fbpx

Armazenagem de combustíveis: entenda como esse processo é feito

Armazenagem de combustíveis: entenda como esse processo é feito

Armazenagem de combustíveis: entenda como esse processo é feito

Estabelecimentos que trabalham com venda e armazenagem de combustíveis devem estar sempre atentos às práticas de segurança.

Existem diversas normas e regras que devem ser seguidas por postos de gasolinas e distribuidoras de combustíveis para garantir a segurança de funcionários e clientes.

Por isso, para assegurar a preservação do meio ambiente, uma vez que esse tipo de substância pode ser muito prejudicial a todos e altamente inflamável, quando não armazenado e manipulado corretamente.

É possível armazenar combustível em ambiente domiciliar?

Apesar de muitos brasileiros recorrerem aos galões de gasolina para estocar o produto em casa em épocas de desabastecimento, essa prática é muito perigosa e, portanto, irregular. Por isso, no Brasil, armazenar combustíveis em casa sem uma licença para tal constitui crime, conforme as leis 8.176/91 e 9.605/98.

Ao possuir um produto altamente inflamável em casa sem as condições devidas de ambientação, manipulação e armazenagem, você está botando em risco a segurança de toda a comunidade à sua volta.

Quais são as opções de sistemas de armazenamento de combustíveis?

Além de proporcionar segurança, o armazenamento de combustíveis deve buscar a preservação da qualidade do produto e minimizar perdas. Os tipos de armazenamento se dividem entre o armazenamento acima do solo e o armazenamento subterrâneo.

O procedimento a ser utilizado vai depender do tipo de negócio e de seus objetivos. Seja acima ou abaixo do solo, o armazenamento requer o uso de tanques adequados para conservar esse tipo de substância.

Tanques subterrâneos

Os tanques subterrâneos são muito utilizados por postos de gasolina. Nesse caso, o tanque fica completamente enterrado e tem conexões com as bombas, uma estrutura exterior, acima do solo, utilizadas diariamente pelos funcionários para abastecer carros.

Essa forma de armazenamento é vantajosa por não ocupar muito espaço, uma vez que os tanques ficam de fato abaixo do solo, ocupando uma área que não seria utilizada normalmente.

Além disso, o perigo de incêndio é minimizado, visto que a terra impede a entrada de oxigênio, de maneira a inibir o processo de combustão.

Outra vantagem é que a terra protege o tanque de condições climáticas potencialmente prejudiciais à substância e à estrutura.

Tanques acima do solo

Os tanques acima do solo são bastante utilizados por distribuidoras, pois é necessário realizar o transporte dos reservatórios frequentemente. Por isso, esses reservatórios são também utilizados pela indústria química, na qual há a constante manipulação de combustíveis.

Dentre as vantagens do armazenamento em tanques acima do solo, é possível citar o custo reduzido de manutenção e instalação da estrutura em relação aos tanques subterrâneos, que requerem trabalho extra.

Outra vantagem está no fato de que um tanque acima do solo é visível e, portanto, quaisquer irregularidades ou vazamentos são facilmente notáveis e podem ser resolvidos rapidamente.

Você tem interesse em soluções na área de controle e armazenagem de combustíveis e de automação comercial ou ficou com alguma dúvida? Acesse o nosso site e cadastre-se para receber mais informações.

Tags:, , , , , , , , ,

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM