8 consequências que a adulteração de gasolina pode trazer para o posto

8 consequências que a adulteração de gasolina pode trazer para o posto

8 consequências que a adulteração de gasolina pode trazer para o posto

Apesar da fiscalização da ANP (Agência Nacional de Petróleo), com o Programa de Monitoramento de Qualidade de Combustíveis, ainda existe adulteração de gasolina, ação que pode trazer algumas consequências para um carro e para um posto. Descubra aqui 8 delas.

O perigo de se adulterar gasolina?

A gasolina pode ser adulterada para que renda mais e, assim, possa gerar mais dinheiro, mesmo a um preço mais baixo. Não é toda substância que pode ser misturada à gasolina, mas, nessas práticas ilegais, costumam-se usar etanol, óleo diesel, querosene, aguarrás e solvente para borracha.

Só para ilustrar, podemos dizer que é possível misturar etanol com gasolina, mas, de acordo com a ANP, só se pode ter álcool etílico em até 25% do volume total. Quanto se adiciona mais do que isso, é considerado adulteração, o que cria uma mistura “pobre” de ar/combustível ao motor, causando menor dirigibilidade e outros problemas.

A mistura de óleo diesel à gasolina não pode exceder 2%. Sob luz ultravioleta, é possível perceber a adulteração, que pode causar falhas na aceleração, detonação em baixas rotações e outros problemas. Dá para perceber, então, como a mistura dessas substâncias é prejudicial aos carros.

8 consequências que a adulteração de gasolina pode trazer para o seu posto

É preciso tomar muito cuidado ao receber combustíveis, pois, mesmo que o posto não tenha intenção de adulterá-los, a adulteração pode já ter vindo da distribuidora. E não importa, no fim das contas, quem tenha adulterado: a culpa recairá sobre o posto.

São 8 as consequências que a adulteração de gasolina pode recair sobre um posto de combustível. Confira essas consequências abaixo.

1. Multa

Em primeiro lugar, é possível haver multa, o que pode ser considerado o menor dos danos que um posto de gasolina pode sofrer. Mas a multa por si só já é um problemão, uma vez que pode ir de R$ 20 mil até R$ 5 milhões.

2. Apreensão

Além da possibilidade de sofrer multa, um posto que distribui gasolina adulterada pode sofrer com a apreensão de bens e produtos que possui.

3. Perda de produtos

Em terceiro lugar, é possível que haja o perdimento desses produtos apreendidos.

4. Registro cancelado

A quarta consequência de adulterar ou vender gasolina adulterada é ter o seu registro do produto cancelado com a ANP.

5. Fornecimento

O posto de gasolina ainda pode ser impedido de receber fornecimento de produtos.

6. Suspensão

A sexta consequência é a suspensão temporária, total ou parcial da permissão de funcionamento do estabelecimento ou da instalação.

7. Cancelamento do registro

É possível que o posto em questão sofra também com o cancelamento do registro de recebimento ou instalação.

8. Impedimento de atividade

E a última consequência, por fim, é de que o posto que vende gasolina adulterada pode sofrer a revogação da autorização para exercer suas atividades.

Como você pode ver, as consequências para essa atitude em seu posto, mesmo que vocês não sejam culpados, podem ser catastróficas. Felizmente, hoje já existem alguns dispositivos que fazem a análise rápida do combustível para saber se ele está ou não adulterado.

O webPosto, é uma solução para postos de combustíveis e conveniências que sofrem com problemas de gerenciamento e automação comercial. Se você precisa de uma solução do tipo, faça o cadastro e acesse nosso site.

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM