5 vantagens de um programa de fidelidade para postos
O que faz um consumidor escolher uma empresa ao invés de outra? É um conjunto de fatores, claro. E quando falamos de postos de gasolina, onde os preços praticados e os serviços oferecidos são muito parecidos, a resposta é ainda mais complexa. Mas, em geral, o segredo mora no relacionamento com o cliente. Neste contexto, a qualidade do atendimento é fundamental para que o cliente sempre abasteça no seu posto.
Porém, é possível estreitar mais este relacionamento. É preciso fazer com que este cliente tenha certeza de que está tendo vantagens em comprar no seu estabelecimento, e uma das estratégias mais efetivas é instituir um programa de fidelidade, aquele em que o cliente acumula pontos a cada compra e troca por prêmios – em geral, descontos em produtos ou serviços no próprio posto.
Este tipo de ação pode ser um grande diferencial e pode levar o seu negócio a colher bons frutos. Por isso, nós vamos te mostrar cinco vantagens que um programa de fidelidade traz para os postos de gasolina. Confira!
Programas de fidelidade para postos bandeirados ou não
Antes de mais nada, vamos conhecer os principais programas disponíveis hoje no mercado? Para proprietários de postos de combustíveis que buscam fidelizar seus clientes existem opções para postos bandeirados ou não, como por exemplo, o Petrobras Premmia, Ipiranga Km de Vantagens, Shell Box, BR Mania, AME Já, ClubPetro e Meu Posto.
Cada um deles oferece vantagens exclusivas e podem ajudar a atrair e manter clientes fiéis, além de melhorar a gestão do negócio. Confira um pouco de cada um:
Petrobras Premmia: um dos maiores programas de fidelidade do mercado, que permite acumular pontos a cada abastecimento e trocar por descontos em produtos e serviços, além de milhas aéreas.
Ipiranga Km de Vantagens: programa de fidelidade da rede Ipiranga, que oferece vantagens como descontos em produtos e serviços, troca de pontos por milhas aéreas e outros benefícios.
Shell Box: programa de fidelidade da Shell, que permite acumular pontos a cada abastecimento e trocar por descontos em combustível e outros produtos.
BR Mania: programa de fidelidade da rede BR, que oferece descontos em produtos e serviços, além de pontos que podem ser trocados por produtos, combustível ou milhas aéreas.
AME Já: um programa de fidelidade da AME Digital, que oferece cashback em compras em postos de combustíveis parceiros.
ClubPetro: programa de fidelidade exclusivo para postos de combustíveis independentes, que oferece benefícios como descontos em produtos e serviços, além de treinamentos e suporte para gestão do negócio.
Meu Posto: programa de fidelidade que permite acumular pontos a cada abastecimento em postos cadastrados, podendo ser trocados por produtos, serviços ou combustível.
Esses são apenas alguns exemplos de programas de fidelidade disponíveis no mercado de postos de combustíveis. É importante avaliar qual programa se adequa melhor às necessidades do posto e dos clientes que passam pelo seu negócio para aumentar a satisfação e o retorno sobre o investimento.
Vamos agora falar das principais vantagens de se incluir um programa de fidelidade no seu negócio?
Motivação e fidelização dos clientes
Parece óbvio, claro. Se o programa é de fidelidade espera-se, de fato, que haja uma maior fidelização de clientes! Mas o “pulo do gato” não é esse: a questão é que você será capaz de fidelizar cada vez mais investindo cada vez menos, o que terá impacto direto na métrica do Custo de Aquisição por Cliente (CAC).
A consequência é simples: o cliente se sentirá cada vez mais motivado a comprar no seu posto. Mas não se engane em achar que apenas um programa de fidelidade vai resolver todos os seus problemas!
Para que esta estratégia dê certo é preciso contar com um bom treinamento da sua equipe e qualidade no atendimento. Lembre-se que hoje os clientes buscam mais que bons preços, eles buscam conexão e valor em suas compras.
Aumento do ticket médio
Este item está totalmente correlacionado ao anterior. Sabemos que um cliente fidelizado gasta mais em relação ao comum, portanto, haverá um aumento no ticket médio.
Essa métrica representa o valor médio gasto por cada cliente em uma compra. E como este consumidor precisará abastecer mais para acumular os pontos até ganhar o seu prêmio, ele certamente o fará. A retenção de clientes terá um impacto significativo nas vendas.
E se você quiser potencializar ainda mais esta estratégia, invista também em serviços no seu posto. Uma conveniência atrativa, um espaço com lojas diferenciadas como troca de óleo, lava jato, barbearia e etc. podem te ajudar na jornada de fidelização.
Hoje em dia é comum vermos um movimento de valorização do tempo. Logo, se o seu cliente encontra serviços que ele precisa no seu espaço, ele economiza em um bem muito valioso: a perda de tempo de deslocamento.
Marketing boca-a-boca
Nós sabemos que está cada vez mais difícil investir em marketing tradicional. As propagandas em TV e no rádio possuem preços exorbitantes.
No entanto, seu posto precisa ser divulgado e esta é uma oportunidade de ouro: um bom programa de fidelidade favorece o marketing boca-a-boca.
Ou seja, a partir do momento em que o cliente se sentir satisfeito com os benefícios, ele indicará para outras pessoas, iniciando um ciclo de divulgação gratuita valiosíssimo para a sua marca.
E claro, não se esqueça de divulgar também nas redes sociais! Elas são uma importante ferramenta e podem ajudar na propagação da sua campanha.
SAIBA MAIS:
Redes Sociais: Como utilizá-las a favor do seu posto de combustível?
5 estratégias de marketing para aumentar as vendas no posto
Fortalecimento de marca: a importância de construir uma para o seu posto de combustível
Fidelização de clientes: Como fazer isso nos postos de combustíveis?
CASHBACK: Fidelize clientes com esta modalidade de pagamento
Banco de dados
Conhecer o seu cliente a fundo é imprescindível para que as suas estratégias sejam efetivas. E o seu programa de fidelidade pode te ajudar: incentive a realização de cadastros para colher informações sobre os seus consumidores.
A partir delas, você saberá não apenas para quem está falando, mas também como pode orientar sua campanha de acordo com o que foi analisado.
Diferenciação da concorrência
Se isso era visto como uma dificuldade, agora não é mais! Quanto mais você inovar na recompensa, maior será a diferenciação do seu serviço. Portanto, construa um bom relacionamento e dê um salto no seu negócio.
Ferramenta de gestão como aliada
Uma forma de mensurar resultados de suas ações e tomar decisões mais assertivas no seu negócio é contar com um sistema de gestão.
Com a ferramenta correta você consegue, por exemplo, ver os dias de maior movimento ou não na sua pista, produtos com grande rotatividade e muito mais. Assim fica muito mais fácil pensar em ações que chamem atenção da clientela.
No webPosto você conta com uma exclusiva ferramenta de monitoramento, onde é possível criar os índices que quer ficar de olho para facilitar na sua tomada de decisões. Tudo isso em uma interface totalmente personalizável e de fácil assimilação.
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