duas desvantagens do modelo de transporte.

Principais vantagens:

Não são poluentes

Somente na maior metrópole brasileira, os carros são responsáveis por quase 73% da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera – tudo isso transportando apenas 30% da população de São Paulo.

Em contrapartida, os carros elétricos não possuem motores a combustão, ou seja, não andam por aí soltando fumaça como veículos normais.

Manutenção barata

Me responde essas perguntas: tem medo de superaquecimento do motor? Além disso preocupações com troca de óleo, água e com a correia te tiram o sono? Com os elétricos isso não é problema!

E quando o assunto é abastecimento, o resultado é ainda melhor. Afinal, o custo por quilometro rodado é três vezes mais em conta que aqueles veículos que utilizam combustíveis fósseis.

Principais desvantagens:

Valor alto dos modelos

Atualmente, enquanto um veículo a combustão paga 7% de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), o valor chega até a 18% nos veículos elétricos no país. Com a carga tributária alta, o valor deste tipo de transporte é pesado.

Em 2021, o modelo mais barato encontrado no mercado brasileiro pode custar R$130 mil, podendo chegar à bagatela de R$452 mil.

Nível de autonomia baixo

Hoje a maior malha de postos de recarga de carros elétricos do país está concentrada em São Paulo e corresponde a 50% dos eletropostos. Então se você não mora perto de grandes centros, adquirir o utilitário pode não ser uma boa ideia.

Atualmente, este tipo de veículo promete rodar cerca de 400km em condições ideais por bateria. Em suma, situação que pode ficar complicada em viagens longas.

Carros elétricos e os postos de combustíveis

Se renovar é uma prática que qualquer comércio precisa exercer diariamente. Isso não muda de figura quando falamos em postos de combustíveis. A verdade é que ainda vai se passar algum tempo até que de fato, os elétricos estejam consolidados no mercado. Entretanto, isso não é desculpa para deixar o assunto de lado, não é mesmo?

Assim como é interessante que você busque alternativas de atrair novos clientes com serviços extras no seu negócio, o mesmo acontece com esta nova parcela de transporte.

Em São Paulo a adequação já é uma realidade! A Lei n° 17.336 passa a obrigar que novos empreendimentos construídos na região contem com postos de recarga.

Portanto, fique de olho na sua região e procure se informar sobre a adequação do seu posto a recarga de veículos elétricos com os órgãos responsáveis, como a ANP.

Vamos aproveitar para inovar? Afinal, a sua oportunidade está batendo na sua porta!

Para ter acesso a conteúdo como esse, não se esqueça de assinar nossa newsletter e baixar nossos materiais gratuitos.

Tags:, , ,

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM