fbpx

5 dicas para os postos de combustíveis garantirem a segurança da equipe

5 dicas para os postos de combustíveis garantirem a segurança da equipe

5 dicas para os postos de combustíveis garantirem a segurança da equipe

Em tempos de pandemia o foco é reduzir a propagação do coronavírus (Covid-19), não é mesmo?  Mas, com o funcionamento dos estabelecimentos, não podemos esquecer a segurança da equipe na rotina de trabalho.

Há riscos característicos aos processos e ao produto em si. Dessa maneira é de responsabilidade do proprietário do posto de combustível prezar por seus colaboradores e pelo cumprimento dos procedimentos estabelecidos.

A legislação exige a disponibilização de algumas ferramentas, mas o treinamento, orientação e investimento. São a melhor forma de prevenir acidentes que podem ser fatais.

Por isso, neste artigo listamos 5 dicas para os postos de combustíveis garantirem a segurança da sua equipe, de modo que a operação seja realizada de forma otimizada e que diminua os riscos. Confira!

Como garantir a segurança da equipe?

Informe o seu cliente e funcionário

As placas informativas têm um propósito de existirem e serem obrigatórias. Elas servem para criar regras que garantem a segurança de todas as pessoas que estão no posto de combustível, tanto clientes quanto funcionários.

Explique ao seu cliente a necessidade de desligar o motor ao abastecer o carro e coloque placas de proibido fumar em todo o estabelecimento, até mesmo no estacionamento, se houver. Lembre-se que o seu produto é extremamente inflamável.

Disponha de extintores de incêndio ABC

Você sabe que a classificação dos extintores de incêndio informa o seu tipo de uso, mas qual é o ideal para os postos de combustíveis?

O ideal a ser utilizado é o extintor com Pó Químico com selo ABC. Por exemplo, ele serve para apagar focos de incêndio em materiais como papéis e madeiras, além de ser muito eficientes em combustíveis, líquidos inflamáveis e instalações elétricas.

O uso do Pó Químico é recomendado, pois é capaz de isolar os materiais, impedindo que o fogo se alastre pelo entorno do foco, e além disso consegue abafá-lo.

Oriente o seu funcionário a maneira correta de usar, e sempre tenha mais de um extintor à disposição.

Automatize o seu posto

Algumas pessoas veem a automação apenas como uma forma de reduzir custos, no entanto, ela serve também para otimizar a rotina da sua empresa e facilitar a vida do seu colaborador.

Através de recursos tecnológicos é possível automatizar as bombas de combustível de modo que o frentista não precise mais ficar ao lado cuidando do volume servido. Isso evita que ele inale gases tóxicos, e em caso de explosão, estará a uma distância que oferece menos riscos à sua vida.

Certifique-se da origem dos seus produtos

Combustíveis em geral possuem legislações rígidas que são passíveis de sanções judiciais severas em caso de adulteração. Além disso, você precisa conhecer o seu fornecedor e atestar a qualidade do produto constantemente para garantir que ele é seguro e eficiente.

Proteja o seu funcionário

Com o aumento da criminalidade, esse é um tópico que não podemos deixar de falar. Postos de combustíveis adotam horários de funcionamento que antecedem o nascer do sol e fecham altas horas da noite, e ainda tem aqueles que trabalham 24h.

Além disso, esses horários representam um grande risco aos seus colaboradores quando nos referimos a assaltos, mas é claro que isso também pode acontecer à luz do dia.

Invista em câmeras de segurança e se possível uma seguradora para garantir que, na pior das hipóteses, o seu funcionário está 100% protegido.

A segurança de um posto de combustível é essencial para manter o bom funcionamento do negócio. Além do engajamento da equipe que se sente protegida para desempenhar as suas funções. Comece agora mesmo.

Gostou desse artigo? Acesse a nossa página para mais conteúdos como esse e venha conhecer a plataforma para gestão de postos de combustíveis que está mudando a forma como esses estabelecimentos funcionam.

Tags:,

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM