5 dicas para melhorar o processo de vendas do seu posto de combustível

5 dicas para melhorar o processo de vendas do seu posto de combustível

5 dicas para melhorar o processo de vendas do seu posto de combustível

O posto de combustível ter qualidade não significa que necessariamente terá alta quantidade de vendas. A qualidade é primordial, porém, não funciona de forma isolada, é preciso um conjunto de ações para melhorar o processo de vendas do seu posto.

Quanto mais estratégias você estabelece, mais aumentam as chances de conquistar pessoas. Principalmente se pensamos na concorrência existente nesse tipo de mercado. É fundamental oferecer um diferencial que ajude a conquistar e fidelizar mais clientes.

Você sabe como fazer isso no seu negócio? Então confira essas cinco dicas que selecionamos para melhorar o processo de vendas do seu posto de combustível!

Como melhorar o meu processo de vendas?

1. Qualidade acima de tudo

Oferecer qualidade ao seu cliente é uma obrigação, não se esqueça de que é um mercado competitivo e você precisa garantir o seu produto. Só o fato de que o seu estabelecimento é reconhecido por ter qualidade já contribui para divulgação entre as pessoas.

O atendimento também precisa ser o melhor, então, mantenha uma equipe treinada para atender aos seus clientes com excelência. Verifique ou tenha alguém de confiança para checar o retorno dos clientes quanto ao modo como foram recebidos. Isso pode determinar a volta ou ou não dessas pessoas como clientela.

E o mais importante de tudo: invista sempre em treinamento! O aperfeiçoamento da equipe é uma ótima forma de motivar a todos, por isso, faça treinamentos constantes. Como por exemplo, palestras, cursos, workshops e outros tipos de treinamentos mostram o quanto a sua empresa se preocupa em manter todos atualizados.

2. Tenha uma identidade marcante

O seu posto precisa ter um nome e uma marca que fique na mente dos clientes. Sendo assim, invista em material de divulgação e em identidade visual. Essas ações, ligadas à uniformização dos funcionários, ajudam a trazer mais profissionalismo ao seu posto.

Os postos com bandeira já possuem uma identidade visual, estabelecida pela distribuidora. Por outro lado, os postos sem bandeira ou bandeira branca podem criar sua identidade própria. Portanto, quanto mais se destacam melhores serão os resultados

Com apoio de um profissional da área de publicidade e marketing é possível definir a paleta de cores e as melhores fontes para compor esse novo layout. Quer saber tudo sobre o assunto? Baixe nosso material gratuito no banner abaixo

3. Saiba os preços do mercado

Esse é um ponto super importante na sua estratégia! Visite outros postos e lojas concorrentes, analise a disposição dos produtos, o que é comercializado e o que você acredita ser o mais vendido.

É muito relevante que você faça uma pesquisa de preços em seus concorrentes. De forma periódica, essa estratégia ajuda a saber os valores atuais do mercado e saber a sua posição em relação a eles. Os valores variam e os donos de postos precisam estar atentos a isso. Com esse mapeamento em mãos, tenha a certeza de que você já está um passo à frente da concorrência!

Na hora de escolher um local para o abastecimento, muitos clientes priorizam o preço do combustível. Então, alterações mínimas podem fazer a diferença na hora de ganhar uma venda.

4. Capriche na sua loja de conveniência

Não deixe de ter uma loja de conveniência em seu posto. Por certo ela é uma atração muito procurada pelos clientes e pode ajudar a atrair as pessoas.  É importante saber o que mais os consumidores compram em sua loja e região. Portanto, faça pesquisas e invista em produtos diferenciados.

Uma ótima pedida de produto para sua loja é focar no público infantil, que sempre passa por lá com os pais ou responsáveis. Balas, chocolates, sorvetes, biscoitos, etc., são uma ótima opção! Principalmente aqueles mais diferentes ou importados, que não são encontrados com muita facilidade em mercados.

E por que não apostar em combos de vendas? Aquela promoção especial de bebida e salgado, por exemplo, sempre faz sucesso! Isso aumenta (e muito) as vendas da sua loja.

Além de chamar a atenção para aqueles que desejam comprar algo específico, pode trazer mais interesse em serviços do posto, como por exemplo, a troca de óleo.

É importante também criar estratégias para a sua loja, como uma extensão do seu posto. Então, trazer qualidade, promoções e caprichar na aparência são atitudes fundamentais.

SAIBA MAIS:

Melhores práticas para atrair mais clientes para a sua loja de conveniência

Vendendo mais: O que não pode faltar na sua Loja de Conveniência?

EBOOK: O passo a passo da Conveniência de sucesso

5. Ofereça promoções e vantagens

Para conquistar de vez a clientela, não perca a chance de oferecer promoções e vantagens para aqueles que escolhem o seu estabelecimento. As vantagens ajudam a manter um relacionamento com o cliente, como por exemplo, os cartões fidelidade, a cada x compras recebem desconto ou isenção no valor da próxima.

Empresas que se utilizam de programas de fidelidade veem uma crescente em seu negócio. Várias bandeiras já criaram seu próprio programa de fidelidade, e mesmo para postos bandeira branca ou postos que querem inovar com a modalidade, existem no mercado programas de fidelidade específicos para a categoria.

O webPosto Abastece, programa de fidelidade exclusivo do webPosto, é assim! Com ele você consegue criar promoções e até disponibilizar cashback para uso dentro do posto e em parceiros cadastrados. Viu só que máximo? Quer saber mais sobre o assunto? Então acesse esse link e agende uma demonstração.

Viu como ações simples podem aumentar as suas vendas? Se quer melhorar o processo de vendas do seu posto, então não esqueça dessa lista. O seu posto de combustível será o líder de vendas nesse mercado! Quer ficar por dentro de todas as novidades do mundo dos postos de combustíveis? Então não se esqueça de nos acompanhar em nossas redes sociais: Instagram e Facebook.

Tags:, , , ,

Comentários (1)

  • Avatar

    quality

    |

    Olá Elaine, obrigada por seu comentário!

    Você pode acompanhar nosso blog e se cadastrar em nossa base para receber novos artigos semanalmente.

    Até mais,

    Reply

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM